Connect with us

Quadrinhos

O FANTASMA | Um herói independente de presente, passado e futuro

Publicado

em

Um personagem mítico, apesar de independente, forte e respeitado

Força e honra galera. Devem ter percebido que diminuí a carga de posts nesses dias, bem a vida real tem me consumido tempo e por isso estou tendo que ficar fora, mas estou resolvendo e logo, logo, voltarei a carga. Hoje por exemplo estou confirmando uma das promessas que fiz e reconheço que até demorei pela importância do personagem. Mas fãs (no mundo todo, principalmente em terras tupiniquins), estou aqui e vamos cumprir a promessa que fiz, afinal algumas promessas (eu disse algumas) são realmente dívidas.

E este ilustre personagem tem história. Pra ser mais claro, foi criado no século passado e mesmo até hoje continua atual. Estou falando do Fantasma (Lee Falk, 1936, David Mc Kay Publications), o protetor da nação de Bangalla. Muito antes de Pantera Negra, e um século depois do mito Tarzan (o original data de 2 séculos atrás), a África ganhava mais um protetor. O personagem é tão importante que influenciou heróis como Batman, Motoqueiro Fantasma e até o Spawn (que vieram bem depois).

A caveira. Muito antes de Spawn e Motoqueiro Fantasma, o emblema místico que assustava os inimigos

A história mistura elementos de feitiçaria, crendice popular e a tal já conhecida devoção ao combate ao crime e a justiça. Quando piratas mataram o pai do marinheiro britânico Christopher Walker,  ele jurou ao crânio do assassino de seu pai que lutaria contra o mal, Christopher começou o legado do Fantasma que passaria de pai para filho. Apelidos para o Fantasma incluem “O espírito que anda” e “O Homem que não pode morrer”, ambos influenciados pela cultura vodu haitiana e magia negra africana. Na verdade o Fantasma é um herói que se vale da sua identidade secreta, ligação com as tribos de Bangalla (como acontece com o Tarzan), sua astúcia e o medo que as lendas sobre ele causam no povo. Seu legado é passado de pai para filho, de geração em geração (daí a crendice popular de que o herói seja imortal).

Apesar de ter pouca repercussão no Brasil, o Fantasma sempre foi figura carimbada nas bancas daqui. Sua versão mais famosa foi em 1950, pela editora RGE, e que durou décadas. Nos EUA o personagem sofreu o mal de ser independente, passando por várias versões e editoras (inclusive ganhando uma versão com tintas de ninguém menos que Alex Ross em The Last Phantom, publicada aqui pela Panini como O Último Fantasma) e continua oscilando, mas como diz o seu lema, o Fantasma nunca morre, graças aos seus apaixonados fãs.

A última aparição com Ryan Carnes no papel do vigilante roxo

Como seu legado, o personagem pode até não ser muito conhecido, mas suas versões para série e cinema, são de respeito. Depois de algumas aparições em seriados, o Fantasma ganhou um filme estrelado por Billy Zane em 1996. O filme tem boa produção e apesar de ser meio Sessão da Tarde, cumpre bem o seu propósito, apresentando até bem o herói. A atuação de Zane foi criticada, mas reconheço que ele diante das limitações do roteiro, até mandou bem. Melhor sorte teve a versão futurista animada (um clássico) criada por Peter Chung (AEon Flux), Phantom 2040 (que por aqui passou nas manhãs da TV Globo com o nome de O Fantasma). Com apenas 35 episódios a série figura até hoje entre as séries animadas cult da época, suas histórias variavam sobre o tema cyberpunk, falando sobre temas como liberdade, humanismo e aleatoriedade de crenças, tirania e militarismo (vou voltar a falar dessa série no futuro, só ela merece um post). Ou seja, mesmo hoje, pra lá de atual.

Pra terminar essa pequena resenha, digo que não somente um personagem da velha guarda, O Fantasma continua muito atual com seus tópicos que tratam de tráfico de pessoas, exploração do continente africano, ganância dos poderosos, pirataria e outros afins. Claro ainda sobrando espaço para aventura e romantismo. O personagem já se casou nos quadrinhos, e teve em suas últimas aparições uma vigilante do sexo feminino. Pra terminar a bagaça, faz parte de um grupo que influenciou a futura Liga da Justiça da DC Comics (Os Defensores da Terra, grupo que também conta com Flash Gordon, o mágico Mandrake e outros heróis mitológicos antigos, ganhando até uma bem sucedida versão animada que passou muito tempo no SBT) e que realmente vale a pena dar uma olhada.

A série animada que ganhou ótimos games para Mega e Snes

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

POKÉMON SUN & MOON | Confira a prévia do episódio 74 do anime

NANATSU NO TAIZAI | Revelados prévia e título do episódio 17 da 2ª temporada de Os Sete Pecados Capitais

BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS | Revelados título, prévia e spoilers do episódio 57

STAR WARS DAY | Os melhores filmes da franquia Star Wars

TEEKCAST #42 | Vingadores: Guerra Infinita – O que achamos do filme


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

O lobo da noite. O nerd caçador. Sou criador de páginas, nativo da internet desde a chegada no nosso país, músico, escritor e as vezes até poeta. Jogador nato, criado nos games do Atari aos 4K atuais. Também sou fã de literatura, rpg e cyberpunk.

DC Comics

BATMAN | DC atualiza o personagem com armas

Publicado

em

Imagem: DC Comics

A próxima saga da DC envolvendo o Morcego de Gotham e ainda sem tradução, “Batman Who Laughs”, apresentará um Batman que parece não seguir uma das principais regras do personagem.

A saga de Scott Snyder vai se concentrar no malvado Batman da Terra 22 visto pela primeira vez durante a minissérie Dark Nights: Metal. A hq também apresentará um novo Batman com armas de fogo. Snyder descreveu o novo Batman como uma mistura de Batman e Justiceiro, uma versão do personagem que não tem problemas em usar armas para abater criminosos.

A nova minissérie “Batman Who Laughs” colocará esses dois “Batmen” contra o nosso Batman, que ainda não havia enfrentado as suas versões malignas na saga anterior.

Nos resta aguardar ansiosos para esse confronto que promete muita ação.

________________________________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

VAMPIRE: THE MASCARADE – BLOODLINES | A jóia perdida e ainda o melhor rpg oficial de vampiros

OPERAÇÃO DRAGÃO | Diretor de Deadpool 2 quer comandar o remake do clássico filme estrelado por Bruce Lee

O CORINGA | Robert De Niro negocia participação no filme

PES 2019 | Konami libera trailer que confirma a data de estreia da Demo do game

X-MEN | Marvel anuncia nova saga dos mutantes nos quadrinhos

DRIK BARBOSA | Com participação de Emicida, cantora inicia turnê do EP Espelho nos dias 27 e 28 de julho no Sesc Ipiranga

S.O.N | Divulgado o 2º trailer para o game Survival Horror exclusivo para PlayStation 4


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo

Marvel Comics

X-MEN | Marvel anuncia nova saga dos mutantes nos quadrinhos

Publicado

em

A Marvel anunciou neste último fim de semana na Comic-Con de San Diego a saga X-Men Black, uma nova série de eventos composta de cinco histórias únicas, cada uma focada em um vilão diferente dos X-Men: Magneto, Emma Frost, Mojo, Juggernaut e Mística.

A HQ de Magneto será escrita pelo lendário escritor dos X-Men Chris Claremont, que é indiscutivelmente o escritor responsável por transformar Magneto em um personagem tão duradouro, a arte será de Dalibor Talajic.

Fonte: Marvel

A edição da Mística será escrita por Seanan McGuire, que está escrevendo a próxima edição anual de X-Men Gold, e será desenhado por Marco Failla.

A edição de Mojo será escrita por Scott Auckerman e desenhada por Nick Bradshaw.

A edição de Juggernaut pelo escritor Robbie Thompson e pelo artista Shawn Crystal.

A edição de Emma Frost é de Leah Williams, que escreveu a primeira edição anual de X-Men Gold, com arte de Chris Bachalo, favorito dos fãs de X-Men.

Além disso, cada edição contará com um capítulo de uma história de apoio sobre Apocalypse escrita por Lonnie Nadler e Zac Thompson.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

DRIK BARBOSA | Com participação de Emicida, cantora inicia turnê do EP Espelho& nos dias 27 e 28 de julho no Sesc Ipiranga

S.O.N | Divulgado o 2º trailer para o game Survival Horror exclusivo para PlayStation 4

TWITCH PRIME | Cinco novos jogos estarão disponíveis em agosto para os assinantes

ALITA: ANJO DE COMBATE | Confira o novo trailer da adaptação!

SHAZAM | Transformação de trailer e CGI não são a versões finais do filme!

SHAZAM | 26 Screenshots para você olhar mais atentamente um dos melhores trailers da SDCC 2018


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

 

Continue lendo

Quadrinhos

LANTERNA VERDE | Grant Morrison e Liam Sharp relançam o “Gladiador Esmeralda”

Publicado

em

Imagem: DC Comics

O lendário escritor de quadrinhos Grant Morrison e o artista Liam Sharp estão preparados para relançarem o herói da DC Comics, Lanterna Verde, em novembro.

A dupla de artistas revelou alguns detalhes sobre a história em entrevista ao site IGN. A história será sobre o dia a dia de Hal Jordan como patrulheiro espacial:

“Ao invés de histórias épicas e grandiosas, nós estamos focando em histórias do cotidiano de um policial espacial”, disse Morrison. “O conceito básico é de que Hal Jordan é um policial espacial que patrulha um setor do Universo e onde qualquer coisa pode acontecer. Está parecido com um seriado policial.” Morrison compara.

Morrison também falou sobre a Tropa dos Lanternas e dos anéis que possuem:

“É uma força policial intergaláctica, mas ao invés de armas eles têm anéis de desejos que fazem seus pensamentos tornarem-se realidade em forma de plasma.”

Liam Sharp mencionou o uso não criativo de Hal Jordan do anel:

“Adoro essa ideia de que ele é um sábio idiota. De certa forma, ele é um gênio. Ele pode simplesmente aparecer e avaliar a situação muito rapidamente e, em seguida, apenas bater com um punho gigante, e tudo está resolvido.”

Os dois criadores também discutiram o relançamento focado em Jordan:

“Ele é um solitário e um vagabundo e ele é um homem em construção. Foi legal fazer isso e ficar um pouco antiquado. Ele não pertence aqui, sabe? Ele está ansioso pelos céus e por estar de volta como um Lanterna Verde,” disse Sharp, com Morrison acrescentando:“ Estamos fazendo Hal Jordan, onde você sabe que ele é um bom policial, mas ele é realmente um cara legal? E estamos analisando seus relacionamentos e como ele lida com as pessoas. E também o fato de que, se você conseguiu um emprego como policial espacial, é difícil ficar preso no planeta Terra. Ele tem outras vidas em outros planetas. Vamos ver muitas coisas que eu acho que não vimos muito com Hal Jordan antes.”

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

YURU YURI | Mangá entrará em hiato por tempo indeterminado!

CALL OF CTHULHU | RPG com referência Lovecraftiana tem data de lançamento anunciada!

TEEKCAST #43 | Homem-Formiga e a Vespa: O que achamos do filme

UNCHARTED | Natan Fillion é Nathan Drake em filme produzido por fãs! Assista!

RUGRATS | Nickelodeon confirma o retorno de “Os Anjinhos” em nova série animada e filme em live-action!


Studio Geek – Os Melhores Produtos da Cultura Pop, Geek e Nerd.

Continue lendo
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana

%d blogueiros gostam disto: