Connect with us

Tecnologia

PS5, XBOX Series S e X ou PC | Qual é o certo para você?

Publicado

em

Apesar do recente lançamento dos consoles da nova geração, ainda existe uma dúvida no ar entre gamers que querem tomar a melhor decisão de compra possível: PS5, XBOX Series X e S ou PC, qual o hardware comprar? Veja a seguir os principais motivos para investir em cada uma das alternativas do mercado.

A nova geração de consoles vs PC

Naturalmente, as especificações de qualquer PC que você compre ou construa são limitadas apenas pelo quanto você poderá investir, mas iremos analisar alguns dos principais componentes que são comparáveis ​​ao que o PS5 e XBox Series X oferecem. O AMD Ryzen 7 3700X tem a mesma contagem de núcleos da CPU dos consoles, e a RTX 2080 Super GPU da Nvidia forneceria uma jogabilidade 4K confiável completa com a tecnologia de ray tracing. Com uma rápida análise do mercado pode-se reparar que apenas o custo de uma placa de vídeo dessa categoria chegaria próximo ao do console inteiro, trazendo assim uma vitória incontestável para os consoles no fator preço.

Por ter sido feito com o aspecto de jogos em foco, os consoles ganham uma vantagem na conveniência da fácil instalação, principalmente comparada a de um computador comprado por peças separadas, assim como possuem uma interface amigável que torna a experiência do usuário muito mais simples, sem a necessidade de instalar drivers e softwares de terceiros para poder rodar jogos. A simplicidade dos consoles fazem com que os mesmos sejam uma das melhores portas de entrada para o mundo dos jogos.

Outro fator importante a se considerar é a duração da relevância dos consoles comparadas a um PC. O PS4 que teve seu lançamento em 2013, possuindo uma placa gráfica equivalente a uma GTX 750 e apesar disso, com os constantes upgrades na parte de software providos pelas empresas envolvidas no desenvolvimento do console e dos jogos, ele ainda é capaz de rodar lançamentos em Full HD a constantes 60 quadros por segundo (menos você, cyberpunk), um feito que jamais seria capaz de ser realizado no PC utilizando uma placa de vídeo de mais de 7 anos.

Com tudo isso dito, iremos agora analisar mais tecnicamente cada hardware individualmente para saber qual é a melhor escolha para cada usuário.

PS5

 • Specs

O PS5 vem equipado com um processador AMD Zen 2 de 8 núcleos de 3,5GHz, bem como uma placa de vídeo AMD RDNA 2 personalizada com 10,28 teraflops de poder de computação e frequência de 2,230GHz. Também conta com 16 GB de memória RAM e um SSD NVMe de 825GB personalizado com uma velocidade de carregamento de 5,5GB por segundo. Outras especificações importantes incluem suporte para áudio 3D, uma unidade Blu-ray 4K, recursos de ray tracing e a capacidade de renderizar conteúdo em resolução de até 8K e 120 quadros por segundo (porém não em conjunto). Mas, realisticamente, você deve esperar que a maioria dos jogos almeje 60 quadros por segundo constantes na resolução 4K.

• Vantagens do PS5

Uma das maiores vantagens em relação ao seu principal rival, o XBox Series X, está nos seus novos controles DualSense. A principal adição do título é o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis. Essa tecnologia, incorporada aos gatilhos e ao corpo do controle, permite que os jogadores sintam as ações do jogo, como puxar a corda de um arco ou dirigir na lama densa. É extremamente impressionante e pode criar algumas sensações verdadeiramente incríveis que ajudam a tornar os jogos mais imersivos. Além disso, o DualSense tem seu próprio microfone embutido, e você pode usá-lo para conversar com seus amigos online sem usar um gamepad.

Também foi constatado que após testes recentes feitos pelo canal Digital Foundry no youtube que o PS5 vem demonstrando ter uma perfomance superior ao XBox Series X apesar da especulação inicial de que isso seria ao contrario baseado no fato de que a placa gráfica do mesmo teria um poder computacional de 12 Teraflops e 52 CUs comparado com apenas 10.3 Teraflops e 36 CUs do PS5. O resultado do teste aponta que em múltiplos títulos como Devil May Cry 5, Assassin’s Creed Valhalla, Dirt 5 e Call of Duty:Black Ops Cold War o PS5 vem demonstrando ter mais quadros por segundo quando jogado no modo de “alta frequência de quadros por segundo”, chegando a obter quase 40 quadros por segundo a mais que seu competidor.

Xbox Series X

• Specs

Assim como seu rival, o Xbox Series X conta com uma configuração semelhante porém ainda melhor em questão de puro hardware, acompanhando também um processador da arquitetura Zen 2 da AMD de 8 núcleos porém chegando a uma frequência de 3,8GHz. Sua Placa de vídeo também é a AMD RDNA 2, dessa vez com 12 teraflops e 1,825GHz de frequência, 16GB de memória RAM e 1TB de SSD NVMe e driver óptico para discos. O console também é capaz de reproduzir os recursos de ray tracing, assim como conteúdo em uma qualidade de até 8K e 120 quadros por segundo em resoluções mais baixas.

• Vantagens do Xbox Series X

Apesar de ser ligeiramente mais potente em hardware que o PS5, a maior vantagem que o Xbox Series X conta é o mesmo que o XBox One tinha sobre o PS4: O Xbox Game Pass. Não há nada como o Xbox Game Pass na indústria de jogos. Existem outros serviços semelhantes, como o EA Access ou o PS Now, mas o Game Pass é o melhor. Os assinantes têm acesso a um enorme catálogo de jogos que está em constante atualização, assim como a Netflix faz a cada mês. Esta biblioteca inclui acesso a todas as exclusividades da Microsoft no primeiro dia. Dado o fato de que a Microsoft aumentou seriamente sua produção original, adquirindo vários estúdios de desenvolvimento no processo, isso se tornará muito mais valioso do que nunca com o Xbox Series X – tanto para os consumidores quanto para a Microsoft.

Outro fator importante para jogadores que gostam de games retro é a capacidade dos novos consoles da Microsoft de emularem diversos consoles de gerações antigas através de um aplicativo chamado RetroArch, apesar da Microsoft não permitir emuladores de jogos em sua loja, eles oferecem um método oficial para ativar o “Modo de Desenvolvedor” nos consoles Xbox da geração atual, incluindo o Xbox Series S e o Series X, fazendo assim com que o RetroArch possa ser utilizado facilmente sem a necessidade de desbloquear o console.

Xbox Series S

• Specs

O irmão menor da nova família da Microsoft de consoles conta com uma configuração um pouco menos robusta que a competição, porém não é nada para ser ignorado. Seu processador é um AMD 7nm personalizado de 8 núcleos com uma frenquência de 3,6GHz, sua placa de vídeo é mais uma vez a AMD RDNA 2, com modestos 4 teraflops e 1,565GHz de frequência, 10GB de memória RAM e 512GB de SSD NVMe. Possui suporte para ray tracing e chega a uma resolução máxima de 1440p, com uma taxa de quadros máxima de 120.

• Vantagens do Xbox Series S

Caso dinheiro seja um fator muito relevante para a sua decisão é difícil competir com o Series S. Enquanto seus competidores estão sendo vendidos por mais de 4,5mil reais, é possível encontrar este console por menos de 2,6mil, levando de longe a vitória na categoria de custo x benefício, e ainda sim não deve ser subestimado em relação a sua performance, principalmente se seu painel de reprodução dos jogos for apenas capaz de 60hz, fazendo com que seja irrelevante a necessidade de mais do que 60 quadros por segundo, o que o console dá conta facilmente em qualquer resolução disponível nele. O Series S também leva a vantagem de utilizar o Xbox Game Pass por ser uma plataforma infinitamente superior as outras disponíveis.

Além disso tudo, ele ainda possui a mesma vantagem do seu irmão maior, podendo se transformar em uma máquina poderosa de emulação pela facilidade de instalação do RetroArch. Jogadores que tem a intenção de apenas ter um hardware exclusivo para emulação tem uma escolha fácil em suas mãos.

PC

• Specs

Como você deve imaginar, os specs de um PC variam drasticamente com a necessidade do usuário e não necessariamente irá precisar ter configurações superiores aos consoles para atender a todos. Por questões de comparação de preço, atualmente o que seria possível comprar de melhor com o mesmo preço que se paga em um console da nova geração seria algo como um Ryzen 5 3600 acompanhado de uma placa mãe B450M ou i5 9400F juntamente de uma placa mãe B365M. O PC acompanharia também uma placa de vídeo da Nvidia RTX 2060, para competir com a capacidade de ray tracing dos consoles porém ainda se mantendo na faixa de preço, 16GB de memória RAM, uma fonte de no mínimo 500W reais e um SSD Sata de 512GB. Este computador chegaria próximo dos 5.5mil reais facilmente e infelizmente não chegaria tão perto da performance que os consoles oferecem, fazendo com que PCs tenham o pior custo benefício da lista quando a questão é puramente jogar.

• Vantagens do PC

Caso dinheiro não seja uma questão de muita relevância na escolha de seu hardware (compre todos logo, ora), um PC é definitivamente a maquina mas versátil que você poderá adquirir. Contando não apenas com a escolha unicamente da performance de seu setup, o usuário também pode escolher por uma vasta gama de designs diferentes. PCs podem ser muito pequenos e ainda mais poderosos que os consoles da nova geração, como também podem realizar tarefas de produtividade que não é possível através dos consoles, efetivamente dando mais utilidade para o dinheiro investido no hardware. Também sempre existe a opção de notebook gamers, e por incrível que pareça, eles estão ganhando mais espaço no mercado e podendo ser recomendados para gamers mais exigentes.

Outro fator relevante para algumas pessoas (incluindo a mim) é a “exclusividade” de certos títulos para computador. Certos jogos de eSports como League of Legends, CS ou Valorant só realmente possuem esse aspecto competitivo na plataforma de computador. No caso do LoL ele sequer possui uma versão para consoles atualmente, Valorant tem planos futuros para a adaptação e CS já possui, porém a competitividade relacionada a esporte eletrônico acaba sempre ficando na parte do PC, muita das vezes por esses jogos serem mais optimizados para jogar com um mouse e teclado.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

Entusiasta de tecnologia, jogos competitivos e cenário de e-sport de modo geral.

Comente aqui!

Mais lidos da semana