Connect with us

Quadrinhos

O FANTASMA | Um herói independente de presente, passado e futuro

Marcos Roberto Neves

Publicado

em

Um personagem mítico, apesar de independente, forte e respeitado

Força e honra galera. Devem ter percebido que diminuí a carga de posts nesses dias, bem a vida real tem me consumido tempo e por isso estou tendo que ficar fora, mas estou resolvendo e logo, logo, voltarei a carga. Hoje por exemplo estou confirmando uma das promessas que fiz e reconheço que até demorei pela importância do personagem. Mas fãs (no mundo todo, principalmente em terras tupiniquins), estou aqui e vamos cumprir a promessa que fiz, afinal algumas promessas (eu disse algumas) são realmente dívidas.

E este ilustre personagem tem história. Pra ser mais claro, foi criado no século passado e mesmo até hoje continua atual. Estou falando do Fantasma (Lee Falk, 1936, David Mc Kay Publications), o protetor da nação de Bangalla. Muito antes de Pantera Negra, e um século depois do mito Tarzan (o original data de 2 séculos atrás), a África ganhava mais um protetor. O personagem é tão importante que influenciou heróis como Batman, Motoqueiro Fantasma e até o Spawn (que vieram bem depois).

A caveira. Muito antes de Spawn e Motoqueiro Fantasma, o emblema místico que assustava os inimigos

A história mistura elementos de feitiçaria, crendice popular e a tal já conhecida devoção ao combate ao crime e a justiça. Quando piratas mataram o pai do marinheiro britânico Christopher Walker,  ele jurou ao crânio do assassino de seu pai que lutaria contra o mal, Christopher começou o legado do Fantasma que passaria de pai para filho. Apelidos para o Fantasma incluem “O espírito que anda” e “O Homem que não pode morrer”, ambos influenciados pela cultura vodu haitiana e magia negra africana. Na verdade o Fantasma é um herói que se vale da sua identidade secreta, ligação com as tribos de Bangalla (como acontece com o Tarzan), sua astúcia e o medo que as lendas sobre ele causam no povo. Seu legado é passado de pai para filho, de geração em geração (daí a crendice popular de que o herói seja imortal).

Apesar de ter pouca repercussão no Brasil, o Fantasma sempre foi figura carimbada nas bancas daqui. Sua versão mais famosa foi em 1950, pela editora RGE, e que durou décadas. Nos EUA o personagem sofreu o mal de ser independente, passando por várias versões e editoras (inclusive ganhando uma versão com tintas de ninguém menos que Alex Ross em The Last Phantom, publicada aqui pela Panini como O Último Fantasma) e continua oscilando, mas como diz o seu lema, o Fantasma nunca morre, graças aos seus apaixonados fãs.

A última aparição com Ryan Carnes no papel do vigilante roxo

Como seu legado, o personagem pode até não ser muito conhecido, mas suas versões para série e cinema, são de respeito. Depois de algumas aparições em seriados, o Fantasma ganhou um filme estrelado por Billy Zane em 1996. O filme tem boa produção e apesar de ser meio Sessão da Tarde, cumpre bem o seu propósito, apresentando até bem o herói. A atuação de Zane foi criticada, mas reconheço que ele diante das limitações do roteiro, até mandou bem. Melhor sorte teve a versão futurista animada (um clássico) criada por Peter Chung (AEon Flux), Phantom 2040 (que por aqui passou nas manhãs da TV Globo com o nome de O Fantasma). Com apenas 35 episódios a série figura até hoje entre as séries animadas cult da época, suas histórias variavam sobre o tema cyberpunk, falando sobre temas como liberdade, humanismo e aleatoriedade de crenças, tirania e militarismo (vou voltar a falar dessa série no futuro, só ela merece um post). Ou seja, mesmo hoje, pra lá de atual.

Pra terminar essa pequena resenha, digo que não somente um personagem da velha guarda, O Fantasma continua muito atual com seus tópicos que tratam de tráfico de pessoas, exploração do continente africano, ganância dos poderosos, pirataria e outros afins. Claro ainda sobrando espaço para aventura e romantismo. O personagem já se casou nos quadrinhos, e teve em suas últimas aparições uma vigilante do sexo feminino. Pra terminar a bagaça, faz parte de um grupo que influenciou a futura Liga da Justiça da DC Comics (Os Defensores da Terra, grupo que também conta com Flash Gordon, o mágico Mandrake e outros heróis mitológicos antigos, ganhando até uma bem sucedida versão animada que passou muito tempo no SBT) e que realmente vale a pena dar uma olhada.

A série animada que ganhou ótimos games para Mega e Snes

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

POKÉMON SUN & MOON | Confira a prévia do episódio 74 do anime

NANATSU NO TAIZAI | Revelados prévia e título do episódio 17 da 2ª temporada de Os Sete Pecados Capitais

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, prévia e spoilers do episódio 57

STAR WARS DAY | Os melhores filmes da franquia Star Wars

TEEKCAST #42 | Vingadores: Guerra Infinita – O que achamos do filme


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

Marvel Comics

GUARDIÕES DA GALÁXIA | Marvel revela novos integrantes da equipe

William Peloso

Publicado

em

A Marvel está preparando uma nova formação para os Guardiões da Galáxia em seus quadrinhos, e aos poucos começa a divulgar os futuros integrantes da equipe.

A nova série Guardiões da Galáxia será dirigida pelo escritor Donny Cates e pelo artista Geoff Shaw. Para a equipe, já haviam sido revelados Cosmic Ghost Rider, o Gladiador, Phyla-Vell, Bill Raio Beta e a Serpente da Lua. As mais recentes adições são: Nova e Falcão de Aço, como podemos conferir na imagem divulgada.

(Foto: Marvel)

A nova HQ dos Guardiões da Galáxia será lançada em janeiro de 2019.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

NASCE UMA ESTRELA | Crítica do Don Giovanni

TWITCH | Anunciada as atrações da TwitchCon 2018!

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Conheça os novos temas de abertura e encerramento do anime

DEMOLIDOR | Comercial da 3ª Temporada de Demolidor introduz o Mercenário

MATERATE | Dúvida no que assistir? App facilita a busca no Netflix e nos principais serviços de streaming!

DUAS RAINHAS | Filme com Saoirse Ronan e Margot Robbie ganha novo trailer e data de estreia!

DELIVERACE | Game indie brasileiro será lançado na BGS!

MÁQUINAS MORTAIS | Trailer inédito destaca a história de vida da protagonista Hester Shaw

LETHAL WEAPON | Será o fim? Damon Wayans deixa a série

HOBBS & SHAW | Dwayne “The Rock” Johnson compartilha primeira imagem no spin-off de Velozes e Furiosos

LILO & STITCH | Produção em live-action de sucesso da Disney está em andamento

MAYANS MC | Um grande início para o spin-off de Sons of Anarchy – Crítica sem spoilers dos 3 primeiros episódios da 1ª temporada

HOMEM-ARANHA | Anunciada série de mangás do Teioso

KINGDOM HEARTS 3 | Música de abertura é revelada e conta com parceria entre Skrillex e Hikaru Utada

Continue lendo

Mangás

HOMEM-ARANHA | Anunciada série de mangás do Teioso

William Peloso

Publicado

em

Se tem um personagem da Marvel Comics que é conhecido e amado por todos os cantos do planeta, este sem dúvida é o amigão da vizinhança Homem-Aranha. O personagem tem estado ainda mais em evidência nos últimos tempos, com sua entrada para o Universo Cinematográfico Marvel, a série de spin-offs de seu universo anunciados pela Sony, com Venom chegando agora aos cinemas e também um incrível game exclusivo para PlayStation 4 que também foi lançado em 2018.

Agora Peter Parker irá entrar de cabeça em um novo mercado, o de quadrinhos japoneses, ou melhor dizendo, mangás! É isso mesmo, teremos um mangá do Homem-Aranha, conforme foi anunciado em uma rede social pelo artista Yusuke Osawa, confira:


 

“Finalmente foi anunciado! Eu vou fazer uma série especial do Homem-Aranha para o Marvel Manga Award ”.

Como você pode ver acima, o post continha uma breve olhada no projeto. Parece que a série será intitulada Homem-Aranha: Eu não sou um herói . O mangá especial será impresso pela Kodansha e atuará como a segunda série nascida do Marvel Manga Awards.

O que achou disso? Está ansioso para ler estas novas aventuras do nosso amigo Aracnídeo? Então deixe sua opinião e comentários abaixo!!


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

IRMÃOS GÊMEOS | 5 Curiosidades sobre o divertido clássico que completa 30 anos

BOKU NO HERO ACADEMIA | Divulgada a confirmação da 4° temporada do anime

ESCONDIDO NA NETFLIX | Hotel Transilvânia 2 – Continuação reforça o respeito e amor as diferenças de gênero!

TITANS | Mais um trailer incrível da DC

ANIMAIS FANTÁSTICOS 3 | Macaulay Culkin no clã dos Malfoys?

MAYANS MC | Um grande início para o spin-off de Sons of Anarchy – Crítica sem spoilers dos 3 primeiros episódios da 1ª temporada

Continue lendo

Marvel Comics

KILLMONGER | Vilão ganhará minissérie nos quadrinhos!

Pedro Vieira

Publicado

em

Killmonger é um dos personagens que mais se beneficiou dessa era do Universo Cinematográfico Marvel. Antes do filme Pantera Negra, Erik Killmonger não era um vilão muito conhecido. Tudo isso mudou com uma apresentação de Michael B. Jordan como Killmonger no recente filme do Pantera Negra. Com a quantidade de impulso que havia pelo interesse no personagem, é surpreendente que a Marvel esperasse tanto tempo para chamar a atenção do Killmonger. Uma vez que o personagem ainda está em um status desconhecido dentro dos quadrinhos, esta nova mini-série será uma boa oportunidade para reiniciar o Killmonger e apresentá-lo como uma ameaça maior no Universo MarvelA minissérie ainda não tem previsão para lançamento.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

LUCENTE | Grupo Sul-Coreano surpreende em MV de estréia Your Difference

DIÁRIO DE UM NERD: SUPERNERD | A nova e divertida aventura de Phil, o Nerd – Resenha sem spoilers

KONUNGAR A GUERRA DOS REIS | Rixas de sangue, intrigas palacianas, criaturas fantásticas!

JOJO’S BIZARRE ADVENTURE | Confira a prévia de adaptação do quinto arco da anime!

KAMEN RIDER BUILD | Be The One Crítica


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: