Connect with us

Resenhas

THE SCHROEDINGER SHOW | Resenha do livro de Carlos Orsi!

Publicado

em

The Schroedinger Show

O título The Schroedinger Show assusta muitas pessoas e não é pra menos, pois é uma mistura de Austríaco com Inglês e por tabela a narrativa é em Português, bizarro não?

O fato é que se trata de um conto de Carlos Orsi e é baseado numa experiência científica chamada “Schroedinger Cat” ou O “Gato de Schroedinger”. Trata-se de um experimento imaginário desenvolvido pelo Austríaco  Erwin Schrödinger, em 1935, na qual um gato é colocado numa caixa, não transparente, e a sua vida estaria à disposição de partículas radioativas.

Caso as partículas circulassem pelo interior da caixa o gato morreria e caso isso não acontecesse o gato viveria, no entanto, como saber se o animal estaria vivo ou não?

A loucura está nas teorias do mundo subatômico que ratifica que ambas as possibilidades são aceitas, ou seja, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo. Agora, e se um curioso abrisse a caixa? Para esse curioso o gato estaria vivo ou morto, sem meias palavras, afinal, não dá pra ficar em cima do muro quando você olha para o animal.

 

 

Agora que você conhece um pouquinho dessa teoria maluca vamos ao que interessa, o conto “The Schroedinger Show”. O conto traz a história do protagonista “super-pop-megastar”, membros duma banda de rock, que ouviu sobre essa teoria e gostaria de aplicá-la em seus shows.

O grupo instala diversos palcos em vários locais espalhados pelo mundo e todos eles são cobertos por grossas cortinas. Um dos palcos teria a transmissão do show, por meio de sinais holográficos e restava saber qual deles seria, afinal, apenas o público poderia atestar esse fato quando as cortinas em determinado horário abrissem.

Ou seja, enquanto, as cortinas não abrissem o público tinha a certeza e ao mesmo tempo não que o grupo de rock estaria em todos os palcos, novamente bizarro não?

 

DNA da obra

O conto tem poucas páginas e a sua leitura não é tão simples assim, no entanto, o grande barato é esse, ou seja, o desafio de entender a história. Quando li pela primeira vez não entendi nada e tive que pesquisar a experiência “O Gato Schroedinger”.

Após entender um pouquinho sobre a teoria, reli novamente o conto e só depois que a ficha caiu,  o desafio foi vencido. O lance fenomenal de ler uma obra como essa é o entendimento de teorias e associá-las ao contexto da história. E esse conto permite isso.

Caso você não seja adepto a esses desafios nem tente ler “The Schroedinger Show”, pois você vai odiá-lo e se você aceitar ler o conto é porque você faz parte de um grupo seleto de leitores.

 

Notas sobre o autor

Carlos Orsi Marinho é um escritor de ficção científica, fantasia e horror que é especializado em divulgar a ciência. É um escritor importante da Ficção Cientifica brasileira e membro ativo do Clube de Leitores de Ficção Científica, CLFC.

Iniciou sua carreira com a publicação da novela “O Aprendizado” na revista Isaac Azimov Magazine número 24 publicado entre os anos 1990 e 1993. Seus trabalhos são compostos em sua maioria por contos e novelas.

Na sua lista de trabalhos publicados tem três romances: “Melissa, a Meretriz do Mal” (disponível online), “Guerra Justa” (Draco, 2010), “Nômade” (Autores Associados, 2010) e “As Dez Torres de Sangue” (Draco, 2012).

Para saber mais sobre o autor acesse o blog do Carlos Orsi e conheça os trabalhos desse importante escritor de divulgação da ficção científica.

Capa

Título: The Schroedinger Show

Autor: Carlos Orsi

ISBN: 5530000999191

Editora: Draco

Nota Skoob: 2,7

 

 

Via Super Interessante

 

 

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Comente aqui!
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: