Connect with us
fantasmas de Ilyria-curiosidades-capa fantasmas de Ilyria-curiosidades-capa

Séries

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e Surpresas Escondidas em “Fantasmas de Ilyria” (1×3)

Publicado

em

Fantasmas de Ilyria é o terceiro episódio da série Strange New Worlds, derivada da Série Clássica e de Star Trek: Discovery. A série que até o momento não nos decepcionou nenhuma vez, tem arrancado elogios de críticos e fãs.

Sendo assim, mais uma vez levantamos as curiosidades e surpresas escondidas do episódio. Caso você tenha perdido a análise de Fantasmas de Ilyria, clique aqui. Se notou algum erro ou se achou um easter egg que não colocamos, deixe nos comentários.

Desnecessário dizer que o texto abaixo contem muitos spoilers!

Curiosidades

Este é o primeiro crédito de direção em uma série de Jornada nas Estrelas para Leslie Hope, que começou sua carreira como atriz e na última década trabalhou tanto atrás quanto na frente das câmeras. Hope já apareceu em um episódio de Deep Space Nine em 1998, interpretando Kira Meru, mãe de Kira Nerys.

As cenas em Hetemit IX foram filmadas no local de entretenimento à beira-mar Ontario Place, em Toronto.

fantasmas de iliria-curiosidades-ontario

Parque Ontário Place, em Toronto. Imagem da internet

Esta é a primeira vez que vemos o grupo avançado utilizando jaquetas de desembarque. Embora elas tenham aparecido no episódio piloto “The Cage”, elas não foram mais utilizadas na Série Clássica.

fantasmas de ilyria-curiosidades-jaqueta

Grupo vestindo jaquetas de proteção. Imagem da internet

A enfermaria da USS Enterprise mostrou ter um segundo nível extra que pode ser aberto para emergências. Até então, por questões orçamentárias, a enfermaria da nave era um ambiente um tanto reduzido.

fantasmas de Ilyria-curiosidades-enfermaria

Cena na enfermaria auxiliar. Imagem de divulgação da Paramount+

Esta é a primeira confirmação completa de que La’an está relacionado com Khan. Una até diz seu nome completo. Tanto Una quanto La’an estão muito familiarizados com a história das Guerras Eugênicas de uma forma que a maioria das pessoas na Frota Estelar não está. Observe que esta conversa ocorre em particular, e Spock não está por perto. Isso ajuda a preservar o cânone porque no episódio “A Semente do Espaço” (Space Seed, primeira temporada da Série Clássica) Spock faz questão de dizer a todos que os registros oficiais das Guerras Eugênicas não eram claros.

Mesmo assim, tanto Una quanto La’an têm informações que estão bem fora dos registros históricos da Frota Estelar. Isso acontece devido a participação pessoal de cada uma nesses eventos. Embora a própria La’an não seja um “aprimoramento” genético, ela é descendente de um. Já Una é geneticamente modificada, o que também explicaria por que ela sabe tanto sobre esse aspecto da história da Terra.

Além de um antigo sextante de navegação de navio, a mesa de Pike inclui uma réplica da estátua de bronze “Trooper of the Plains” do artista do início do século XX, Frederic Remington.

fantasmas de ilyria-curiosidades-estatua

Estátua Trooper of Plains. Imagem da internet

Surpreendentemente, o alferes Lance (Daniel Gravelle) parece ter sobrevivido e não caiu no destino dos “camisas vermelhas”, algo bastante comum na Série Clássica. Será que Strange New Worlds pretende mudar esse paradigma?

fantasmas de ilYria-curiosidades-alferes

Alferes Lance e sua camisa vermelha. Imagem do episódio.

 

Surpresas Escondidas (easter eggs)

Ilirianos apareceram pela primeira vez em Enterprise, no episódio “Relatório de Danos” (Damage, terceira temporada). Na época, eles ainda possuíam uma crista na testa. Considerando que Una é uma Iliriana, então a espécie está presente desde o episódio piloto! Os ilirianos a qual Una faz parte foram mencionados pela primeira vez em romances de Jornada nas Estrelas, incluindo aqueles anteriores ao episódio citado. Muitos deles não eram considerados canônicos, até agora.

fantasmas de Ilyria-curiosidades-iliriano

Iliriano no episódio “Relatório de Danos”. Imagem do episódio

Começamos com o livro de 1988 Vulcan’s Glory (escrito pela incrível autora DC Fontana, famosa pelos seus roteiros da Série Clássica) onde se estabeleceu pela primeira vez que a Número Um era iliriana. Vários romancistas seguiram esse conceito depois, como o romance de David Mack para Star Trek: Discovery, chamado Desperate Hours. O livro apresentava as tripulações do Shenzhou e da Enterprise se unindo antes da segunda temporada de Discovery (inclusive antes de Anson Mount, Ethan Peck, e Rebecca Romijn terem sido escalados para seus respectivos papéis).

Curiosamente, nesses livros, ser iliriano não carregava nenhum estigma negativo, nem sequer era um problema como a série apresentou.

Tempestades de íons é algo que causou muitos problemas na Série Clássica. Foi uma tempestade de íons combinada com o transportador que fez com que um grupo de desembarque liderado por Kirk saltasse para o Universo Espelho, no episódio “O Espelho” (Mirror, Mirror, primeira temporada da Série Clássica). O mesmo aconteceu em “O Passado é Prólogo” (Past Prologue, primeira temporada de Star Trek: Discovery).

fantasmas de Ilyria-curiosidades-espelho

Tripulação do Capitão Kirk no Universo Espalho. Imagem do episódio

La’an e Una lutam na engenharia durante uma falha na contenção do reator de dobra. Kirk e Khan lutaram em uma situação parecida na engenharia, durante o episódio “A Semente do Espaço” (Space Seed). Inclusive, a cor de seus uniformes são parecidos em ambos os episódios.

A série Star Trek: Lower Decks estabeleceu claramente que oficiais juniores e cadetes não apenas têm companheiros de quarto, mas muitas vezes têm beliches minúsculos que podem ser selados. Uhura tem companheiros de quarto na Enterprise da mesma forma. Ela também usa o mesmo distintivo de cadete que Tilly utiliza em Star Trek: Discovery – que também divide o quarto com Michael Burnham.

Quando a Número Um atordoa Hemmer, o efeito sonoro do phaser é o mesmo utilizado na Série Clássica.

Una se revela uma iliriana aprimorada em situação parecida a de Bashir fazendo o mesmo no episódio “Doutor Bashir, eu presumo” (Doctor Bashir, I presume; quinta temporada de Deep Space Nine).

O Dr. M’Benga está mantendo sua filha gravemente doente no buffer padrão do transportador, indefinidamente. Esse truque foi visto pela primeira vez no episódio “Relíquias” (Relics, sexta temporada de A Nova Geração), no qual o engenheiro Scotty se armazenou no buffer por mais de 70 anos.

fantasmas de ilyria-curiosidades-relics

Cena do episódio Relíquias

Una deletando seu último registro pessoal parece uma homenagem a Sisko fazendo o mesmo no final do episódio “A Qualquer Preço” (In the Pale Moonlight, sexta temporada de Deep Space Nine).

Anteriormente, em Strange New Worlds:

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e surpresas escondidas de “Strange New Worlds” (1×1)

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e surpresas escondidas de “Filhos do Cometa” (1×2)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

GAMES | Jogos de graça por Rex – O cachorro nerd.

HOMEM-ARANHA NA HBO MAX| Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa já tem data de lançamento na HBO Max.

LOVE, DEATH + ROBOTS | 3º Temporada episódio a episódio – Crítica do Obelix

STRANGE NEW WORLDS | Análise do episódio “Fantasmas de Ilyria” (1×3)

OUTER RANGE (ALÉM DA MARGEM) S01 – Ideal para as viúvas de Dark!! | Crítica do Neófito

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana