Connect with us

Colunas

DE VOLTA AO PASSADO | A queda de Murdock – por REX – O cachorro nerd

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje vamos falar um pouco sobre A queda de Murdock.

Em 1986, Frank Miller, com a arte de David Mazzucchelli, resolveram criar um clássico para a Marvel. Frank Miller vinha de uma escola, de uma geração nova de criadores com ideias revolucionárias para suas histórias. Com uma temática urbana, violenta e sem rodeios ele pega um personagem carismático como o Demolidor e resolver fazer as seguintes perguntas: “O que aconteceria se um vilão poderoso e influente como o Rei do crime descobrisse a identidade de um herói? E se fosse o certinho do Demolidor? O que aconteceria?”. Pois bem, a saga A QUEDA DE MURDOCK veio pra responder essas perguntas.

Tudo começa quando a ex-namorada do herói, Karen Page, após terminar o relacionamento com Murdock resolve tentar virar atriz e modelo na Califórnia, e como estamos falando de Frank  Miller aqui, obvio que não tem sucesso e acaba caindo em desgraça e se envolvendo no mundo da prostituição, indústria pornográfica e se viciando em drogas. A queda de Karen é ainda maior do que a de Murdock e num ato de desespero e possuindo a identidade do herói, ela negocia seu nome por uma chance sustentar seus vícios. E claro, uma informação tão valiosa acaba caindo nas mãos do Rei do crime, Wilson Fisk, que agora na posse da identidade do seu inimigo jurado resolve não atacar diretamente o Demolidor, mas sim o seu alter ego Matt Murdock e planeja destruir, lentamente e impiedosamente, todos os alicerces da vida do herói. Essa é uma das partes mais inteligentes do roteiro do Miller, não é um supervilão atacando o herói e sim um Gangster poderoso e humano atacando com todo o poder do submundo o alter ego do herói. O ataque é contra o Matt Murdock e a sua vida.

Primeiro Fisk ataca a base da vida de Murdock, retirando dele seu acesso ao dinheiro do banco, sua licença de advogado colocando-o sob suspeita de crime e através de sua rede de influencia conseguindo condena-lo, ataca usando seus contatos na receita federal que passam a investigar as finanças de Murdock, retirando assim seu acesso financeiro, sua casa, seu escritório e recursos. Ao mesmo tempo, Fisk planta em Murdock, que até o momento não suspeita das manobras do Rei, uma crescente paranoia até mesmo contra seus amigos mais próximos, que também sofrem ataques promovidos pelo Rei, isolando ainda mais nosso herói.

Miller abusa de alegorias religiosas nos seus trabalhos e sendo Murdock um herói declaradamente católico, Miller não perderia a oportunidade de inserir certas ideias e alegorias no seu trabalho aqui, tanto que as sete edições da saga se chamam: Apocalipse, Purgatório, Pária!, Renascido, Salvo, Por Deus e pela Pátria e termina com Armagedon.

Murdock acaba sem casa, emprego, amigos e morando na rua. Sua queda atinge o ponto mais baixo possível e nosso herói quase enlouquece e por muito pouco não morre pelas mão do Rei do crime ao tentar confronta-lo e nesse ponto, Wilson Fisk vê o ápice das suas maquinações tão bem orquestradas e ao derrotar fisicamente seu inimigo, ordena que joguem o mesmo no rio para a morte. Acaba que Murdock não morre dentro do táxi que estava trancado e é salvo por uma freira e acaba sendo cuidado por ela na Missão local e descobre que a mesma na verdade é Maggie Murdock, sua mãe. Somente depois dessa experiência de quase morte, nosso herói começa a se reerguer com um novo propósito, mais centrado, mais frio, mais organizado. Matt se recupera e decide reclamar sua vida de volta e começa a agir pelas sombras, buscando respostas, nesse momento, Wilson Fisk percebe que não tem mais nada pra retirar do herói, tentou por fim mata-lo, mas fracassou e um homem que não tem nada à perder é um homem perigoso e com isso a paranoia e o medo se instalam no coração do Rei.

Fisk continua mais e mais paranoico ao saber que Murdock pode ainda estar vivo, já que não encontraram seu corpo no táxi. Ele tenta armar outros planos para fazer com que o herói reapareça. Um envolvendo um paciente psiquiátrico vestido de Demolidor enviado para matar Foggy Nelson e outro com seus contatos militares e contratando o mercenário ultranacionalista Bazuca. Os dois planos fracassam, e acabam chamando a atenção até do Capitão América e os Vingadores.

Após uma batalha que destrói boa parte da Cozinha do Inferno, o Demolidor consegue derrotar Bazuca e levá-lo até seu amigo Ben Urich que escreve uma matéria revelando o acontecido e expondo Wilson Fisk que vê sua fachada de homem de negócios ser severamente abalada, ele perde o respeito da maioria de seus comandados e sua influência se esvai.

Matt Murdock venceu e poderá enfiam se reerguer.

Para os amantes de um bom quadrinho, A queda de Murdock é uma leitura indispensável, seja pelo roteiro de Miller, que aqui estava afiadíssimo ou pela bela arte de Mazzucchelli, nesse que é um dos grandes momentos da Marvel nos quadrinhos.

Eu sou o Rex, o cachorro nerd e você não deveria ter assinado a sua obra, Fisk!

____________________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

____________________________________________________________________

Leia também:

NERDTRIP NEWS | KEVIN SPACEY: A ÚLTIMA CENA? – Por Scheila

ANIMAIS FANTÁSTICOS 3 | Os Segredos de Dumbledore na HBO Max

NERDTRIP NEWS | Morre Ray Liotta – Por REX – O cachorro nerd

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e Surpresas Escondidas em “Fantasmas de Ilyria” (1×3)

GAMES | Jogos de graça por Rex – O cachorro nerd.

 

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana