Connect with us

Livros

J. R. R. TOLKIEN | Numa Toca no chão vivia um Hobbit…

Publicado

em

“Que queres dizer? – perguntou Gandalf – Desejas-me um Bom dia, ou queres dizer que está um bom dia, quer eu o queira, quer não? Ou que te sentes bem esta manhã? Ou que é uma manhã para ser bom?”  Gandalf, “O Hobbit.”

Olá pessoal, hoje escrevo sobre um clássico nerd, os livros de John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido internacionalmente com J. R. R. Tolkien. Nascido em 3 de janeiro de 1892 em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão e considerado um dos maiores especialistas do assunto na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959.

Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica” e é amplamente considerado como um dos maiores autores da literatura fantástica de todos os tempos.. A suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias de O Senhor dos Anéis e influenciou gerações. Aos 81 anos de idade, então, nas primeiras horas do domingo de 2 de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien morre na Inglaterra. Bom para quem não sabe Tolkien se embebeu do cristianismo e de varias mitologias para escrever seus clássicos e também que Tolkien e C. S. Lewis foram grandes amigos durante décadas, até que a amizade se desgastou em razão de diversos motivos. Na época da morte de Lewis (em 1963) eles já não se falavam por quase dez anos.

Foto de J. R. R. Tolkien.

A publicação de “O Senhor dos Anéis” foi muito incentivada por Lewis, que aliás foi um dos primeiros a ouvir a história, juntamente com Christopher Tolkien (filho de Tolkien). Tolkien jamais deixou de admirar Lewis como amigo, embora não gostasse da maioria de seus livros, em especial “As Crônicas de Nárnia”, que entendia como sendo alegórico e infantil demais.

Historias a parte às opiniões sobre a leitura de Tolkien diferem muito, mas apesar de ser um pouco maçante vale muito apena ler. Por ser uma leitura um tanto difícil muita gente prefere “O Hobbit” do que a trilogia Senhor dos Anéis e poucos leem Silmarillion. Isso acontece pois muitas pessoas começam a ler os livros mais difíceis primeiro, o que é uma coisa totalmente errônea pois se você começa com os mais difíceis você não consegue ler os outros, para quem não sabe “O Hobbit” foi escrito para os seus filhos, quando se lê esse livro você sente um ar infantil, mas no fundo se sente o ar adulto. Já no “O Senhor dos Anéis“ é ao contrario um livro adulto com ar infantil. E Silmarillion e basicamente “A Bíblia Tolkieniana“. “Os Filhos de Húrin”, “Contos Inacabados”, “A Última Canção de Bilbo”, “A Lenda de Sigurd e Gudrún” são livros ainda sobre a temática da terra media mas que quase ninguém da importância .

Na minha opinião a leitura de Tolkien é sim muito importante, você não pode achar que entende do mundo nerd só vendo os filmes (que deixa a muita a desejar), vale apena ler,  deixo aqui uma lista de livros sobre a Terra Média na melhor ordem de leitura e uma pequena sinopse (por experiência própria acho mais confortável ler nesta ordem).

“Aquele que quebra uma coisa para descobrir o que ela é deixou o caminho da sabedoria.” Gandalf, “Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”

Os livros são:

O Hobbit – Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve-se empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder – a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres – A comitiva do anel se divide: Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o grande rio Anduin – mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos. Compre aqui !

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – O Retorno do Rei é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alterdamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente em seus detalhes. Tolkien criou em O Senhor dos Anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal. Compre aqui !

Os contos de Tolkien no cinema.

O Silmarillion – Relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. Compre aqui !

Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média – Contos Inacabados de J.R.R. Tolkien é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion – os Dias Antigos da Terra-média – até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan. Compre aqui!

Os Filhos de Húrin – Muito antes da era de O Senhor dos Anéis, Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, lança uma terrível maldição contra toda a família de Húrin, o homem que tinha ousado desafiá-lo frente a frente. Assim, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio de Morgoth, que envia seu mais temível servo, Glaurung, poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin. Compre aqui !

A Lenda de Sigurd e Gudrún – Na Balada dos Völsungs é contada a linhagem do grande herói Sigurd, matador de Fáfnir, o mais celebrado dos dragões, cujo tesouro ele tomou para si. Fala-se de como ele despertou a valquíria Brynhild; de como foram prometidos um para o outro; e de sua chegada à corte dos grandes príncipes Niflungs (ou nibelungos), com os quais obteve uma fraternidade de sangue. Nessa corte nasceu grande amor, mas também grande ódio, provocado pelo poder da feiticeira, mãe dos Niflungs. Compre aqui !

A Última Canção de Bilbo – O livro narra de forma poética a última viagem do hobbit Bilbo Bolseiro rumo ao Oeste, momento em que ele compõe sua última canção, ao mesmo tempo que relembra sua primeira grande aventura. As ilustrações que acompanham o texto contam essas duas histórias de maneira simultânea. Compre aqui !

Bom espero que tenham gostado do nosso papo e que sigam minhas dicas. Obrigado e ate a próxima…

Gostou dessa indicação? Deixe sua opinião nos comentários, é importante para nós.

A NerdTrip teve seu início no ano de 2016 com a missão de levar entretenimento, notícias, resenhas e tudo sobre o universo pop/nerd/geek. “Uma ideia na cabeça, talento e vontade em nossas mãos!”

Comente aqui!

Mais lidos da semana