Connect with us

Notícias

STEPHEN HAWKING | Desenganado há mais de 50 anos, morre aos 76 anos um dos maiores gênios da história da humanidade

Publicado

em

Nascido em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei. Morto em 14 de março de 2018, mesmo dia em que Albert Einstein faria 139 anos de idade caso estivesse vivo. O destino foi poético para quem sempre pensou e respirou apenas ciência e números. 

Stephen Hawking foi sem dúvidas nenhuma uma das maiores mentes da história da humanidade e um exemplo de superação.  Aos 21 anos de idade o físico britânico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e os médicos lhe deram apenas 3 anos de vida. Há exatos 55 anos atrás…

A doença degenerativa, que inclusive foi abordada na recente segunda temporada da série da Marvel/NetflixJessica Jones“, deixou Hawking preso a uma cadeira de rodas e foi roubando-lhe os movimentos de forma tão cruel, que em determinado momento da vida ele só conseguia mover um dedo e os olhos. Porém seu brilhante intelecto nunca foi prejudicado.

Comunicando-se através de um sintetizador de voz, Hawking contribuiu de forma extraordinária para o entendimento do universo e fez grandes descobertas como a “Radiação Hawking” que seria emitida por buracos negros, o que aliás foi o foco de seus estudos por muitos anos. Também era entusiasta da procura por civilizações extraterrestres. Afirmava que sua existência era extremamente provável e chegou a lançar um programa de 100 milhões de dólares para encontrá-las:

Acredito que a vida se desenvolve de forma espontânea na Terra, então deve ser possível para ela se desenvolver em outros planetas. Não há questão maior. Está na hora de nos comprometermos a achar a resposta, a procurar vida fora da Terra. Estamos vivos. Somos inteligentes. Precisamos saber.” 

Ateu, dizia que religião se baseia na autoridade e a ciência, por se basear em fatos e observação, acabaria por vencê-la, afinal, funciona. No princípio, provavelmente mais para evitar atritos do que por crença própria, dizia que:

“Deus pode existir, mas a ciência consegue explicar o universo sem a necessidade de um criador.” 

Mais tarde porém, já mais seguro de suas convicções e sem temer mais por sua reputação, escreveria em 2011 o livro “The Grand Design” (O Grande Projeto) em co-autoria com o americano Leonard Modlinow onde afirmaria sem pestanejar que:

Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física. Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos

Hawking também acreditava na viagem no tempo e na existência de um Multiverso. Em 2010, em artigo para o Daily Mail, afirmou:

“A ideia de viagem no tempo não é tão louca quanto parece.”

Acreditava na existência de uma quarta dimensão: o tempo.

Tudo tem um comprimento no tempo, bem como no espaço. Logo, viajar no tempo seria viajar pela quarta dimensão, uma espécie de portal com o nome de “buraco de minhoca”, que estão por toda parte ao nosso redor. Porém, são muito pequenos para que consigamos vê-los. Eles ocorrem em fendas e cantos do espaço e do tempo. Alguns cientistas acreditam que talvez seja possível aumentá-los o suficiente para que humanos ou naves espaciais possam utilizá-los.”

Hawking temia muito pelo desenvolvimento de armas inteligentes. Entendia que a existência de uma “Skynet” como aquela da franquia de filmes “O Exterminador do Futuro” não só é possível em nosso futuro, como provável diante das tecnologias hoje em desenvolvimento e pode significar o fim de nossa sociedade. Em carta aberta ao lado de outros cientistas, declararam:

“A tecnologia relacionada a inteligência artificial chegou a um ponto no qual a disposição desses sistemas é possível em questão de anos, não décadas, e as expectativas são altas: as armas autônomas foram descritas como a terceira revolução para as guerras, após a pólvora e as armas nucleares. A pergunta chave para a humanidade hoje é se devemos dar início a uma corrida de armas feitas com inteligência artificial ou se devemos prevenir que ela sequer comece. É só uma questão de tempo até que elas apareçam no mercado negro ou nas mãos de terroristas e ditadores que querem controlar suas populações, ou déspotas que desejam fazer uma limpeza étnica em seus territórios.”

Diante de tudo isso, eu te pergunto, amigo leitor. Como um nerd pode não idolatrar um cara que tentou por toda sua vida acadêmica provar que grande parte daquilo que cultuamos no universo da ficção e fantasia pode ser verdade? E a cultura pop não deixou por menos. Hawking era convidado contantemente a participar de diversos programas e séries de TV, e aceitava com bom humor. O cientista já deu o ar de sua graça em “Star Trek: The Next Generation“, jogando pôquer com Isaac Newton e Albert Einstein. Também participou em algumas ocasiões de episódios de “The Big Bang Theory” e foi homenageado em animações como “The Simpsons“, “Futurama” e “Family Guy“. Alguns cientistas mais mal humorados e provavelmente acometidos pela inveja, criticavam Hawking dizendo que ele agia como um astro pop ao invés de um acadêmico. Particularmente acho que isso o deixava ainda mais atraente ao grande público o que em si é mais uma vantagem do que um problema, visto que atraia jovens e também adultos para a ciência. 

Em 2014 o filme “A Teoria de Tudo” contou a história da vida de Hawking e rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator. O longa foi indicado sem vencer em mais 4 categorias incluindo melhor filme e melhor atriz. 

E o nosso Universo perde uma de suas mentes mais brilhantes, que o enxergava com clareza, sem falsos moralismos, apenas por o que ele realmente é, seus números, leis e aspectos observáveis. E enquanto isso em nosso planeta azul cada vez mais o ódio relacionado a crenças infundadas e a falta total de visão assertiva sobre as verdadeiras leis que regem tudo a nossa volta, proliferam como ervas daninhas. “A teoria de tudo” é demais para nossas mentes pequenas.

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Confira também:

TRIP LISTA | Quem você gostaria que substituísse Daniel Craig na franquia 007?

DRAGON BALL SUPER | Prefeito quer exibir episódio 130 para o público

SWORD ART ONLINE | Trailer revela novidades sobre DLCs do jogo

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Notícias

STAN LEE | Nascimento, legado e despedida

Publicado

em

Quem nunca notou a presença de um senhor simpático e engraçado que é figurinha carimbada de filmes do Universo Cinematográfico Marvel? Sim, Stanley Martin Lieber, ou como conhecemos popularmente: Stan Lee, está presente onde você menos espera, pronto para aparecer em inusitadas cenas que você pula da cadeira e diz: Eu sabia que ele iria aparecer!

Stan Lee em Homem Aranha

O contratado por John Goodman, nasceu nos últimos dias de 1922, mas foi em 1939 que começou a construir a herança que nos proporciona hoje. Em colaboração com vários artistas, incluindo Jack Kirby e Steve Ditko, ele cocriou diversos super-heróis incluindo o Homem-Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, Pantera Negra, os X-Men, Homem de Ferro e o meu preferido: Thor.

Stan Lee e seus personagens (imagem da internet)

Escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator norte-americano. Lee foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics antes de deixar a empresa para se tornar presidente emérito da editora, bem como um membro do conselho editorial. Além disso, Stan transformou seus heróis em desenhos animados exibidos por emissoras de televisão em 1981. Lee teve a oportunidade de se envolver mais profundamente na criação quando, em 1986, a Marvel Comics e a Marvel Productions foram adquiridas pela New World Entertainment. Desafiou a organização de censura da indústria de quadrinhos americana, o Comics Code Authority, indiretamente levando-a a atualizar suas políticas. Lee liderou a expansão da Marvel Comics de uma pequena divisão de uma editora para uma grande corporação de multimídia.

Stan Lee mostrando HQ’s (imagens da internet)

Infelizmente suas aparições recorrentes podem não mais acontecer, mas o “bom velhinho” dos nerds do mundo inteiro se despedem de Stan Lee que nos deixa legado, luta, satisfação, inspiração e muito mais, porém, principalmente, saudade. Por problemas pulmonares e oftalmológicos, vítima de 95 anos muito bem vividos; damos adeus ao único capaz de cortar o cabelo do filho de Odin. Descanse em paz Lee.

Falecimento de Stan Lee.

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

TOY STORY 4 | Lançado o primeiro teaser trailer da aguardada animação da Disney

ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD | Crítica do Don Giovanni

MARVEL AGENTS OF SHIELD | Série é mais popular que qualquer uma da parceria Marvel/Netflix

INFILTRADO NA KLAN | “América acima de tudo!” – Crítica do Don Giovanni

CHRIS HEMSWORTH | Ator mostra que não é apenas Thor no Saturday Night Live

TEEKCAST #47 | Demolidor – O que achamos da 3º temporada?

AQUAMAN | Confira os lindos pôsteres divulgados dos 7 personagens principais do filme

FIFA 19 | Modo Ultimate Team terá uniformes de equipes consagradas do eSport

A GAROTA NA TEIA DE ARANHA | Crítica da 5ª adaptação cinematográfica dos livros da série Millennium

TOKYO GHOUL: RE | Confira a prévia e o título do episódio 6 da 4ª temporada do anime

BREAKING BAD | Criador da série está escrevendo o roteiro de um longa ambientado no universo de Walter White

Continue lendo

Notícias

MORRE STAN LEE | Descanse em paz

Publicado

em

 

Foto: Divulgação

O dia de hoje, 12 de novembro de 2018, acaba de se tornar um dos dias mais tristes para a cultura pop mundial, pois, hoje, demos adeus a Stan Lee.

Aos 95 anos, o criador de Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Hulk, Demolidor, Doutor Estranho, Pantera Negra e tantos outros super-heróis que encantaram a infância, juventude (e maturidade) de inúmeras pessoas ao redor do mundo, foi-se embora, falecendo em decorrência da complicação de uma pneumonia, segundo as fontes oficiais.

Qualquer coisa que se queira falar deste gênio (e poucas pessoas merecem este título verdadeiramente), neste momento, seria pouco e insuficiente.

 Suas criações se tornaram icônicas, passando a impregnar o inconsciente coletivo da humanidade.

Se acham que tal afirmação é exagero, pensem nos bilhões gerados a partir dos filmes da Marvel nesses 10 últimos anos.

 Se a infância deste colunista foi pautada pela leitura das aventuras de Batman e Superman da DC Comics, a sua juventude, porém, foi profundamente marcada pelos heróis e tramas criadas por este estadunidense de Los Angeles de imaginação quase ilimitada.

 Desenvolvendo super-heróis mais realistas, urbanos e “humanos”, Stan Lee, junto com grandes desenhistas, criou um universo ímpar, poderoso, influente e marcante.

 Sua personalidade forte lhe trouxe alguns transtornos e inimizades inclusive com antigos parceiros, mas sua inteligência e criatividade são indeléveis, reconhecidas até mesmo por seus adversários e concorrentes.

 Vai-se o criador, ficam suas criaturas.

 

Que Thor o conduza à Valhala, vestido em uma poderosa armadura de ferro produzida pelas indústrias Stark, nos braços fortes do Gigante Esmeralda e coberto por uma manta feita da mais pura teia do Homem-Aranha!

 Charles Xavier se encarregará de fazer com que todos continuem a se lembrar de você e, após se divertir muito no reino dos guerreiros que se curvarão diante de tantas histórias que contará para eles, que o Surfista Prateado, seu filho predileto, o conduza pelos confins do universo para uma jornada sem fim rumo à eternidade pela qual trabalhou durante toda sua vida!

 Obrigado, Stan!

Por tornar nossa vida mais divertida, mais mágica, mais iluminada e repleta de aventuras!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DETECTIVE PIKACHU | Primeiro trailer do live-action de Pokémon é revelado

TOY STORY 4 | Lançado o primeiro teaser trailer da aguardada animação da Disney

ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD | Crítica do Don Giovanni

MARVEL AGENTS OF SHIELD | Série é mais popular que qualquer uma da parceria Marvel/Netflix

INFILTRADO NA KLAN | “América acima de tudo!” – Crítica do Don Giovanni

CHRIS HEMSWORTH | Ator mostra que não é apenas Thor no Saturday Night Live

TEEKCAST #47 | Demolidor – O que achamos da 3º temporada?

AQUAMAN | Confira os lindos pôsteres divulgados dos 7 personagens principais do filme

FIFA 19 | Modo Ultimate Team terá uniformes de equipes consagradas do eSport

A GAROTA NA TEIA DE ARANHA | Crítica da 5ª adaptação cinematográfica dos livros da série Millennium

Continue lendo

Notícias

Teeknews #78 – O podcast mais divertido da Galáxia!

Publicado

em

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: