Connect with us

Anime

DEATH NOTE | Anime está sendo usado para fins políticos em Honduras

Publicado

em

“Este mundo está podre…”

YAGAMI, Light

Death Note é uma anime que tem ganhado destaque novamente em 2021, não por sua história ou por novas produções relacionadas à série, mas sim por suas utilizações pela mídia para incursões políticas diversas. Enquanto no Brasil uma rede de TV em outubro fez uso do anime para promover uma reportagem sensacionalista com fins políticos obscuros por trás envolvendo o sistema de Classificação Indicativa, foi a vez de Honduras, um país situado na América Central, fazer uso da série.

No entanto, o anúncio com a presença do protagonista Light Yagami, que chamou a atenção, parece ter uma finalidade diferente do que foi vista por aqui e do que era esperado em tempos de política quando o assunto está em alta. Isso porque a ação foi organizada por uma ONG intitulada “Observatorio Democrático Juventud Honduras” (Observatório Democrático da Juventude de Honduras em português) e teve como objetivo encorajar o voto popular no país que encontra-se atualmente no período de eleições presidenciais. Veja a imagem contendo o personagem que foi postada nas redes sociais:

Com os dizeres na imagem “O poder está em suas mãos, Neste 28 de Novembro vote!” e uma legenda que afirma “Se não votar, outros decidirão por você, e de nada adiantará queixar-se quando não encontrar trabalho e oportunidades”, a idéia partiu da proposta de incentivar o público jovem do país, cuja adesão popular à democracia é a mais baixa entre países da América Latina, a participar do exercício eleitoral escolhendo seus representantes, sem indicar aparentemente preferência a um ou outro candidato. O aparente uso de um personagem de um anime famoso provavelmente teve base no apelo que a produção teria entre os jovens. A imagem também foi localizada exposta em um muro em Tejucicalpa, capital do país. A Shueisha, que detém os direitos do personagem e da obra, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Death Note pode ser assistido nos serviços Netflix, Funimation e Crunchyroll. Já o mangá é publicado pela Editora JBC.

Fontes: ANN, Observatorio Democrático Juventud Honduras (facebook)

E você?? O que acha do uso de personagens da cultura pop para fins políticos? Comente aqui em baixo.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR


A RODA DO TEMPO | Resenha do episódio “A Partida” (01×01) 

COWBOY BEBOP | Linha de bebidas em homenagem ao anime é anunciada

ROUND 6 | Homem é condenado por contrabandear série na Coreia do Norte

SWORD ART ONLINE | Assista aos primeiros minutos do novo filme

CRÍTICA LITERÁRIA | Billy Summers de Stephen King

29 anos, psicólogo de formação e fã de animes, mangás, dublagem e jogos por essência, além de cosplayer (só quando o financeiro permite).

Comente aqui!

Mais lidos da semana