Connect with us

Quadrinhos

DIA DA MULHER | As mulheres mais icônicas das HQs

Publicado

em

No dia 08 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que deve inspirar a reflexão (e não apenas flores ou parabéns, viu gente?), especialmente em tempos onde (felizmente!) tanto se fala sobre o empoderamento feminino e o combate ao machismo que é enraizado em nossa cultura.

E, assim como em todas as áreas da nossa sociedade, o mundo dos quadrinhos também possui milhares de personagens femininas inspiradoras. Portanto, nada mais justo do que aproveitar esta importante data para lembrar de algumas das mulheres mais icônicas e inspiradoras na história do universo das HQs:

Hit Girl

Nos quadrinhos a jovem adolescente Hit-Girl surpreende seus inimigos com suas acrobacias e ótimos reflexos, além de sua incrível habilidade com armas.

Criada por Mark Millar e John Romita Jr. para as HQ de “Kick-Ass”, Hit-Girl surgiu como uma espécie de auxiliar do herói, mas após a adaptação cinematográfica da história, onde foi interpretada pela talentosa Chloe Moretz, ela se tornou incrivelmente popular. A crítica positiva sobre a personagem nos filmes também lhe rendeu uma série de HQs solo, lançadas entre 2012 e 2013.

Elektra

A ninja assassina Elektra Natchios, ou simplesmente Elektra, é uma importante personagem do universo Marvel, criada por Frank Miller para o arco de histórias do herói Demolidor. Sua primeira aparição foi em 1981, na edição 168 da revista Daredevil.

Um dos momentos mais marcantes da personagem (e do universo Marvel) foi sua morte, após um confronto com o vilão Mercenário. Também são memoráveis os momentos de sua conturbada (e por vezes perigosa) relação com Matt Murdock, o Demolidor.

Apesar dela não ser exatamente uma heroína, é uma personagem extremamente complexa e com uma personalidade cheia de nuances. Nos cinemas ela foi interpretada por Jeniffer Garner, nos controversos e pouco aclamados filmes ‘Demolidor – O Homem sem Medo’ (2003) e ‘Elektra’ e foi interpretada pela atriz Élodie Yung na segunda temporada da série do herói sem medo, da Netflix.

Feiticeira Escarlate

Esta é provavelmente a personagem mais poderosa desta lista, visto que suas habilidades conseguem até mesmo distorcer o tempo espaço. Criada por Stan Lee e Jack Kirby, em 1964, na revista Uncanny X-Men #4, a heroína mutante Wanda Maximoff é membro dos Vingadores e filha do também mutante Magneto.

Entre tantos momentos icônicos da personagem nos quadrinhos o mais importante deles foi a “extinção” de mutantes causada por ela, durante a saga Dinastia M, de 2005.

Nos cinemas a personagem é interpretada pela atriz Elizabeth Olsen e apareceu no segundo filme dos Vingadores e também no sucesso ‘Capitão América: Guerra Civil’.

Mulher-Hulk

Criada por Stan Lee e Sal Buscema em 1980, a personagem é alter-ego da advogada Jennifer Walters e prima de Bruce Banner, o incrível Hulk.  Seus poderes são uma versão levemente menos poderosa de seu primo, mas não por isso menos perigosa.

A Mulher -Hulk já foi membro do Quarteto Fantástico e dos Vingadores, além de ter protagonizado diversos embates memoráveis contra vilões e até mesmo heróis do universo Marvel, como o Coisa e o próprio Hulk.

Canário Negro

Criada por Robert Kanigher e Carmine Infantino em 1947, a personagem estreou na revista Flash Comics #86. A combinação de sua personalidade forte, um grande sex appeal, sua coragem e sua ótima técnica de luta a tornaram uma das personagens femininas mais conhecidas da editora.

Canário Negro foi adaptada em diversas histórias em quadrinhos, assim como em séries de televisão, e recebeu notoriedade por seus papéis no desenho Justice League Unlimited, Smallville, e mais recentemente na série Arrow, do canal estadunidense CW.

Vespa

Uma das fundadoras originais dos Vingadores, a Vespa foi criada em 1963, novamente pela dupla Stan Lee e Jack Kirby. Além de ser uma grande heroína, Janet também é uma famosa estilista nos quadrinhos e seu trabalho no mundo da moda é reconhecido por personalidades como Mary Jane Watson e a rainha Ororo Monroe (Tempestade), de Wakanda.

Uma das cenas mais famosas e controversas da história da heroína é a agressão que ela sofreu por seu marido, Hank Pym, abrindo discussão para um importante tema que é a violência doméstica e como nem mesmo super-heroínas estão livres de sofrer deste tipo de crime.

Nos cinemas, no entanto, o alter-ego da personagem é Hope Van Dyne, filha de Janet e Hank, que vai assumir o manto da heroína na vindoura sequência do filme ‘Homem-Formiga’, chamado de ‘Homem-Formiga e a Vespa’ .

Barbara Gordon

Outra personagem icônica da DC, Barbara Gordon outrora assumiu o traje da heroína Batgirl, criada em 1961 por Bob Segel e Sheldon Moldoff, para integrar o arco de histórias do homem-morcego. No entanto, o momento mais marcante e triste da história da heroína foi durante a história ‘A Piada Mortal’, onde a mesma foi baleada pelo vilão Coringa e acabou perdendo os movimentos das pernas.

Após isso ela assumiu o codinome de Oráculo e passou a auxiliar o Batman com suas habilidades hackers e conhecimentos tecnológicos. A personagem além de ser uma baita representante da força feminina, também se tornou uma representante das pessoas deficientes no mundo dos quadrinhos.

Viúva Negra

Criada em 1964, durante o auge da Guerra Fria, que polarizou o mundo entre EUA e URSS, a espiã soviética Natasha Romanoff foi treinada para ser uma ameaça aos seus inimigos, mas acabou traindo sua pátria e aliando-se aos inimigos.

Nos cinemas a personagem foi interpretada pela atriz Scarlett Johansson e é importante peça para a continuidade do arco de histórias do Capitão América e os Vingadores.

Tempestade

Provavelmente uma das personagens mais representativas (e fodonas!) do universo Marvel, por ser mulher e negra, além de africana, a mutante Tempestade, alter-ego de Ororo Munroe, é dotada de habilidades sobrenaturais de controle climático.

Após uma infância pobre no Egito, a mutante foi considerada uma deusa por nativos da região e posteriormente encontrada por Charles Xavier, líder dos X-Men, equipe a qual ela acabou liderando por diversos anos, até casar com T’Challa, o herói conhecido como Pantera Negra e rei do fictício país de Wakanda.

Nos cinemas a heroína já foi interpretada por Halle Berry, na trilogia original (e no mais recente) dos filmes dos X-Men. Alexandra Shipp interpretou a personagem mutante no  recente filme da franquia, ‘X-Men: Apocalipse’.

Mulher Maravilha

Esta é certamente a mulher mais famosa do universo dos quadrinhos e uma das principais da cultura pop, sendo mundialmente conhecida inclusive por pessoas que não estão familiarizadas a ler HQs.

Criada originalmente em 1941, ela é Princesa e Embaixadora das Amazonas da Ilha Themyscira e filha da rainha das amazonas, Hipólita.

Ela foi mandada ao “mundo dos homens” para propagar a paz, sendo a defensora da verdade e da vida na luta entre os homens e o firmamento, entre os mortais e os deuses. Possuindo habilidades super-humanas e seu laço da verdade, ela faz parte da Trindade da DC Comics (Superman, Batman e Mulher Maravilha) e muitas vezes funciona como o equilíbrio entre os extremos dos outros dois personagens. Também é uma das principais integrantes da Liga da Justiça.

A Mulher Maravilha já foi representada diversas vezes em outras mídias fora dos quadrinhos, ela apareceu no conturbado ‘Batman vs. Superman: A Origem da Justiça’, interpretada pela atriz Gal Gadot. Neste ano, a personagem vai estrear seu filme solo, além de marcar presença no filme da Liga da Justiça.

E aí, o que acharam da lista? Certamente temos muitas outras mulheres nos quadrinhos marcantes no universo dos quadrinhos e que podem ser consideradas igualmente icônicas ou fodonas, mas se vocês sentiram falta de algum nome na lista, digam nos comentários.

E não esqueçam: lugar de mulher é onde ela quiser, INCLUSIVE nos quadrinhos! Ah, e respeitem as minas!

 

Editor-Chefe do Nerdtrip e Professor de Biologia e Educação Física Escolar. Amante de Animações, Seriados, Games, Ficção, Mundo Mágico, HQs e lunático pela 7º Arte. Entendedor de Oscar e outras premiações frescurites que ninguém liga e repara nos filmes (aqueles detalhes bobos). Ama a 'Trindade' que é conhecida nos 7 cantos do mundo e nas horas vagas escuta aquela música eletrônica para ficar na vibe ou curte também aquele bom e velho rock'n'roll.

DC Comics

ACTION COMICS # 1000 (80 ANOS DE SUPERMAN) | Edição histórica terá Richard Donner e grandes lendas dos quadrinhos

Publicado

em

A edição comemorativa e histórica que marca o 1000º numero da revista em quadrinhos do primeiro super-herói, chega em abril recheada com os maiores nomes que já trabalharam com o personagem.

 

Liderados por um dos maiores colaboradores do Homem de Aço” Dan Jurgens, a edição vai trazer artistas de peso, além de uma história escrita pelo diretor de Superman: O Filme (1978) Richard Donner. Um dos pilares da cultura pop, a edição comemorativa da história em quadrinho mais importante do planeta, contará com inúmeras surpresas e convidados mais que especiais. confira a lista de artistas e a sinopse oficial da edição de aniversário do azulão.

Paul Dini (Um dos gênios por trás das animações: Batman: the Animated Series, Superman Animated Series, Liga da Justiça animated).

 

José Luis García-López (o artista que definiu o visual dos personagens da DC Comics).

O Badalado roteirista Brian Michael Bendis.

O artista sensação dos anos 90 Jim Lee.

Tim Sale (desenhista do “longo dia das Bruxas”, Vitoria Sombria e a premiada “Superman: As Quatro Estações”).

Geoff Johns, Pat Gleason, Peter J. Tomasi, Michael Gaydos,
Oliver Coipel, Tom King, Clay Mann, Jordie Bellaire, Brad Meltzer, John Cassaday, Laura Martin, Louise Simonson, Jerry Ordway, Scott Snyder e Marv Wolfman escrevendo uma nova história baseada em artes não publicadas da lenda Curt Swan.

 

sinopse oficial:

Junte-se a nós para a celebração do 80º aniversário da revista em quadrinhos mais importante da história americana: ACTION COMICS # 1, com a primeira aparição do Superman! É uma festa extraordinária onde revisitamos as histórias de todas as décadas, apresentando as estreias não só do Homem do Amanhã, mas também da Supergirl, Brainiac, e a Fortaleza da Solidão, além de muito mais! Veja o trabalho de gerações dos melhores escritores e artistas do primeiro super-herói! Desfrute de ensaios cintilantes de feiticeiros literários que ganharam os Prêmios Pulitzer e bateram nas listas dos best-sellers, incluindo Jules Feiffer, que revive suas memórias de quando a ACTION COMICS # 1 chegou aos jornais. Além disso, um ensaio histórico do editor convidado Paul Levitz e todas as mil capas ACTION COMICS apresentadas em um cartaz especial de 30 “x por 39,75”. Como bônus, um conto do Superman, inédito, dos anos 1940, escrito por Jerry Siegel com arte do estúdio de Joe Shuster, resgatado há cinquenta anos e escondido até agora!

 

Confira também:

MANTO E ADAGA | Data de estréia e novo trailer da série do jovem casal da Marvel

POKÉMON | São Paulo sediará Campeonato Internacional de Pokémon

SHAZAM | Ron Cephas Jones está em negociações para viver o Mago

 

Continue lendo

Quadrinhos

QUADRINHOS | Marvel foi a editora que mais vendeu quadrinhos em 2017

Publicado

em

A Marvel foi a campeã de vendas de quadrinhos em 2017, segundo a Diamond Comic Distributors. Os números são baseados na quantidade de revistas em quadrinhos vendidas para as lojas durante o período, nos Estados Unidos.

Segundo a publicação, a Marvel conseguiu colocar cinco revistas no Top 10 de vendas do ano, sendo elas: Marvel Legacy#1, que foi a HQ mais vendida do ano. Completam o top 10 pela Casa das Idéias, as HQ’s: Peter Parker: Spectacular Spider-Man #1, Secret Empire #0, Secret Empire #1, e Phoenix Resurrection: The Return of Jean Grey #1.

A principal rival da Marvel, a DC Comics, ficou em segundo lugar no ano de 2017. A editora ficou também com a segunda HQ mais vendida: Dark Nights: Metal #1. Os outros 4 títulos que completaram o top 10 também foram da DC, são eles Dark Nights: Metal #2-4 eDoomsday Clock #2.

No total, a Marvel faturou 36.36% do valor em dólares das vendas e teve um total de 38,3% de HQs vendidas, já a DC Comics ficou com 30,07% do valor total das vendas e 33,93% do número total de HQs vendidas.

Confira o ranking completo:

Percentual de vendas por dólar

  1. Marvel Comics – 36,36%
  2. DC Entertainment – 30,07%
  3. Image Comics – 9,80%
  4. IDW Publishing – 4,54%
  5. Dark Horse Comics – 3,12%

Percentual no número de HQs vendidas:

  1. Marvel Comics – 38,30%
  2. DC Entertainment – 33,93%
  3. Image Comics – 10,12%
  4. IDW Publishing – 3,66%
  5. Dark Horse Comics – 2,25%

HQs mais vendidos:

  1. MARVEL LEGACY #1 – MARVEL COMICS
  2. DARK NIGHTS: METAL #1 – DC ENTERTAINMENT
  3. PETER PARKER: SPECTACULAR SPIDER-MAN #1 – MARVEL COMICS
  4. SECRET EMPIRE #0 – MARVEL COMICS
  5. SECRET EMPIRE #1 – MARVEL COMICS
  6. DARK NIGHTS: METAL #3 – DC ENTERTAINMENT
  7. DARK NIGHTS: METAL #2 – DC ENTERTAINMENT
  8. DOOMSDAY: CLOCK #2 – DC ENTERTAINMENT
  9. DARK NIGHTS: METAL #4 – DC ENTERTAINMENT
  10. PHOENIX RESURRECTION: THE RETURN OF JEAN GREY #1 – MARVEL COMICS

Já nas Graphic Novels, amplo domínio da Image Comics, com 8 publicações entre as 10 mais vendidas no ano de 2017.

Graphic Novels mais vendidas:

  1. SAGA VOLUME 7 TP (MR) – IMAGE COMICS
  2. SAGA VOLUME 1 TP (MR) – IMAGE COMICS
  3. THE WALKING DEAD VOL. 27: WHISPERER WAR TP – IMAGE COMICS
  4. PAPER GIRLS VOLUME 1 TP – IMAGE COMICS
  5. BATMAN VOLUME 1: I AM GOTHAM TP – DC ENTERTAINMENT
  6. MONSTRESS VOLUME 1 TP (MR) – IMAGE COMICS
  7. RICK AND MORTY VOLUME 1 TP – ONI PRESS
  8. THE WALKING DEAD: HERE’S NEGAN HC (MR) – IMAGE COMICS
  9. SAGA VOLUME 8 TP (MR) – IMAGE COMICS
  10. SEVEN TO ETERNITY VOLUME 1 TP – IMAGE COMICS

Fonte: Diamond Comics

SIGA-NOS nas redes sociais:
FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

E leia também:

UMA FAMÍLIA DA PESADA | Peter Griffin se transforma em Deadpool no 300º episódio da série

GUARDIÕES DA GALÁXIA | Data de Estreia do Vol. 3 é Revelada

RUNAWAYS | Novos pôsteres divulgados dos vilões da série da Marvel em parceria com o Hulu

Continue lendo

Marvel Comics

CONAN, O BÁRBARO | “Gigante de Bronze” finalmente volta para a Marvel Comics

Publicado

em

Finalmente o “gigante de bronze” está voltando para a casa. Publicado pela Marvel Comics nos anos 70, o bárbaro mais famoso do mundo acabou indo para a Dark Horse em 2003 e depois de 15 anos, a criação máxima de Robert E. Howard, está de volta a editora onde ganhou notoriedade, para viver como o renegado que sempre foi.

Em um anúncio oficial, o editor-chefe CB Cebulski, da “casa das ideias”, confirmou que Conan, o Bárbaro está de volta à Marvel Comics:

“De Barry Windsor-Smith a John Buscema, para Neal Adams, uma série de artistas lendários, trouxeram Conan à vida nas páginas dos quadrinhos da Marvel. É um legado que agora vamos viver com o talento de uma nova geração. Estávamos ansiosos pela volta de Conan. Estamos entusiasmados!”

Não foi informado, quem será a equipe criativa do cimério, mas duas imagens foram disponibilizadas como anúncio, uma por Esad Ribic e a outra pelo brasileiro Mike Deodato.

Interessante notar que na imagem do talentoso “Deodato Borges Filho”, o cimeriano está ao lado de personagens atuais como: o “Deus do Trovão” e o Wolverine.

 

Continue lendo

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: