Connect with us

Quadrinhos

CLÁSSICOS DAS HQs | O Edifício (Will Eisner)

Publicado

em

Will Eisner

 

Que Will Eisner foi um gênio dos quadrinhos, é fato consumado. O quadrinista, criador do personagem Spirit, e que veio a falecer em 2005, possui fãs tanto nos EUA, sua terra natal, quanto na Europa, coisa rara em se tratando de autores americanos fora do eixo Marvel/DC Comics. Autor de vários clássicos do gênero, “O Edifício” se destaca dentre eles.

Neste exemplar em preto e branco, Eisner homenageia os grandes edifícios das grandes metrópoles que sempre amou e das quais nunca quis sair. Quatro fantasmas na porta de um velho prédio localizado em uma esquina observam o vai e vem típico de grandes centros e revivem suas próprias vidas, todas relacionadas de uma forma ou de outra à construção:

Monroe Mensh

A primeira história trata de um velho homem que levou a metade de sua vida em insossa rotina, com a política de nunca se envolver na vida alheia com o intuito de evitar problemas para si mesmo. Até que um dia o destino lhe prega uma peça e uma criança morre em sua frente, sem que ele sequer tente ajudar. Com a consciência a pesar em sua mente, Monroe decide largar sua preciosa rotina para se dedicar a ajudar crianças. Porém, o destino do pobre homem é cruel e irônico até o fim de sua vida.

 

 

Gilda Green

 

 A segunda história abrange a vida da personagem Gilda Green, desde sua adolescência até sua morte, ao mostrar os percalços que ela lhe traz, sem que Green deixe de se encontrar com o amor de sua vida uma vez por semana em frente ao Edifício em questão.

 

Antonio Tonatti

  A terceira história nos brinda com a vida do músico Antonio Tonatti, que acabou se tornando um violinista porque seus pais não tiveram dinheiro para lhe comprar um piano. Apesar de virtuoso, Tonatti nunca consegue viver de sua música, tendo que relegá-la ao segundo plano. Porém, nunca desistiu de tocar, mesmo após a morte…

 

 

 P.J. Hammond

Criado para ser um impiedoso empresário, P. J. Hammond desenvolve, depois de ter vencido na vida, uma estranha obsessão pelo edifício da história que outrora pertencerá a sua família. Hammond passa praticamente metade de sua vida tentando comprá-lo de seus atuais proprietários que se recusam terminantemente a fazê-lo. A solução encontrada pelo cruel empresário é arruinar os tais proprietários num processo que acaba por arruiná-lo também.

 

 

Após  retratar as vidas do quarteto de espectros, Eisner fecha a história com chave de ouro, com um final em que todos os fantasmas precisam interagir, além de trazer um melancólico desfecho para o velho edifício.

 

“O Edifício” é um clássico dos HQs, uma história emocionante que deve ser lida por aqueles que amam viver em grandes metrópoles, por aqueles que se sentem nostálgicos diante de um velho prédio e, obviamente, por todos que realmente apreciam a nona arte.

Classificação:

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana