Connect with us

Games

BALDURS GATE 3 | Infinitas possibilidades e 24 razões para não jogar (Review)

Publicado

em

Baldurs Gate 3 trata-se de um jogo eletrônico de RPG desenvolvido e distribuído pela Larian Studios, lançado oficialmente em 03 de Agosto de 2023 para PS5, XBOX Series S/X e PC. Durante a campanha assumimos o controle de um grupo de aventureiros que unem suas forças para lutar contra a ameaça representada pelos Devoradores de Mente (Mind Flayers), uma raça alienígena que inicia a invasão do mundo de fantasia no qual a trama é ambientada. Desde a criação dos personagens temos uma variada gamas de opções, podendo escolher entre Elfos, Tieflings, Drows, Humanos, Githyankis, Anões, Meio-Elfos e Halflings. A aparência dos personagens também é amplamente customizável, permitindo a escolha da forma física, estatura, cor e design dos cabelos, tatuagens, cor dos olhos, formato da face, dentre inúmeras características personalizáveis que podem ser aprimoradas através dos pacotes de MODS desenvolvidos pela comunidade e que estão disponíveis gratuitamente para download.  Com base na minha experiência com aproximadamente 120 horas de jogo, irei apresentar-lhes algumas razões pelas quais você jamais deve se aventurar neste jogo:

1 – JOGO REPLETO DE PREMIAÇÕES

Se você é o tipo de pessoa que costuma ser hater dos jogos que são premiados anualmente no The Game Awards, saiba que Baldurs Gate se garantiu em 6 premiações das 8 categorias avaliadas, sendo:

  • Jogo do ano
  • Melhor suporte da comunidade
  • Melhor atuação
  • Melhor RPG
  • Melhor jogo Multiplayer

2 – RISCO DE SE TORNAR UMA PESSOA SEDENTÁRIA.
Considerando as inúmeras classes e habilidades disponíveis no jogo, você precisará investir longas horas da sua rotina no intuito de encontrar uma combinação poderosa o bastante para garantir a superação dos desafios encontrados ao longo da jornada. E sabe aquelas caminhadas que você costumava dar durante a tarde? Pois bem, é provável que você se sinta tentado em abandoná-las ou que deixe de frequentar a academia só para continuar jogando.

3 – CRISE NO RELACIONAMENTO.
Caso você venha a ficar completamente viciado no jogo, as discussões com o seu parceiro serão constantes, afinal, você provavelmente deixará de passar tempo com ele para ficar jogando. Mas talvez você nem venha a se importar caso acabe solteiro, já que no jogo é possível desenvolver relações afetivas entre os personagens.

4 – RISCO DE ACABAR DESEMPREGADO.
Mesmo no ambiente de trabalho você não irá conseguir se desvincular do jogo, se distraindo com facilidade durante a execução das suas atividades. Além disso é provável que você acabe se atrasando por passar mais alguns minutinhos jogando.

5 – RISCO DE SER REPROVADO.
Você irá querer passar mais tempo assistindo a vídeos tutoriais sobre builds, resolução de puzzles, localização de itens lendários e guias de quests, informações estas que irão ocupar a sua mente e tirar o seu foco dos estudos durante a semana de provas.

6 – RISCO DE PERDER AMIZADES.
Como o jogo permite que a campanha seja jogada em modo cooperativo, você pode criar desavenças com algum dos seus amigos caso ele tenha um comportamento de troll e tome decisões que trariam impactos negativos durante a aventura. Além disso, caso você acabe fascinado pelo jogo, seus amigos irão se cansar de ouvir você elogiando-o e fazendo relatos da sua jogatina.

7 – JOGO MODINHA.
Ao longo dos últimos meses Baldurs Gate 3 foi motivo de burburinho na internet, havendo inúmeros vídeos com spoilers sobre a história e também vários tutoriais com dicas que irão ”quebrar” o jogo e estragar a sua experiência.

8 – PROBLEMAS DE VISÃO.
Se você quiser tirar o máximo de proveito do jogo, explorando cada caverna, bueiro, porão, poço, pântano ou floresta, terá de passar inúmeras horas na frente de uma tela.

9 – ANSIEDADE
Quando você estiver se reunindo com a sua família no domingo, vai sentir-se ansioso para voltar para casa só para poder jogar.

10 – CONTEÚDO IMPRÓPRIO
O jogo possui cenas de nudez e caso você esteja jogando na TV da sala, corre o risco de ser flagrado durante uma cena erótica entre os personagens e isso irá colocá-lo em uma situação constrangedora. Por isso é importante que caso você seja menor de 18 anos, mantenha o filtro de nudez habilitado!

11 – INSÔNIA
O jogo irá tirar muitas horas do seu sono, afinal, quando estiver deitado e se preparando para dormir seus pensamentos serão invadidos por dúvidas pertinentes ao jogo, sobre as escolhas morais que você fez até agora… As consequências que elas terão na vida dos outros personagens… E talvez você se pegue imaginando o quão diferente seria o desfecho daquela Quest caso você tivesse agido de maneira diferente. Além disso, é provável que você não sinta as horas voando ao longo da jogatina e quando menos perceber já serão 3:00 da manhã.

12 – VISTA CANSADA
A história do jogo é repleta de manuscritos, pergaminhos, livros, cartas, cartazes e inúmeros outros elementos que enriquecem a fantástica história do mundo de BG3 e dos personagens que o integram, o que de alguma forma irá deixá-lo com os olhos exaustos ou sem paciência para ler.

13 – JOGO DE AZAR
Assim como os tradicionais RPGs de mesa, ao longo da aventura você terá de realizar testes nos dados, tendo como base os atributos do personagem e seus modificadores. Obviamente que você pode fazer um salvamento rápido e retornar a este ponto caso falhe em um teste, mas para alguns amantes de RPG esse tipo de estratégia é quase como burlar as regras. E se você se considera um player azarado, é provável que acabe se frustrando e perdendo a paciência já que o lançamento dos dados irá exigir demais da sua pouca sorte. 

14 – PARÂMETRO DE REFERÊNCIA
As inúmeras premiações que o jogo recebeu no Game Awards de 2023 não mentem e é inegável que Baldurs Gate 3 trata-se de uma obra prima, a qual levou 6 anos para ser desenvolvida por uma equipe de aproximadamente 400 programadores. E após jogá-lo é provável que você crie o péssimo hábito de usá-lo como parâmetro de referência ao avaliar outros jogos desenvolvidos por estúdios maiores e que custem o mesmo valor.

15 – O JOGO NÃO SE PARECE COM DIABLO
Se você é o tipo de player que prefere ficar esmagando botões repetidamente, talvez Baldurs Gate 3 não seja para você, pois apesar de ser um jogo isométrico, as batalhas são por turnos e ocorrem de maneira estratégica, de modo que um bom posicionamento e o uso dos recursos/ações irão influenciar diretamente no resultado dos confrontos. Durante a trama você terá que lidar com grupos numerosos de adversários ou ainda ser alvo de maldições e debuffs que vão deixá-lo em desvantagem.

16 – AVENTURA EXTREMAMENTE LONGA
Para finalizar a campanha, é provável que um jogador invista entre 70 e 100 horas de gameplay, o que para alguns pode ser tempo demais. Agora imagine que você talvez leve muito mais tempo caso se arrisque em reviver a aventura com uma classe específica ou tomando decisões diferentes daquelas que tomou na primeira vez em que o jogou, afinal, cada diálogo ou ação traz consequências e/ou finais diferentes para a trama e os personagens que a integram, abrindo uma vasta gama de possibilidades.

17 – PREÇO ALTO DEMAIS
Sim, infelizmente nem todos têm 200 reais sobrando no orçamento para adquirir um jogo neste valor, mas garanto-lhes que a experiência vivenciada em Baldurs Gate 3 irá fazer valer cada centavo do seu suado dinheirinho. Além disso, as horas de diversão proporcionadas por este título serão mais longas se comparadas com outros títulos com valor ainda mais alto.

18 – DIFÍCIL DESAPEGO
Eu particularmente sou o tipo de pessoa que raramente joga um título mais de uma vez, mas se você costuma agir de forma contrária é provável que tenha dificuldade em se desapegar e pular para um novo jogo mesmo após finalizá-lo, afinal, a Larian Studios continua disponibilizando atualizações gratuitas para o jogo, trazendo correções de bugs e novos elementos que enriquecem ainda mais a jogatina. 

19 – JOGO PESADO
É óbvio que uma aventura tão rica em detalhes vai ocupar aproximadamente 150 GB do seu HD.

20 – NECESSIDADE DE UPGRADE
Talvez em algum momento você se sinta tentado em fazer um upgrade no seu PC só para poder usufruir ao máximo desta experiência, pois caso seu setup tenha uma configuração limitada não será possível jogá-lo com todos os gráficos e recursos no máximo.

21 – FALTA DE SERIEDADE
Sim, como toda boa campanha de RPG, é evidente que situações cômicas não poderiam ser deixadas de fora. Mas diferente das piadinhas cansadas do MCU, o humor em BG3 é um elemento indispensável  e que torna a experiência ainda mais divertida. 

22 – FRIENDLY FIRE
Então, lembra do que eu falei sobre o posicionamento nas batalhas? O ”fogo amigo” vai fazer você perceber o quão importante é estar bem posicionado a fim de garantir que seus amigos não sejam atingidos por uma magia ou ataque em área. E é provável que em algum momento você acabe se frustrando por selecionar equivocadamente um dos companheiros de grupo como alvo. 

23 – JOGO PARADOXAL
Fantasia e realidade andam de mãos dadas em BG3. Isso significa que você vai poder destruir os objetos e elementos do cenário, tomar dando por queda, incendiar poças de óleo e líquidos inflamáveis, eletrocutar os amiguinhos erroneamente posicionados em poças d’água e fluídos condutores de eletricidade. E apesar destes elementos enriquecerem o combate, é evidente que serão uma faca de dois gumes durante a sua jogatina.

24 – OPINIÃO DUVIDOSA
Sim, evidentemente a minha opinião pode ser um tanto duvidosa quanto ao jogo e nada do que eu pontuei aqui deve ser tomado como uma verdade absoluta. E se por ventura você quiser se arriscar em ingressar no fantástico mundo de BG3, faça-o por sua própria conta e risco. Mas depois não venha dizer que eu não avisei! E caso você já tenha cometido a terrível falha de jogá-lo, peço que deixe nos comentários um breve relato de como foi a sua experiência.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

FURIOSA: UMA SAGA MAD MAX | Divulgado 2º trailer

OS FANTASMAS AINDA SE DIVERTEM: BEETLEJUICE BEETLEJUICE | Primeiro teaser divulgado

O ASTRONAUTA – Tão vazio quanto o universo | Crítica do Neófito

AKIRA TORIYAMA | Sobre aquilo que nos faz imortais…

UMA VIDA: A HISTÓRIA DE NICHOLAS WINTON – Alguém que fez a diferença | Crítica do Neófito

Poeta, Otaku, Gamer, Biomédico e Técnico de TI, apaixonado por Ficção Científica, Mitologia, RPGs e plot twists.

Comente aqui!

Mais lidos da semana