Connect with us

Conheça um pouco mais...

SHAZAM | 15 curiosidades sobre o “Capitão Marvel” que farão você olhar com outros olhos para a produção mais corajosa da Warner/DC

Publicado

em

 

 

Basta a Warner disponibilizar alguma nova informação sobre “Shazam” (dirigido por David F. Sandberg), ou “vazar” na internet alguma nova imagem de Zachari Levi, travestido como “Capitão Marvel”, que discussões acaloradas e previsões pessimistas tomam a rede mundial de computadores.

Para deixar vocês por dentro e preparados para uma das adaptações mais corajosas da Warner/DC , resolvemos reunir 15 curiosidades sobre o personagem, que farão você olhar de forma mais positiva para a audaciosa produção da Warner Bros.

 

1 – Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos.

 

 

2 – O nome do herói seria inicialmente “Capitão Trovão” (por isso o símbolo peitoral), mas foi modificado para Marvel (que em inglês significa algo como maravilhoso, incrível), pouco antes do lançamento da revista, pois já existia um personagem com esse nome na editora Fiction House.

3 – O Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido, devido a sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, para preservar a justiça e a paz no Universo.

4 – Billy se transforma em “Capitão Marvel” bradando a palavra  Shazam, que além de ser o nome do Mago, representa em forma de acrônimo,  os seis deuses que outorgavam a Billy seus poderes: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.

 

 

5 – O personagem foi originalmente criado pela Fawcett Comics , no final dos anos 30, para competir com o Superman. A DC Comics processou a Fawcett em 1941, alegando que o Capitão Marvel era uma violação de direitos autorais e uma cópia descarada do Homem de Aço. A batalha judicial prolongou-se por doze anos, encerrando-se em 1953 com um acordo proposto pela Fawcett, que havia decidido, devido às baixas vendas de suas revistas, abandonar a publicação de histórias em quadrinhos e dedicar-se a outros ramos editoriais.

 

 

6 – Devido a esse acordo, o Capitão Marvel mergulhou no esquecimento do público durante o restante dos anos 50 e todos os anos 60, retornando a ser veiculado somente em 1973, quando a DC Comics adquiriu os direitos do personagem e retomou sua publicação nos Estados Unidos. Porém, durante o longo hiato do herói, a rival Marvel Comics lançou um outro personagem com o mesmo nome (Capitão Marvel / Mar-vell – criado em 1967), que impediu a DC e os produtores da famosa série de TV de usarem “Capitão Marvel” no título.

 

 

7 – Para explicar porque os personagens não haviam envelhecido desde que as publicações da Fawcett Comics foram interrompidas, os escritores explicaram que o Dr. Silvana, colocou em animação suspensa toda a Família Marvel, inclusive o próprio vilão, por 20 anos.

8 – Na década de 1950, uma pequena editora britânica “L. Miller and Son” publicava a série do Capitão Marvel, mas com o resultado da ação judicial, a editora teve seu fornecimento de quadrinhos do Capitão Marvel abruptamente interrompido. Eles chamaram o escritor de quadrinhos britânico, Mick Anglo, que criou uma versão do super-herói chamado Marvelman. Capitão Marvel Jr., foi adaptado para criar o “Jovem Marvelman”, enquanto Mary Marvel gerou uma versão masculina, o Kid Marvelman. A palavra mágica “Shazam!” foi substituída por “Kimota” (“Atomik” soletrado ao contrário). Os novos personagens assumiram a numeração da série original do Capitão Marvel no Reino Unido na edição # 25.

 

 

9 –  o Marvelman, atualmente é conhecido como Miracleman.

10 – Marvelman foi cancelado em 1963, mas foi revivido em 1982 pelo escritor Alan Moore nas páginas da Warrior Magazine.

 

 

11 – Baseado nas vendas de quadrinhos, o Capitão Marvel foi o super-herói mais popular dos anos 40, superando até o Superman. Por isso a Fawcett expandiu a franquia para incluir outras “Maravilhas”, como a Mary Marvel  e o Capitão Marvel Jr.

12 – O Capitão Marvel também foi o primeiro super-herói de quadrinhos a ser adaptado para o cinema, em um seriado de 1941, da Republic Pictures intitulado “As Aventuras do Capitão Marvel” .

13 –  O Capitão Marvel foi classificado como o 55º maior personagem de quadrinhos de todos os tempos pela revista Wizard . A IGN também classificou o personagem como o 50º maior herói de quadrinhos de todos os tempos, afirmando que o personagem será sempre um lembrete duradouro de tempos mais simples.

 

 

14 – Capitão Marvel Adventures vendeu catorze milhões de cópias em 1944.

15 – Parte da razão para esta popularidade incluiu o gigantesco apelo que o personagem tem com o público infantil, Billy transforma-se em adulto, mas continua com a consciência de uma criança. O tom cômico, colorido e surreal, encantava a todos. Em suas histórias, Billy Batson normalmente narrava as aventuras do Capitão Marvel, falando diretamente para seu público alvo, de seu microfone de rádio WHIZ, relacionando cada história a perspectiva de um garotinho.

 

 

Ufa, espero que estas informações ajudem os mais pessimistas, a olharem com outros olhos a empreitada da Warner/DC, que audaciosamente, pretende produzir um filme diferente, divertido e corajoso. Toda sorte do mundo pra eles…

SHAZAM!!!!!

 

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

WATCHMEN | Primeiros nomes do elenco da série são revelados!

DETROIT: BECOME HUMAN | Sony libera trailer de lançamento do game

ESCONDIDO NA NETFLIX | Uma Caminhada na Floresta

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, prévia e spoilers do episódio 59

 


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Giovanni Giugni (Don Giovanni) é o exército de um homem só, por trás da "Casa das Ideias Nerd". Teve a felicidade de ter como primeiras experiências cinematográficas, filmes do calibre de "Superman" de 1978 e "O Império Contra-ataca". Destemido desenhista e intrépido apaixonado por "Super-heróis", vive disfarçado como um pacato Professor de musculação.

Conheça um pouco mais...

INFILTRADO NA KLAN | “Racismo acima de tudo!” – Alvos utilizados na produção foram comprados pela internet

Publicado

em

 

VOCÊ SABIA…

Que os alvos de metal (representando homens negros) usados na revoltante cena do filme “Infiltrado na Klan” de 2018 (onde membros da Ku Klux Klan “praticam” tiro ao alvo) não eram adereços criados pela produção do filme, mas sim “peças” reais compradas diretamente pela internet?

 

 

Em 11 de agosto de 2018, o ator John David Washington revelou que logo antes de filmar a cena em questão, o diretor Spike Lee lhe disse que os alvos de metal representando homens negros não eram adereços e que eles foram comprados na Internet. Washington disse que filmar essa cena com esse conhecimento prévio, afetou emocionalmente todo seu desempenho.

 

Confira nossa crítica do filme:

INFILTRADO NA KLAN | “América acima de tudo!” – Crítica do Don Giovanni

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

NANATSU NO TAIZAI: PRISONERS OF THE SKY | Revelada data de lançamento do DVD e Blu-Ray do filme “Prisioneiros do Céu”

HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA | Revelada 1º sinopse oficial do filme!

ALITA: ANJO DE COMBATE | Liberado trailer internacional com muitas cenas de ação!

SUPERMAN | Nova série com o Homem de Aço está sendo discutida!

GODZILLA: O REI DOS MONSTROS | Warner libera 2º trailer do filme!

DESVENTURAS EM SÉRIE | Netflix libera trailer inédito da 3º temporada

CRITIC’S CHOICE AWARDS 2019 | Pantera Negra surpreende sendo um dos mais filmes mais indicados para a premiação! Confira a lista completa

GLOBO DE OURO 2019 | Glenn Close é indicada para prêmio de Melhor Atriz por filme “A Esposa”

CCXP 2018 | Disney marca presença com experiência de seis filmes em seu estande

GLOBO DE OURO 2019 | Com 6 indicações, Vice é o maior destaque na premiação

RAGE 2 | Novo trailer e data de lançamento revelados no The Game Awards

SONIC THE HEDGEHOG | Confira o primeiro vídeo promocional do filme!

TITANS | Bom episódio “filler” – Episódio #09: Hank and Dawn (Crítica)

 

Continue lendo

Conheça um pouco mais...

CHRIS HEMSWORTH | Ator mostra que não é apenas “Thor” no Saturday Night Live

Publicado

em

Não é de hoje que Chris Hemsworth chama nossa atenção por sua atuação como o filho de Odin. Apesar do ator ter conseguido o ápice de seu sucesso mundial dando vida a “Thor” nos filmes da Marvel, Chris pôde demonstrar suas diversas habilidades como ator em longas como o dramático “No Coração do Mar” e na comédia com o reboot de “Caça-Fantasmas“.

Erin (Kristen Wiig), Kevin (Chris Hemsworth) and Patty (Leslie Jones) in Columbia Pictures’ GHOSTBUSTERS.

A cativante atuação de Hemsworth fez com que seus fã clubes, oficiais e não-oficiais, se multiplicassem cada vez mais, e certamente grande parte de seus admiradores buscassem conhecer seus demais trabalhos e, mais do que isso, sua vida, história e família. E quando muitos esperavam uma vida badalada de um “sex symbol”, eis se deparam com um comportamento que seguidores descrevem como “fofo” de um pai de família que faz grande parte de seus vídeos em casa e que ama seu cachorro.

Imagens da internet

Os fanáticos pelos Vingadores, talvez não obtiveram a oportunidade de apreciar seu lado comediante antes de “Thor Ragnarok”. Por este motivo, gostaria de apresentar uma outra façanha de Chris: Apresentador no “Saturday Night Live”.

O SNL é um programa de comédia que está no ar há mais de 30 anos, no mesmo formato. O programa conta com convidados e apresenta musicais de artistas conhecidos ou em início de carreira. O programa teve o seu primeiro episódio exibido pela NBC em 11 de outubro de 1975, sob o título original de NBC’s Saturday Night.

O programa gira em torno de uma série de sketches parodiando a cultura e a política americana, realizada por um grande e variado elenco a cada semana. Cada episódio é apresentado por uma celebridade convidada que atua no monólogo de abertura e participa de croquis com o elenco, contando com um convidado musical.

SNL normalmente começa com um teaser que termina com um ator saindo do personagem e proclamando, “Live from New York, it’s Saturday Night!”, abrindo o programa na sequência.

Imagem de divulgação

Sendo fã declarado de Chris, visualizei uma grande diversidade de imagens e assisti a vários vídeos, para que você, caro leitor, possa apreciar o melhor de Hemsworth, nas fotos e sua participação no SNL mais engraçadas em vídeo. Aproveite:

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DRAGON BALL SUPER: BROLY | Goku e companhia encaram vilão em nova prévia em vídeo!

TEEKCAST #47 | Demolidor – O que achamos da 3º temporada?

AQUAMAN | Confira os lindos pôsteres divulgados dos 7 personagens principais do filme

FIFA 19 | Modo Ultimate Team terá uniformes de equipes consagradas do eSport

A GAROTA NA TEIA DE ARANHA | Crítica da 5ª adaptação cinematográfica dos livros da série Millennium

TOKYO GHOUL: RE | Confira a prévia e o título do episódio 6 da 4ª temporada do anime

BREAKING BAD | Criador da série está escrevendo o roteiro de um longa ambientado no universo de Walter White

BLACK CLOVER | Confira o título e prévia do episódio 58 do anime

POKÉMON SUN & MOON | Confira título e prévia do episódio 96 do anime

TITANS | Fenomenal! O “Destino” os uniu! Episódio #04: Doom Patrol (Crítica)

FALLOUT 76 | “Rick and Morty” enfrentarão jogadores reais em primeiro livestream animado já feito

Continue lendo

Conheça um pouco mais...

PERDIDOS NA NOITE | Programa tosco dos anos 80 que teve importância fundamental para o rock nacional

Publicado

em

Fausto Silva, também conhecido como Faustão, todo mundo conhece. É aquele chato de galochas que aparece na TV aberta todos os domingos apresentando um programa de auditório insuportável. É conhecido por não permitir que seus convidados sequer terminem um raciocínio, interrompendo-os o tempo todo. Mas acreditem, Faustão pode ser considerado um dos grandes heróis do rock nacional.

Após chamar a atenção como repórter esportivo, Fausto Silva teve sua primeira oportunidade como apresentador de TV em 1984 (nos estertores da ditadura) mas foi só em 1986 (já na abertura política) que seu programa Perdidos na Noite, que era gravado no antigo Teatro Záccaro, passou a ser exibido em rede nacional nas noites de sábado pela TV Bandeirantes.

Nesse período pós-ditadura o rock nacional vinha florescendo de forma exuberante, principalmente após o primeiro Rock In Rio em 1985 mas apenas as bandas mais famosas e de certa forma mais comprometidas com uma certa auto-censura tinham espaço na mídia televisiva e nas principais emissoras como a Globo. Grandes bandas como TitãsParalamas do Sucesso, ou Barão Vermelho até participavam de programas como o Cassino do Chacrinha ou Globo de Ouro, desde que com as canções certas, ou seja, sem críticas políticas, palavrões ou posições mais agressivas. Punk Rock nem pensar.

E foi nesse ambiente que o Perdidos na Noite se destacou. A produção era tosca, o cenário anárquico, com cabos correndo caoticamente pelo palco, holofotes á mostra, contra-regras e outros  funcionários aparecendo o tempo todo na tela. Era comum ver os membros das bandas convidadas montando o próprio equipamento em palco ao mesmo tempo em que eram entrevistadas pelo Faustão. O apresentador não se furtava a soltar palavrões considerados mais leves como “porra” e “merda”, para desespero da produção. Também era ríspido muitas vezes com a platéia, que no mesmo clima descontraído mostrava cartazes para as câmeras, muitas vezes fazendo críticas a políticos ou celebridades. 

Mas o mais importante é que Faustão dava espaço para toda e qualquer banda de rock para que tocassem o que bem entendessem. Ratos do PorãoGarotos PodresInocentes, entre outras tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos no Perdidos. As bandas tradicionais, democraticamente, também tiveram seu espaço de divulgação, podendo tocar qualquer coisa. É emblemática a apresentação da música Bichos Escrotos dos Titãs. A banda canta:

 

“Oncinha pintada
Zebrinha listrada

Coelhinho peludo
Vão se fuder!”

 

A produção tenta inutilmente colocar um “bip” para ocultar o palavrão, porém o coro da platéia sobrepõe-se ao artifício e os telespectadores em casa entendem exatamente o que os artistas cantam. A platéia por sinal é uma atração à parte. Esqueça os espectadores comportados sentados em suas cadeiras como acontece no programa atual de Fausto Silva.  Além dos bem humorados e politicamente incorretos cartazes já citados, a platéia canta e dança inclusive performances de punk rock que por muitos são consideradas desnecessariamente violentas. Tudo isso sem censura ou intromissão de seguranças. Pessoalmente não duvido de que “baseados” fossem fumados entre as colunas do teatro ao fundo da platéia. 

Diante de tudo isso, meu amigo leitor deve estar imaginando que a censura, a repressão, os políticos ou coisa que o valha tenha acabado com o programa. Não foi bem assim. Com a queda da ditadura muito recente, vivia-se um clima de liberdade total nos meios de comunicação no final dos anos 80. Foi nessa esteira que surgiram mídias totalmente politicamente incorretas como as publicações da Editora Circo, ou o próprio Perdidos na Noite. A própria chegada da MTV ao Brasil, emissora conhecida por ser totalmente despojada e irreverente ocorreu nesse ambiente.

Até ocorreram tentativas de conservadores nesse sentido, o prefeito de SP na época, Jânio Quadros, chegou a processar o Perdidos por se sentir ofendido por piadas de seu apresentador. Mas o que realmente acabou com o Perdidos na Noite foi a força das grandes corporações. Faustão chamou tanta atenção que em dezembro de 1988 a Rede Globo acabou com a festa contratando-o e colocando-o para apresentar aquele programa de domingo. O apresentador até tentou manter sua irreverência no começo, mas acabou dobrado pelas imposições da emissora que o transformaram naquele “pentelho” (palavras do próprio Faustão) que hoje conhecemos.

O Perdidos na Noite foi transmitido por quase 3 anos e nesse período contribuiu de forma contundente para a divulgação do rock nacional em todas as suas formas sem preconceito ou frescura. O programa acabou, mas inventaram o Youtube. Lá você encontra vídeos de dezenas de bandas em início de carreira e que tentavam conseguir seu lugar ao sol no cenário musical brasileiro. Muitas conseguiram, outras tantas não, mas está tudo registrado lá. Tudo está cru, exibindo as sequelas do tempo no material. As imagens nunca são boas, o áudio tampouco e as falhas e distorções constantes. Mas é o registro de uma época e vale muito a pena ser conferido. Abaixo confira João Gordo e os Ratos do Porão marcando sua presença no programa:

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DEMOLIDOR | Série chega ao seu ápice de qualidade na nova temporada – Crítica

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, sinopse prévia e spoilers do episódio 79

GOBLIN SLAYER | Confira mais sobre o anime Seinen da temporada de outono

NIGHTWING | Diretor mantém esperanças por filme do Asa Noturna: Nightwing Vive, Sempre!

ANIMAIS FANTÁSTICOS 2 | Confira trailer que destaca o bruxo das trevas Grindelwald

 

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: