Connect with us

Resenhas

AGATHA CHRISTIE: O MISTERIOSO CASO DE STYLES | Resenha da Viajante

Publicado

em

Queria compartilhar com vocês que estou lendo essa consagrada escritora de mistério na sequência em que ela lançou seus livros. Claro que, como fã de carteirinha, não posso deixar de citar que leio concomitantemente com o livro  “From My Heart”, que é a única biografia da autora escrita genuinamente em português pelo embaixador da nossa rainha do mistério no Brasil, o escritor Tito Prates.

Tive a honra de conhecê-lo em outubro passado, no Barueri Anime Fest. Onde inclusive, estarei presente neste ano também, com data marcada para os dias 29/10 e 30/10/17. O embaixador, e agora amigo, tem em sua casa, na cidade de São Paulo, um museu da Agatha e a maior coleção de seus livros no Brasil. Para os que amam esse gênero e a escritora, curtam a sua página oficial no Facebook Agatha Christie Brasil (https://www.facebook.com/groups/154978804593340/  e https://www.facebook.com/AgathaChristieBrasil/?ref=br_rs

Então vamos deixar de enrolação e falar de seu primeiro livro, The Mysterious Affair at Styles, de 1920 (O Misterioso Caso de Styles, com sua 1ª edição lançada no Brasil pela editora Edameris, em 1965). Este é o primeiro livro da autora e também o primeiro a contar com a participação do detetive belga Hercule Poirot, aqui ajudado por seu amigo, Capitão Hastings. O livro apresenta, ainda, o inspetor Japp, da Scotland Yard. Vale ressaltar que temos neste livro um Hercule muito arrogante e divertido, que foi delineado pela autora ao longo dos anos, ganhando esse “tipão” de arquétipo detetivesco, diferenciando-o em muito do nosso já conhecido na época, Sherlock Holmes, muito embora, sei que alguns discordarão de mim.

O romance é narrado em primeira pessoa, pelo Capitão Hastings, um personagem fantástico e muito inconstante sentimentalmente. Mas acalmem-se pois não é neste livro que ele conhece sua amada esposa. A história é ambientada em uma enorme e isolada casa de campo com alguns suspeitos, os quais escondem informações sobre suas próprias vidas. O livro inclui mapas da casa, bem como da cena do assassinato e uma parte do fragmento de um testamento. Há também uma boa quantidade de pistas falsas e mudanças surpreendentes na trama, e isso temos mesmo!

Enredo:

No meio da noite, os hóspedes da mansão Styles acordam assustados com o fato de que a rica proprietária da casa, Emily Inglethorp, passa aparentemente pelo que seria um ataque cardíaco com direito a acessos de convulsões, o que resulta no surgimento de nossa vítima. Para complicar tudo, as portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava tratar-se de morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Maneira pela qual a Nossa Alteza adorava usar em seus livros para assassinar suas vítimas indefesas (ou nem tão indefesas assim…). Todos os hóspedes da velha mansão, inclusive seu segundo esposo e seus enteados John e Lawrence, tinham motivos suficientemente bons para matar a Sra. Inglethorp, e nenhum deles possuía um álibi convincente.

Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot e seu fiel amigo Capitão Arthur Hastings, que fazem as suas estreias neste intrigante caso.

Vale ressaltar que o livro é escrito por uma mulher no início do século 20, época em que tínhamos pouca expressividade e menos ainda direitos. E ela sempre trazia personalidades femininas fortes e guerreiras para protagonizar suas aventuras. Agatha popularizou um novo gênero literário, em um período da história em que publicar mistério era quase uma “vergonha” para as editoras, que faziam selos novos para não publicar esses folhetins em sua marca principal.

Recomendo a leitura a todos os viajantes. Dou 4/5 timões para a obra.

 

Deixe seu Comentário!

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita. Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso. Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Resenhas

VERONIKA DECIDE MORRER | Várias faces da loucura neste maravilhoso clássico de Paulo Coelho

Publicado

em

Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.

Veronika Decide Morrer conta a história de uma garota jovem e linda que aparentemente tinha uma vida perfeita porém, Ela não andava muito entusiasmada com a vida por diversos motivos que são descritos no decorrer dos capítulos dessa obra. Decidindo de uma vez por todas que era hora de acabar com sua vida, ela planeja o dia que irá morrer.

Para a infelicidade da jovem, o suicídio que tinha tudo para ser bem sucedido não aconteceu como foi planejado. Em seus planos Veronika vislumbrava uma morte rápida e sem dor, mais após alguns minutos de tomar os comprimidos escolhidos para alcançar a tão desejada morte a garota acorda em um sanatório.  

Villete era um sanatório recém-aberto na cidade, e um lugar onde jamais alguém havia fugido. Neste local Veronika irá lutar conta si mesma em meio de várias pessoas que deram entrada nesse lugar com diagnóstico de loucura, além de conhecer profundamente a história de algumas delas.

Este livro apesar do título sugerir que o assunto será a história de um suicídio, trás a temática sobre as diversas  doenças da mente como depressão, síndrome do pânico e outras deficiências, mostrando de forma detalhada a rotina cotidiana de um hospício. O renomado autor Paulo Coelho aborda o assunto de maneira bastante didática sobre a insanidade humana, que o leitor acaba se identificando com alguns aspectos da própria vida. “Será  possível que todos nós sejamos um pouco loucos?” 

A escrita é super envolvente, fluida e instiga bastante a curiosidade do leitor sobre qual será o final de cada personagem além de Veronika. A leitura nos trás muita fascinação ao tentarmos entender a loucura vendo pelo ângulo do “louco”.  

A obra foi publicada em 1998 pela editora Objetiva e relançada em 2017 pela Paralela, também houve uma adaptação para o cinema em 2009. O autor teve como inspiração para criar o livro ele mesmo após algumas internações psiquiátricas. 

Pontuação de 0 a 5

Nota 5

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

HOMEM-ARANHA: NO ARANHAVERSO | Sony divulga o 1ª trailer oficial da animação

TOKYO GHOUL: RE | Título e prévia legendada do episódio 11 da 3ª temporada do anime

BLACK CLOVER | Título e prévia legendada do episódio 36 do anime

MÁQUINAS MORTAIS | Nova produção assinada por Peter Jackson ganha trailer inédito

WOLFENSTEIN II: THE NEW COLOSSUS | Original Game Soundtrack chega em 19 de junho; ouça agora!


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

 

 

 

Deixe seu Comentário!

Continue lendo

Resenhas

O DIÁRIO DE JOHN WINCHESTER | A Bíblia dos irmãos caçadores da série Supernatural – Resenha da Viajante!

Publicado

em

Quem acompanha a série Supernatural com certeza já estão familiarizados com o diário que os irmãos Winchester sempre consultam nas primeiras temporadas pra saber mais como derrotar ou conhecer melhor sobre os demônios que estão lidando no momento.

O Diário de John Winchester é uma réplica do diário original usado na série. A obra conta com detalhes a caçada interminável do pai dos Hunters ao demônio responsável pelo assassinato de sua esposa, a mesma morreu queimada sobre o teto da casa misteriosamente no quarto do seu filho caçula quando era ainda um bebê. O viúvo começa sua jornada em busca de vingança, o seu alvo é o demônio do olho amarelo.

Ao aprofundar-se nesse mundo sombrio, John vai conhecer um universo de maldades sobrenaturais de todos os tipos, a origem deles, as lendas contadas através dos tempos e obtendo o conhecimento de como derrotar as forças demoníacas através de rituais bem macabros. Toda sua experiência é detalhadamente contada nas linhas de seu diário.   

A obra é super interessante pra quem é fã da série como eu, pois podemos ter um vislumbre do que se passava na cabeça de John, sua relação com Sam e Dean antes de deixa-los, e também sobre a infância dos irmãos Winchester mais a fundo, pois na série é contada com flashes curtos de maneira muito rasa.

Sinopse:

Baseado na série de TV Supernatural, “O Diário de John Winchester” é a reprodução fiel do livro-chave consultado pelos irmãos Dean e Sam Winchester nos episódios. Nele estão reunidos os muitos segredos colecionados por John para enfrentar a saga da família: ameaças sobrenaturais, demônios, fantasmas, espíritos, bruxas e vampiros estão minuciosamente descritos e detalhados nas centenas de ilustrações do Diário. Lançado com enorme sucesso em vários países, a tradução brasileira foi feita com cuidadosa pesquisa do universo sobrenatural. 

Essa obra foi lançada no ano de 2009 pela editora Gryphus e foi escrita pelo autor Alex Irvino.  O livro é Ilustrado e conta com um total de 218 páginas todas envelhecidas para que os leitores cheguem mais perto da semelhança com o original.  

Nota para o livro: 5/5  

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Confira também:

DANMACHI | Trailer sobre o filme do anime é revelado

PANTERA NEGRA | Crítica do Don Giovanni

DRAGON BALL SUPER | Revelada a versão definitiva do Instinto Superior em Goku!

Deixe seu Comentário!

Continue lendo

Resenhas

O RETORNO | Dor e paixão na Espanha devastada pela guerra – Resenha da Viajante

Publicado

em

No inicio da narrativa dessa obra, a primeira impressão que tive foi de ser apenas uma história de duas melhores amigas vivendo uma aventura em uma curta viagem para as terras espanholas, porém, a autora introduziu de forma magnifica todo contexto da guerra civil neste livro com riqueza de detalhes.

Durante a estadia nesse país que segundo a opinião de “Maguie” é um lugar onde as pessoas sabem viver, as duas amigas desde a infância fazem valer cada dia na encantadora cidade de Granada quando matriculam-se em aulas de dança de salão. “Sônia” anda com seu casamento por um fio e essa distração caiu como uma luva para a parceira de viagem de “Maguie” espairecer as ideias, o que ela não imaginava era descobrir que seus pés tinham vida própria ao se deparar com o ritmo espanhol. Uma grande curiosidade levou Sônia querer conhecer melhor a história daquele país ao entrar em um café e ser recepcionada por um senhor muito simpático chamado Miguel.

A leitura nos leva mais além, mostrando a vida da família Ramirez nos tempos devastadores da guerra civil da Espanha. A misteriosa moça com uma antiga roupa de dançarina na foto preto e branco pendurada na parede daquele café, parecia muito familiar a viajante e mais tarde ela entenderá a chocante conexão com aquele lugar.

“O Retorno” é uma história envolvente, empolgante e comovente dentro do cenário sobre o terrível Golpe Militar liderado pelo general Francisco Franco em 1936, mergulhando o leitor sobre os cruéis acontecimentos do abuso de poder político. Uma leitura gostosa e amarga ao mesmo tempo.

Escrita por Victória Hislop e publicada pela editora Intrínseca.

 

Nota para o livro: 5 / 5

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:www.nerdtrip.com.br 

Leia tambem:

FALCON HEAVY | Quando a ficção científica vira realidade

LEGION | FX revela sinopse da 2º temporada!

Nerdtrip Nerdtrip BLEACH | Confiram o trailer do novo live-action baseado no mangá

 

Deixe seu Comentário!

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: