Connect with us

Quadrinhos

CLÁSSICOS DAS HQs | O Edifício (Will Eisner)

Publicado

em

Will Eisner

 

Que Will Eisner foi um gênio dos quadrinhos, é fato consumado. O quadrinista, criador do personagem Spirit, e que veio a falecer em 2005, possui fãs tanto nos EUA, sua terra natal, quanto na Europa, coisa rara em se tratando de autores americanos fora do eixo Marvel/DC Comics. Autor de vários clássicos do gênero, “O Edifício” se destaca dentre eles.

Neste exemplar em preto e branco, Eisner homenageia os grandes edifícios das grandes metrópoles que sempre amou e das quais nunca quis sair. Quatro fantasmas na porta de um velho prédio localizado em uma esquina observam o vai e vem típico de grandes centros e revivem suas próprias vidas, todas relacionadas de uma forma ou de outra à construção:

Monroe Mensh

A primeira história trata de um velho homem que levou a metade de sua vida em insossa rotina, com a política de nunca se envolver na vida alheia com o intuito de evitar problemas para si mesmo. Até que um dia o destino lhe prega uma peça e uma criança morre em sua frente, sem que ele sequer tente ajudar. Com a consciência a pesar em sua mente, Monroe decide largar sua preciosa rotina para se dedicar a ajudar crianças. Porém, o destino do pobre homem é cruel e irônico até o fim de sua vida.

 

 

Gilda Green

 

 A segunda história abrange a vida da personagem Gilda Green, desde sua adolescência até sua morte, ao mostrar os percalços que ela lhe traz, sem que Green deixe de se encontrar com o amor de sua vida uma vez por semana em frente ao Edifício em questão.

 

Antonio Tonatti

  A terceira história nos brinda com a vida do músico Antonio Tonatti, que acabou se tornando um violinista porque seus pais não tiveram dinheiro para lhe comprar um piano. Apesar de virtuoso, Tonatti nunca consegue viver de sua música, tendo que relegá-la ao segundo plano. Porém, nunca desistiu de tocar, mesmo após a morte…

 

 

 P.J. Hammond

Criado para ser um impiedoso empresário, P. J. Hammond desenvolve, depois de ter vencido na vida, uma estranha obsessão pelo edifício da história que outrora pertencerá a sua família. Hammond passa praticamente metade de sua vida tentando comprá-lo de seus atuais proprietários que se recusam terminantemente a fazê-lo. A solução encontrada pelo cruel empresário é arruinar os tais proprietários num processo que acaba por arruiná-lo também.

 

 

Após  retratar as vidas do quarteto de espectros, Eisner fecha a história com chave de ouro, com um final em que todos os fantasmas precisam interagir, além de trazer um melancólico desfecho para o velho edifício.

 

“O Edifício” é um clássico dos HQs, uma história emocionante que deve ser lida por aqueles que amam viver em grandes metrópoles, por aqueles que se sentem nostálgicos diante de um velho prédio e, obviamente, por todos que realmente apreciam a nona arte.

Classificação:

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Quadrinhos

O JUDOKA | Clássica HQ nacional é relançada pela AVEC Editora!

Publicado

em

(Foto – Divulgação)

Este mês, a AVEC editora revive um clássico dos quadrinhos nacionais com o lançamento de “O Judoka”, com arte de um dos mais consagrados artistas brasileiros, o Floriano Hermeto de Almeida Filho. Esta graphic novel antológica foi organizada e editada por Francisco Ucha, editor original do quadrinho. 

Em maio de 1970, a sétima aventura em quadrinhos do Judoka foi lançada pela Editora Brasil-América (Ebal). A história, intitulada “A Caçada”, era a primeira escrita e desenhada por um profissional desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF. Segundo Francisco:

“Ela causou um enorme frisson no mercado: Floriano Hermeto realizou mudanças importantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma brilhante releitura da estrutura visual de suas histórias. Com o seu traço arrojado e inovador, que lembrava o estilo moderno de desenhistas internacionais como Jim Steranko, Guido Crepax e Enric Sió, ‘O Judoka’ alcançou um patamar jamais imaginado pela Ebal”.

Floriano era engenheiro civil sanitarista e trabalhava na construção do Metrô carioca nessa época. Mas queria fazer HQs no Brasil. De acordo com Francisco:

“Um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto e ele produziu apenas cinco histórias em dois anos de atividades. Mesmo assim, seu traço inconfundível acabou entrando para a História dos quadrinhos nacionais como um dos melhores desenhistas e roteiristas do Brasil. E um grande influenciador para aqueles que queriam trilhar o caminho dos quadrinhos no Brasil.”

Sobre o livro

O jornalista Francisco Ucha editou e organizou o livro, fazendo uma homenagem a FHAF. Com suas 192 páginas, o novo lançamento da AVEC traz a republicação de suas cinco histórias clássicas que foram originalmente lançadas entre maio de 1970 e abril de 1972 e são verdadeiras obras primas.

Esta reedição de “O Judoka” também conta com extras: entrevista com o artista e roteirista original, um panorama histórico da época e aventuras inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal. São seis páginas com uma nova aventura do Judoka, duas páginas de Zorro (“The Lone Ranger”) e sete com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

Se você ama aventuras de super-heróis ou deseja conhecer um pouco mais sobre os clássicos da nona arte brasileira, “O Judoka” é o título perfeito para você. 

Mas vale a dica. Há uma tiragem limitadíssima de exemplares impressos.  E quando clássicos como estes são lançados, eles se esgotam instantemente. Se você deseja ter “O Judoka” na sua estante, clique imediatamente neste linke compre já o seu.

Para o lançamento de “O Judoka”, veja os eventos que estão sendo preparados:

LANÇAMENTO DO LIVRO

Data: 17 de novembro de 2018
Horário: 16 horas
Local: Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro

O JUDOKA, POR FHAF + BATE PAPO “O JUDOKA E A PRODUÇÃO DE QUADRINHOS NO BRASIL”

Data: 29 de novembro de 2018
Horário: 19 horas
Local: Auditório térreo + Foyer – Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Ficha Básica

ISBN 
978-85-5447-031-9

PREÇO
R$ 84,90

FORMATO

17×26 cm
192 páginas 
Papel: Polen soft 80g
Capa dura – 

CATEGORIA

Quadrinhos
Super-Herói
Autor Nacional

Autor: Francisco Ucha
Capa criada por Francisco Ucha e Toni Rodrigues
Desenho da capa por Toni Rodrigues sobre arte de Floriano Hermeto
Revisão de texto do jornalista Marcos Eduardo Massolini


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BUMBLEBEE | Paolla Oliveira dublará vilã em spin-off de Transformers

ANIMAIS FANTÁSTICOS 4 | Rumores indicam uma possível gravação no Brasil

TOKYO GHOUL: RE | Prévia legendada e o título do episódio 7 da 4ª temporada do anime são revelados

STARCON 2019 | Ator Doug Jones confirmado na edição de 2019 da convenção de Star Trek

TITANS | Enfim, juntos! Titãs, atacar! Episódio #05: Together (Crítica)

THE GAME AWARDS | Revelados os indicados ao prêmio de melhor game em 2018!

DEMOLIDOR | A “Sentença” da Terceira Temporada

TRIP LISTA | As melhores aparições de Stan Lee em adaptações dos quadrinhos

Continue lendo

Quadrinhos

QUADRINHOS | MIS-SP inaugura exposição sobre HQ’s nesta quarta-feira (14/11), confira a programação!

Publicado

em

(Foto – Divulgação)

A partir do dia 14 de novembro todos esses personagens e muito outros podem ser encontrados no MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Na data o museu inaugura sua próxima exposição, Quadrinhos. Realizada pelo MIS, a mostra – que traz uma ampla retrospectiva da 9ª arte – conta com curadoria de Ivan Freitas da Costa (sócio-fundador da CCXP/Comic Con Experience e da Chiaroscuro Studios) e projeto expográfico da Caselúdico.

Quadrinhos apresenta uma ampla retrospectiva do universo das HQs contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das histórias em quadrinhos – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste, erótico e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam os dois andares do Museu. A exposição também apresenta a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema e TV.  De acordo com Ivan Freitas da Costa, curador da exposição:

“A origem da arte sequencial remonta à primeira forma de comunicação do ser humano, que desenhava nas paredes das cavernas para registrar e ajudá-lo a entender o mundo à sua volta. Na exposição apresentamos um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões dos quadrinhos no mundo todo de uma perspectiva brasileira, contada através de centenas de itens, a grande maioria deles jamais expostos no país.”

Para chegar aos mais de 600 itens que integram a exposição, a curadoria levou 18 meses em pesquisas em diversos acervos. Além do próprio curador, cederam peças para a exposição os colecionadores Ricardo Leite, Marcio Escoteiro e Franco de Rosa, o Planeta Gibi, a família de Glauco, Francisco Ucha, Acervo Álvaro de Moya (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), JAL e Gualberto (HQMIX) e diversos artistas como Angeli, Laerte e Ziraldo.

Entre os itens expostos o público poderá ver de perto raridades como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na The Saturday Evening Post em 1935; a edição número 1 de “O Pato Donald” (1950); uma ilustração original de Tintim, de As Aventuras de Tintim, uma das histórias mais conhecidas do belga Hergé; uma arte original da personagem de quadrinhos eróticosValentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; exemplar da revista Giant-Size X-Men 1 (1975) e uma ilustração original de The Spirit, que traz o personagem mais conhecido de Will Eisner. Quadrinhos também conta com um desenho do personagem Garfield feito por Jim Davis exclusivamente para a exposição e um vídeo com o criador do gato mais famoso das tirinhas fazendo o desenho.

Entre os destaques nacionais está uma edição do jornal O Mosquito (1873) com capa de Angelo Agostini, desenhista ítalo-brasileiro que teve intensa atividade em favor da abolição da escravatura no Brasil. Agostini também colaborou com As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.  A curadoria também teve acesso a desenhos originais de Ziraldo e Glauco. Entre os itens expostos estão um desenho feito a mão feito por Ziraldo com personagens de A Turma do Pererê e um caderno de esboços de Glauco com artes originais para a revista Geraldão, edição número 1.

Ambientes temáticos e experiência imersivaU

Como em todas suas megaexposições o MIS apresenta uma expografia imersiva que tem como objetivo aproximar o público do tema abordado. Em Quadrinhos, os fãs podem mergulhar neste universo das HQs em ambientes temáticos e lúdicos ao percorrer as 16 áreas da exposição: Origens, Caricaturas e charges, Tiras, Europa, Mangá, Erótico, Mauricio de Sousa, Angelo Agostini, Ziraldo, Brasil, Brasil nas últimas décadas, América Latina, América do Norte, Disney, DC e Marvel.

O projeto expográfico é assinado pela Caselúdico, parceira do MIS em mostras anteriores como O mundo de Tim Burton (2016) e Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição (2014). Marcelo Jackow, diretor de criação da Caselúdico e fã de HQs, conta que o projeto de Quadrinhos foi o mais desafiador dentre os elaborados em conjunto como MIS.  

Nosso desafio foi transportar um universo tão vasto e infinitamente rico, cheio da graça, de traço e de gesto para uma imersão espacial que se relacionasse com sua história  em que cada ambiente fosse intimamente ligado com seu conteúdo de forma lúdica e apaixonada.” 

Programação paralela

Entre novembro e março o MIS realiza uma extensa programação paralela com atividades para adultos e crianças, incluindo cursos, oficinas, exibição de filmes e bate-papo com artistas. Nos primeiros meses estão confirmados o lançamento da HQ A revolução dos bichos (21.11); a Virada Nerd (24 e 25/11) que terá 32 horas de programação voltadas para a temática geek; o Cinematographo Especial  com o filme Sin City (25.11); o lançamento do quadrinho O Judoka (29.11); uma programação especial do Garfield, de Jim Davis, que este ano completou 40 anos (01.12) e o evento Além da Telinha – Especial Superman 80 anos(15.12).

A programação paralela também prevê diversos cursos livres. Já estão abertas as inscrições para sete cursos, incluindo dois durante o período de férias: Fantasia nos quadrinhos (26 de novembro), Concepção de personagens (16 a 30 de janeiro), Folclore e identidade nos quadrinhos nacionais (21 a 30 de janeiro), História em quadrinhos: gênero e representação (4 a 27 de fevereiro); A história do Século XX pela perspectiva dos Quadrinhos (19 a 28 de fevereiro); A sua história em quadrinhos (12 a 28 de março) eA história do Jornalismo em Quadrinhos e sua prática (11 de março a 03 de abril). Mais informações no site do MIS.

Ingressos antecipados                                                                  

Os ingressos antecipados para o primeiro mês da exposição podem ser adquiridos no site e aplicativo da Ingresso Rápido. Os valores são R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada). O ingresso antecipado dá acesso direto à exposição, sendo a visita marcada de hora em hora. A exposição funciona em todos os dias dos feriados da Proclamação da República (15.11) e Consciência Negra (20.11), sendo uma grande oportunidade para os fãs deste  universo verem de perto artes originais e itens raros dos diversos gêneros dos quadrinhos. 

Visitas guiadas pelo Educativo

  • Visitas espontâneas: O Educativo MIS realiza visitas espontâneas às quartas-feiras (com exceção de feriados), sempre às 15h. As visitas atendem grupos de até 20 pessoas e têm duração máxima de uma hora (tolerância de 10 minutos para o início).As visitas para Quadrinhos começam no dia 21 de novembro de 2018.
  • Visitas agendadas:Grupos escolares, universitários e instituições sociais podem agendar a visita no site do MIS. As visitas mediadas têm duração de 90 minutos e atendem diversos perfis de grupos e faixa etárias. Para agendar acesse o site do MIS

Playlist no Spotify

Especialmente para a exposição o MIS convidou os quadrinistas Adriano Di Benedetto e RB Silva para criar umas playlist para a exposição com músicas que gostam de ouvir enquanto trabalham. Acesse o perfil do MIS e ouça. Para aproveitar ainda mais a experiência, o Spotify oferece wi-fi gratuito para os visitantes do MIS.             

Serviço

Quadrinhos

Data: 14 de novembro de 2018 a 31 de março de 2019
Horário:
 Terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até as 22h); domingos e feriados, das 9h às 18h (com permanência até as 20h);

Excepcionalmente na segunda-feira 19 de novembro, véspera de feriado, o MIS estará aberto das 10h às 20h
Local: Espaço Redondo, Espaço Expositivo 1º andar e Espaço Expositivo 2º andar

Ingressos

Bilheteria R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia) na Recepção do MIS (somente para o dia  da visita). Terças-feiras entrada gratuita. Menores de 5 anos não pagam

Ingressos antecipados para os dias 14, 15, 16, 17, 19, 21, 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de  novembro; 1º, 5, 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de dezembro

Valor R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia- entrada)
Vendas pelo site e app da Ingresso Rápido

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

STAN LEE | Nascimento, legado e despedida

MORRE STAN LEE | Descanse em paz

TOY STORY 4 | Lançado o primeiro teaser trailer da aguardada animação da Disney

ANIMAIS FANTÁSTICOS: OS CRIMES DE GRINDELWALD | Crítica do Don Giovanni

MARVEL AGENTS OF SHIELD | Série é mais popular que qualquer uma da parceria Marvel/Netflix

INFILTRADO NA KLAN | “América acima de tudo!” – Crítica do Don Giovanni

CHRIS HEMSWORTH | Ator mostra que não é apenas Thor no Saturday Night Live

TEEKCAST #47 | Demolidor – O que achamos da 3º temporada?

Continue lendo

Mangás

DRAGON BALL SUPER | Mangá revela o motivo de Jiren querer vencer o Torneio do Poder

Publicado

em

O anime Dragon Ball Super está em hiato, como todos já sabemos, mas seu mangá segue a todo vapor, apresentando o Torneio do Poder. Como forma de atrair um maior público para as histórias em quadrinhos, novos elementos e informações estão sendo inseridas ou alteradas nos mangás com relação ao que já foi apresentado no anime, e em sua última publicação, é revelado o motivo pelo qual Jiren quer vencer o Torneio do Poder e qual seria seu desejo.

Conforme é explicado por Toppo, Jiren nunca conseguiu a aprovação de seu mestre, uma vez que ele foi morto enquanto o guerreiro ainda estava em treinamento, então o guerreiro gostaria de ressuscitar seu mestre.

“Houve uma coisa que Jiren nunca conseguiu. Aprovação oficial de seu mestre. O mestre Gicchin nunca reconheceu Jiren como sucessor. Eu não posso dizer com certeza, mas Jiren assumiu que ele não era forte o suficiente, então ele se dedicou a aumentar suas forças. Após isso, ele cresceu assustadoramente poderoso. Ele provavelmente quer que seu mestre o veja agora e conceda essa aprovação.”

O que acha dessa revelação sobre Jiren?


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

PES 2019 | Corinthians contrata Felipe Mestre, jogador profissional de PES

CASTLEVANIA | 2º Temporada – Guerra, fúria e lições de pai e filho (Crítica)

DEMOLIDOR | Série chega ao seu ápice de qualidade na nova temporada (Crítica)

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, sinopse, prévia e spoilers do episódio 79

TITANS | Lento, mas bem interessante! Episódio #03: Origins (Crítica)

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: