Connect with us

Filmes

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR | Conheça o acordo que levou ao novo filme do Homem-Aranha

Publicado

em

Quando se trata de super-heróis no cinema, a maioria das pessoas não se importa com qual estúdio tem os seus direitos. E isso é um tanto complicado quando se trata do Homem-Aranha, já que o personagem é compartilhado por dois estúdios: Sony Pictures e Marvel Studios. Esta é uma parceria sem precedentes que abriu o caminho para o reboot do personagem em Homem-Aranha: De volta ao Lar, que será lançado nesta quinta (06/07/17).

Para entender essa parceria, é importante saber exatamente como esses direitos funcionam. Antes do primeiro filme do Homem de Ferro, a Marvel apenas licenciava seus personagens para outros estúdios, ou seja, por uma quantia nem tão grande de dinheiro (a editora não andava bem das pernas na época), liberava suas criações para que terceiros fizessem os filmes. Nessa brincadeira o Homem-Aranha ficou com a Sony e os X-Men com a Fox, que eram as responsáveis pela adaptação e todo o controle criativo.

Em meados dos anos 2000, a Marvel criou a Marvel Studios e decidiu produzir seus próprios filmes de super-heróis. O problema aqui era que eles já tinham vendido as licenças de seus personagens mais famosos (a Sony tinha o Homem-Aranha, a Fox tinha o X-Men e o Quarteto Fantástico) e enquanto os estúdios continuassem produzindo esses filmes periodicamente, a Marvel Studios não poderia recuperá-los. Não restava opção a não ser trabalhar com heróis considerados menos populares, como Homem de Ferro, Capitão América e Thor.

Apesar dos riscos, como todos nós sabemos agora, a iniciativa deu muito certo e criou um universo conectado de filmes (Marvel Cinematic Universe, como ficou conhecido) resultando em uma das franquias mais bem sucedidas da história. Assim, a diferença entre um filme “Marvel” e um filme “Marvel Studios”, é que o primeiro pode ter sido feito por outro estúdio e não está conectado ao MCU. Explicado tudo isso, você deve estar se perguntando como diabos o Homem-Aranha foi parar no filme do Capitão América e por que Homem-Aranha: De Volta ao Lar está sendo lançado pela Marvel Studios??

Vamos lá, a produtora Amy Pascal, que na época era a chefe da Sony Pictures, conseguiu chegar a um acordo com Kevin Feige, chefão da Marvel Studios para compartilharem o personagem. Após longas discussões, eles concordaram em avançar com o novo reboot. Ficou assim: O filme ainda é financiado e distribuído pela Sony Pictures (ou seja, eles pagam por 100%), e a Sony recebe a bilheteria, mas a Marvel Studios produziu o filme e foi a responsável pelo processo criativo. Isso significa que Feige ajudou a escolher o diretor e o elenco, a criar o tom e o estilo do filme. Resumindo, eles fizeram um filme do Homem-Aranha no padrão já consagrado (e de acordo com alguns, repetitivo…) da Marvel Studios.

Então, o que a Marvel ganha nesse acordo? Além de poder brincar com um brinquedo desejado há muito tempo, eles conseguem usar o Peter Parker de Tom Holland em um número definido de filmes no MCU (cinco no total, num acordo inicial, incluindo De Volta ao Lar e sua sequência). Isso também significa que agora ele está integrado ao MCU, interagindo com Homem de Ferro, Doutor Estranho, Vingadores e companhia. Ele já está confirmado em Vingadores 3 e 4. Claro que a popularidade do herói em todas essas produções é muito bem vinda.

Tem mais, embora eles não recebam nada da bilheteria, ainda possuem os direitos de merchandising do Homem-Aranha, faturando com brinquedos e qualquer coisa que leve a marca do aracnídeo. É importante ressaltar que o acordo atual vale apenas para cinco filmes. Ou seja, se tudo correr bem, eles voltarão à mesa e renegociarão para continuar assim. Ou pode ser que a Sony banque a criança birrenta e resolva ir embora levando a bola junto. Parece complicado, né? Calma que ainda pode piorar.

Tudo pode ficar ainda mais confuso se a Sony confirmar suas intenções de desenvolver um “Aranhaverso”, um universo compartilhado de filmes de heróis e vilões que passeiam pelas páginas do amigão da vizinhança, e totalmente separados do MCU.

Isso inclui um filme do Venom (já confirmado) estrelado por Tom Hardy, um filme da Gata Negra e Silver Sable dirigido por Gina Prince-Bythewood, e potencialmente filmes baseados no Mistério e Kraven, o Caçador.

Nesse caso a Marvel Studios não possuiria nenhum envolvimento nesses filmes. E pelo acordo firmado, o Homem-Aranha não pode dar as caras neles também. Sim, é isso mesmo, apesar de todos esses personagens virem dos quadrinhos do cabeça de teia, o próprio não pode aparecer (estranho né?!). É quase como se fossem dar uma festa de aniversário, mas sem o aniversariante, somente com os convidados.

Mas… daqui alguns anos vão ter que renovar esse acordo, certo? É perfeitamente possível que a Marvel Studios embarque na aventura junto, ou talvez, que aconteça uma separação nada amigável. Quem pode prever o que ainda pode acontecer?

Até agora predomina um certo ar de ceticismo quanto a esse “Aranhaverso” sem Homem Aranha. Mas e vocês? Acham que pode dar certo? Deixem suas opiniões aqui nos comentários! E se gostaram da matéria, compartilhem por aí!

Autora de A Senhora do Caos - A Viajante e o Dragão e coautora de Sociedade dos Corvos, com o conto Vida Perfeita. Nasci no Espírito Santo, mas vivo no interior paulista com minha família. Sou graduada em Pedagogia, atuo na área de administração de empresas, escritora e redatora do NerdTrip. Iniciei minha carreira literária publicando na plataforma de leitura online Wattpad e em 2016 lancei meu primeiro livro impresso. Com verdadeiro fascínio por histórias fantásticas, gibis, livros e pelo mundo nerd, sou jogadora assumida de RPG. Comecei a escrever por volta dos doze anos e convicta digo que os livros salvaram minha vida, tornaram-me um adulto mais completo e possibilitaram que obtivesse sucesso em minha carreira.

Commente

Mais lidos da semana