Connect with us

Anime

MOB PSYCHO 100 | Uma história sobre o “eu”

Publicado

em

Em 2016, a parceria entre o mangaká conhecido como One e o estúdio de animação Bones, rendeu um segundo grande sucesso para o autor: Mob Psycho 100. Assim como One Punch Man (Madhouse), a nova série é uma adaptação da webcomic homônima publicada na internet entre 2012 e 2017.

Shigeo Kageyama é um paranormal extremamente poderoso que em seu dia a dia trabalha exorcizando espíritos, mas ao mesmo tempo tem que lidar com um desafio ainda maior: a adolescência. Ansiedade, baixa autoestima e medo fazem parte do seu cotidiano e quando sua carga emocional chega a 100%, “Mob”, como é chamado, perde o controle misturando poder e sentimentos. Ao duvidar da própria identidade e princípios, Shigeo se torna irreconhecível nesses momentos.

Esse ponto é, aliás, o verdadeiro tema que compõe a obra: Apesar da animação e do character design fluidos e “rabiscados” (muitas vezes até experimentais), que podem assustar um pouco de início, o anime é muita mais do que uma história sobre assombrações, lutas e dominação mundial. Eu diria que essa é sua “casca”, ou seja, a trama à primeira vista serve, na verdade, de base para um conjunto de reflexões sobre a relação entre indivíduo e a rígida sociedade japonesa.

O enredo é movido por uma questão fundamental: “Quem sou eu?”. Em todos os aspectos da vida de Mob – no trabalho, escola ou clubes extracurriculares – há aquele que busque seu verdadeiro “eu”, e que a fim de ser aceito pelo coletivo, veste uma máscara e finge ser alguém diferente.

Segundo Syd Field, em Manual do Roteiro, os personagens também interagem consigo mesmos, eles devem, além de superar os obstáculos externos, lutar contra aquilo que acreditam. Esse conflito está presente, em especial, no protagonista o qual, devido as inseguranças, busca apenas uma vida normal de um adolescente não reconhecendo a importância de seus poderes nem de si mesmo. Ao longo da história acompanhamos o amadurecimento tanto dele quanto daqueles a sua volta os quais, entre batalhas rápidas e cheias de explosões e cores, lutam contra seus traumas.

Vale destacar ainda um dos personagens mais carismáticos da obra: Arataka Reigen, o mentor e, comumente, figura paterna de Mob. Reigen é um detetive paranormal charlatão, que apesar de enganar a todos com seus truques, atua como a âncora moral do protagonista. Em outras palavras, ele é o “adulto” dessa história, talvez o único que reconheça a própria máscara e que por si só já vale o seu tempo e atenção para a obra.

Com a webcomic e a encadernação já finalizadas totalizando 16 volumes, a 2ª temporada do anime de Mob Psycho 100 está em exibição. No Brasil, a série é licenciada e publicada pela editora de quadrinhos Panini Comics, e a animação, por sua vez, é transmitida oficialmente pela plataforma de streaming Crunchyroll.


SIGA-NOS nas redes sociais:
FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

THE ORVILLE | Resistir ao Roteirismo é Inútil! – Episódio Duplo #08 e #09: Identity – Crítica do Viajante

AQUAMAN | Herói ganha tatuagens no estilo maori nos quadrinhos!

STAR TREK DISCOVERY | Airiam – Episódio #09: Project Daedalus – Crítica do Viajante

STAR TREK DISCOVERY | Retorno a Talos IV – Episódio #08: If Memory Serves – Crítica do Viajante

SUPERMAN: ANO UM | Confira as artes e a sinopse do novo trabalho de Frank Miller e Romita Jr.

VINGADORES: ULTIMATO | “Custe o que custar!” – Confira o impactante trailer da produção


Estudante de jornalismo, flamenguista, fã da cultura pop e nerd, consumidor de mangás e também de séries e animes. Me segue no Twitter.

Comente aqui!

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: