Connect with us

DC Comics

BATMAN : A GUERRA DE PIADAS E CHARADAS | Finalmente uma saga ao nível do morcego

#batman #thewarofjokesandriddles
#dccomics

Publicado

em

A guerra…e suas consequências.

Todo roteirista que assume o morcego tem seus esqueletos no armário pra exumar. Parece maldição em se tratando de Batman mas isso sempre  acontece. Chuck Dixon era fã do personagem Azrael, que é sua criação e quis que ele tomasse o capuz (A Queda do Morcego), Ed Brubaker queria mostrar o lado humano de Bruce Wayne e como ele resistiria a uma situação de extrema adversidade (Bruce Wayne : Condenado, uma história tão boa que inspirou até um filme do Nolan) e o escocês malucão Grant Morrison pôs o morcego pra brigar com o demônio (Dr. Hurt) e sua trupe em Batman R.I.P. (Batman: Descanse em Paz, depois de Silêncio de Jeph Loeb, a última grande história do cruzado encapuzado).

Todos bons roteiristas, mas faltava uma história que reinserisse Batman após a mudança de modo de ação e mostragem de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça que traz um vigilante cansado, paranóico e de modos abusivos após muitos anos de guerra contra o crime. Para isso teríamos de ter um novo roteirista. Essa tarefa caiu nas mãos de Tom King (Grayson), um ex-soldado da guerra do Iraque que põe a sua visão da guerra como escritor (e que andava devendo, até chegar a Guerra como vocês vão ler). Segundo Tom King, Batman é nada mais, nada menos que um soldado. Um soldado em uma guerra que nunca terá fim, apesar de suas recompensas.

Um Coringa depressivo como nunca se viu antes.

E isso fica bem claro em A Guerra de Piadas e Charadas (revista Batman, aqui edições 25 a 32). Nessa saga o “novo“ morcego enfrenta um dos seus maiores desafios na vida. Bruce Wayne se vê em uma verdadeira guerra de facções entre o Coringa e o Charada (que sinceramente precisa ser melhor aproveitado nos filmes, desde Silêncio esse personagem em minha opinião assumiu o posto de vilão principal) que, como o Palhaço do Crime, tem demonstrado sua psicopatia a cada arco que aparece.

O motivo é bem a cara de Nigma. Após entrar em uma crise de depressão (acredite até os vilões tem isso), o Coringa perde a capacidade de rir e com isso se torna ainda mais sociopata e violento. Isso atrai a atenção do Charada, que se “compadece” com o parceiro de crime e por não chegarem a um acordo, o Charada pretende “recuperar o riso do colega”…com uma guerra. Isso simplesmente divide com algumas intrigas todos os habitantes ilustres do show de horrores que é Gotham City.

O Charada, mau, manipulador e vilanesco como nunca.

O cara da vez, é claro, é o Príncipe dos Enigmas. Tom King através da história de um certo Homem Pipa (que acaba por pagar um preço alto por entrar nesse jogo), demonstra o quanto ele pode ser perigoso, jogando pra todos os lados (como tinha feito em Silêncio), fazendo com que até o morcego seja obrigado (você leu bem, obrigado) a escolher um lado. Um morcego que se não fosse pela ajuda de Selina Kyle, estaria esgotado, é bom esclarecer. King usa sua experiência de guerra para transformar Batman em um soldado, e com isso discorre com temas sobre a agonia e o horror que a guerra causam. Só por isso já valeria a pena a leitura da saga. E o desenhista Mikel Janin entrega aqui um trabalho espetacular, com destaque às expressões dos personagens.

A Guerra de Piadas e Charadas  se equivale a Grayson, no qual finalmente Tom King deixa bem clara a sua passagem e como ela afetará a vida do morcego (até o relacionamento com Selina, apesar de piegas ao maior estilo Batfleck, acaba sendo justificado), deixando bem claro que a guerra deixa marcas que muitas vezes são impossíveis de ser apagadas e que levam a um final desconcertante. Um Batman digno de se ler, afinal em Rebirth.

Tudo isso pra fazer o colega…rir.

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

BATGIRL | Após saída de Joss Whedon, autora de HQ da Marvel se oferece para roteirizar o filme!

COLECIONÁVEIS l Hot Toys anuncia figura de Erik Killmonger em seu traje de Jaguar Dourado!

COLECIONÁVEIS l Hot Toys lança figura do Homem de Ferro em comemoração aos 10 anos de Marvel Studios!

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: