Connect with us
Caraval Caraval

Livros

CARAVAL | Bem mais que um jogo – Resenha

Publicado

em

Caraval

Caraval: bem vindo ao jogo. (Foto: Nerdtrip Oficial)

Caraval é um livro escrito por Stephanie Garber, lançado em 2016 pela editora Novo Conceito. Recentemente o livro se tornou uma das principais recomendações entre a comunidade literária que não dispensa um bom plot com uma história envolvente.

Caraval: Quando o jogo e a realidade entram em conflito

 A fama dos mistérios e magia que Lenda e sua trupe oferecem no Caraval é conhecida por todo o povo de Trisda. Ainda que todos tivessem curiosidade para ver de perto a magia do Caraval, nenhum habitante já teve tanto desejo de conhecer Lenda quanto Scarlett Dragna. Desde criança, a garota sonhava com o dia em que finalmente o conheceria, e as histórias contadas por sua avó só a deixavam mais ansiosa para que essa data chegasse.

No entanto, Scarlett e sua irmã Donatella parecem ter nascido condenadas a viver para sempre sob o mesmo teto que o governador Dragna, um homem poderoso e respeitado, mas um pai cruel e amargurado que faz questão de descontar toda a raiva nas filhas. Ainda assim, Scarlett se manteve esperançosa e escrevia inúmeras cartas para Lenda, implorando para que ele a enviasse um convite.

Com o passar do tempo, após nunca obter respostas, ela acabou desanimando e decidiu esperar por seu misterioso noivo, uma figura oculta com quem estava de casamento marcado e trocava cartas na esperança de escapar da relação familiar tóxica e livrar sua irmã mais nova das garras do temido pai.

“O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo.”

Autora Stephanie Garber

Stephanie Garber, autora de Caraval. (Imagem/divulgação)

Primeiras impressões

Mais breve do que se possa imaginar, a história ganha um salto surpreendente e somos envolvidos em uma ambientação repleta de figuras enigmáticas que entram no caminho de Scarlett, incluindo o irresistível Julian, um marinheiro que parece esconder muitos segredos. Apesar do desejo de Scarlett de conhecer o mundo além das ilhas conquistadas, ela ainda se sente presa por seus traumas do passado.

Um evento misterioso acaba mudando completamente a visão de Scarlett sobre o Caraval – e até de si mesma. Agora, por conta própria e forçada a deixar sua versão mais insegura para trás, ela precisa confiar nos próprios instintos para resolver um mistério que só depende dela.

Ainda que o início seja um tanto dramático e lento, a obra não desaponta ao ganhar força através das primeiras reviravoltas – que não são poucas. A autora consegue instigar a imaginação dos leitores e quando menos esperamos, estamos completamente envolvidos pelo Caraval.

“Os sentimentos de Scarlett vieram em cores mais vívidas que o normal. O vermelho urgente do carvão em brasa. O verde ávido dos novos brotos de grama. O amarelo frenético das penas dos pássaros em movimento. Ele finalmente havia respondido.”

Conclusão

Captando o leitor com uma atmosfera repleta de magia, a obra serve uma dose fantasia acompanhada de ambientação circense de uma forma encantadora. A narrativa consegue ser fluída, fazendo com que o leitor não queira desgrudar os olhos da página enquanto não soluciona o mistério junto a Scarlett.

Sendo assim, se o desejo da autora era  criar uma história que aguça a curiosidade e nos faz devorar as páginas em pouco tempo, a missão de despertar as mais loucas teorias e deixar os leitores confusos com tantas possibilidades foi cumprida com sucesso.

No entanto, como nem tudo são flores, algumas vezes a autora cai no hábito de repetição e em algumas partes a leitura parece entediante.

Vale a pena ler?

Ainda assim, Caraval é uma leitura muito convidativa, fazendo com que o interesse principalmente sobre o enigmático Lenda aumente a cada página. E pouco a pouco acabamos como Scarlett e Donatella, envolvidas pelo mistério do Caraval. Acompanhamos o desenvolvimento de Scarlett de uma maneira envolvente e claro, torcemos para que ela consiga cumprir sua missão o mais rápido possível, afinal, o Caraval está quase no fim…

Vale ressaltar que Stephanie aborda muito mais que mistério e flertes, e sua obra também se torna uma história sobre o forte vínculo entre irmãs, capaz de ultrapassar qualquer obstáculo e sobreviver as mais insanas experiências.

E se você gosta de obras com Plots interessantes e que deixam a história ainda mais envolvente, essa é uma trama perfeita para você.

Inclusive, não esqueça de tornar a leitura ainda mais imersiva com uma Playlist exclusiva com músicas inspiradas na história.

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Confira também:

23 anos, apaixonada por cultura pop oriental e jogos, viciada em livros, mangás e o melhor do mundo Geek.

Comente aqui!
Advertisement

Mais lidos da semana