Connect with us

Filmes

SAMURAI NEGRO | Lionsgate planeja o filme de Yasuke!

Publicado

em

 

Yasuke (acreditado para ter vivido durante os 1500s) era um samurai negro, de origem africana que serviu ao o guerreiro japonês Oda Nobunaga em 1581 e em 1582. O nome “Yasuke” foi-lhe concedido por Nobunaga, embora porque não esteja claro. Seu nome original é desconhecido – ou, pelo menos, não há registro dele (nenhum que tenha sido encontrado neste momento); Mas está claro se Yasuke é uma versão japonesa de seu nome anterior, ou um nome totalmente novo concedido por seu senhor (sim, ele foi um escravo).

De acordo com vários write-ups sobre Yasuke, ele poderia ter sido de Moçambique, Angola ou Etiópia. Não há um consenso definitivo sobre suas origens. Na verdade, seu passado está envolto em mistério: Diz-se que Yasuke chegou ao Japão em 1579 ao serviço de um jesuíta italiano chamado Alessandro Valignano, e causou estranheza por causa de sua pele negra, que ainda era estranha aos japoneses da época. Diz-se que, em um evento, várias pessoas foram esmagadas até a morte, enquanto esperavam para dar uma olhada nele. No japão, ele conheceu o senhor da guerra Nobunaga, que suspeitava que a cor escura de sua pele era tinta e não natural. Nobunaga tirou um pedaço de tecido de seu traje e o fez esfregar sua pele. Satisfeito que ele era de fato negro, Nobunaga tomou profundo interesse em Yasuke eventualmente, e ele foi autorizado a entrar no serviço de Nobunaga, que é quando a documentação disponível sobre a vida de Yasuke parece realmente começar.

Ele foi descrito como saudável e de boa aparência com um comportamento agradável. Ele também foi dito ser alto (pelo menos 1,80) e muito forte, e era provavelmente uma presença intimidante para os japoneses na época. Ele iria rapidamente ascender em status, até que ele se tornou o principal guerreiro de Nobunaga, lhe foi dada sua própria residência e uma katana cerimonial por Nobunaga.

 

Nobunaga fez de Yasuke seu guarda-costas. Ele foi eventualmente feito um samurai em 1581 e guardador do castelo Azuchi Nobunaga. Durante este tempo, ele aprendeu a falar japonês fluentemente também. A carreira de Yasuke como samurai não duraria muito, no entanto. Em 1582, o general de Nobunaga, Mitsuhide, tentou derrubá-lo em um golpe. Mitsuhide invadiu o templo onde Nobunaga estava hospedado em Kyoto. Nobunaga, convencido de sua derrota iminente nas mãos de seu traiçoeiro general, cometeu Seppuku, suicídio ritual. Após a morte de Nobunaga, Yasuke fugiu para o castelo de Azuchi e entrou no serviço do filho de Nobunaga, Odo Nobutada. Seu filho no entanto também cometeu suicídio depois de sofrer a derrota nas mãos de Mitsuhide.

Vitorioso, Mitsuhide descartou Yasuke como “uma besta” e não um verdadeiro samurai, porque ele não era japonês. Yasuke aparentemente ofereceu sua espada a Mitsuhide, como era costume, e voltou ao serviço do jesuíta Valignano, antes de cair logo noesquecimento.

Agora que você tem um pouco de sua história, você deve saber que a Lionsgate colocou em desenvolvimento, um filme baseado na vida de Yasuke, com o criador de “Highlander“,  Gregory Widen a bordo para escrever o projeto que eles estão atualmente Chamando de “Samurai Negro”.

Descrito como um drama de ação, Mike De Luca e Stephen L’Heureux estão produzindo, e o filme é uma co-produção entre Solipsist Films e De Luca Productions.

“[Samurai Negro – The Black Samurai] é baseado na história verdadeira de um africano cuja a viagem ao Japão vem com histórias de fundo conflitantes”

Disse Gregory Widen ao Deadline:

“O que eu escolhi é que ele era um soldado escravo após a queda do reino negro da Etiópia. Ele foi vendido como escravo e encontrou-se como servo de Alessandro Valignano, um missionário italiano. Eles formaram um vínculo, e quando havia complicações em Roma, foram enviados para o Japão. Lá ele conheceu Oda Nobunaga, que estava interessado em todas as coisas ocidentais, e através de uma série de eventos bizarros, o jesuíta deixou Yasuke com o senhor da guerra”.

Baseado no fato de que pouco é realmente conhecido com certeza sobre Yasuke, qualquer número de caminhos história pode ser tomada. A citação de Widen acima sugere que ele planeja incorporar algo do que foi aceito como fato, ao mesmo tempo em que toma liberdades criativas com as partes da história de Yasuke para as quais há pouca ou nenhuma documentação.

MBA em Digital Business pela USP, Engenheiro de Produção, Estudante de Sistemas de Informação. Criador de idealizador do Nerdtrip. Sou a parte técnica e comercial do site, desde a manutenção até inovações comerciais. Fotógrafo nas horas vagas e amante da sétima e da nona arte. Apaixonado por música boa e amante dos Engenheiros do Hawaii. "Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há." YODA, Mestre.

Comente aqui!
Advertisement

Mais lidos da semana