Connect with us

Séries

GAME OF THRONES | Frase de Ned Stark pode ser chave para o destino de um importante personagem

Publicado

em

A atual temporada de Gome of Thrones que termina no domingo próximo, tem utilizada um recurso que tende a passar a impressão de ter sido pensada como uma obra fechada desde o início. São várias citações, metalinguagens internas, elementos vistos na primeira temporada que passam a ter relevância na atual (como uma certa adaga de aço valiriano) e fundamentalmente frases ditas em contextos totalmente diferentes nas primeiras temporadas, estão ecoando com significados intensos na atual.

Alerta de spoilers sobre a 7ª temporada de Game of Thrones.

Como exemplos temos o “caos é uma escada”, dito por Petyr Baelish à Varys quando ambos debatiam a importância do trono de ferro, e foi repetida por Bran (a.k.a Corno de Três Olhos) em tom de ameaça ao mesmo.

Mas eis que um detalhe esquecido em um trailer divulgado antes do início da atual temporada, repete esse recurso. Em um dos trechos, no finalzinho do vídeo, a Lady de Winterfell, Sansa Stark (ou Lannister? Ou Bolton?) diz uma frase carregada de significado: “quando a neve cai, e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morre, o bando sobrevive!”.

Game of Thrones temporada 7 episódio 7: Sansa StarkComo a frase ainda nao foi ouvida nos episódios anteriores da temporada, podemos assumir que ela será dita na season finale. Pensando apenas na temporada atual, e analisando as crises de relacionamento entre as duas irmãs, o trailer passa a impressão de que Sansa está ameaçando (ou mesmo condenando) a sua irmã “loba solitária” Arya.

Porém, se buscarmos na primeira temporada, quando Arya era apenas uma menina rebelde e Ned Stark ainda mantinha a cabeça encima do pescoço, um cena aparentemente filler, em que o pai amoroso aconselha a filha, percebemos uma conotação que pode ligar à frase dita por Sansa ao destino de um outro personagem importante da trama.

Quando Arya está revoltada com a execução de Lady e por ter sido obrigada a mandar embora sua companheira Nymeria, passando a descontar sua raiva em sua irmã e na pobre Septã Mordane (cuja cabeça fez companhia à de Ned na muralha da Fortaleza Vermelha)  o Lord Satrk deu à filha o seguinte conselho:

Resultado de imagem para ned e arya“Deixe-me dizer-lhe algo sobre lobos, criança. Quando a neve cai e os ventos brancos sopram, o lobo solitário morre, mas o bando sobrevive. O verão é o momento das disputas. No inverno, devemos nos proteger uns aos outros, nos manter calorosamente, compartilhar nossos pontos fortes. Então, se você deve odiar, Arya, odeie aqueles que realmente nos prejudicam. Septã Mordane é uma boa mulher, e Sansa… Sansa é sua irmã. Vocês podem ser diferentes como o sol e a lua, mas o mesmo sangue flui através de vossos corações. Você precisa dela, como ela precisa de você… e eu preciso de vocês duas…”

Resultado de imagem para ned e sansaVista por esta perspectiva, a frase dita por Sansa ganha um outro contorno. Se assumirmos que Ned provavelmente dava os mesmos conselhos aos filhos (da mesma maneira que repetia o mantra “O inverno está chegando”), o sentido de o “lobo solitário morre, o bando sobrevive” é de que os Starks devem se manter unidos, como uma verdadeira alcateia. Não há espaços para desavenças entre eles.

Resultado de imagem para arya e sansa setima temporadaComo agora os três Starks sobreviventes estão reunidos, o bando está forte.  Seria estranho também a série ter gasto metade da 6º temporada com o desenvolvimento das habilidades de Arya, para simplesmente mostra-la sendo enganada por Mindinho.

 

 

Resultado de imagem para petyr baelish espiando aryaPodemos pressupor então que, ao dizer essa frase no próximo episódio, Sansa se enxergará como o lobo solitário, por estar ouvindo mais os outros do que seu próprio sangue, e estará sentenciando à morte, em nome da sobrevivência do bando, o maior traídor de Westeros, Lord Petyr Baelsh.

 

 

Se vai ser isso que acontecerá, só saberemos no próximo domingo, às 22:00, quando a HBO exibir o último episódio dessa curta 7º temporada, e esperar o inverno chegar e trazer a temporada final.

Resultado de imagem para sansa enfrenta arya

 

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Advertisement
Comments
Advertisement

Receba as novidades do Nerdtrip em seu e-mail!

Insira seu endereço de e-mail para embarcar nessa Viagem Nerd!

Advertisement

Mais lidos da semana


%d blogueiros gostam disto: