Connect with us
snw-curiosidades-capa snw-curiosidades-capa

Séries

STRANGE NEW WORLDS | Curiosidades e surpresas escondidas de “Strange New Worlds” (1×1)

Publicado

em

Strange New Worlds

Nem bem a série fez a sua estreia e o primeiro episódio veio recheado de easter eggs e muitas referências à franquia de Jornada nas Estrelas. 

Não se esqueça de que existem spoilers no texto!

 

Curiosidades

Spock diz a Pike que já se passaram “três meses”, deixando subentendido sobre os eventos da segunda temporada de Discovery. Isso significa que ainda é 2258 ou talvez o início de 2259.

Com a adição deste episódio, Jess Bush é a terceira atriz a interpretar o papel de Christine Chapel. Majel Barrett Roddenberry originou o papel na Série Clássica, enquanto uma atriz não creditada retratou sua contraparte de realidade alternativa.

snw-curiosidades-chapel

Jess Bush como Enfermeira Chapel. Imagem de divulgação.

Celia Rose Gooding se torna a terceira atriz a interpretar o papel de Nyota Uhura. Nichelle Nichols o fez na Série Clássica, enquanto Zoë Saldana interpretou sua contraparte de realidade alternativa nos filmes Star Trek, Star Trek Into Darkness e Star Trek Beyond.

Babs Olusanmokun é o segundo ator a interpretar o papel do Dr. M’Benga. Booker Bradshaw originou o papel na Série Clássica no episódio “Uma Guerra Particular” (A Private Little War).

snw-curiosidades-doutores

Booker Bradshaw à esquerda e Babs Olusanmokun à direita. Imagem da internet.

Adrian Holmes se torna o primeiro ator a interpretar Robert April em live-action e o segundo ator a retratá-lo. James Doohan dublou o personagem na Série Animada, no episódio “Paralelos” (The Counter-Clock Incident).

strangenewwrolds-robert-april

Robert April ganhando carne e osso. Imagem do episódio.

Gia Sandhu é a terceira atriz a interpretar T’Pring. A atriz Arlene Martel interpretou T’Pring adulto enquanto Mary Rice interpretou a versão jovem, ambas no episódio “Tempo de Loucura” (Amok Time), da Série Clássica.

A canonicidade de Robert April esteve em debate por muito tempo, uma vez que assumia-se que A Série Animada não era parte da continuidade de Jornada nas Estrelas. Mas em um momento na primeira temporada de Star Trek: Discovery, no episódio “Escolha sua Dor” (Choose Your Pain), quando Saru pesquisou os capitães da Frota Estelar, na lista estavam Pike, Georgiou, Archer e Robert April. Na segunda temporada de Discovery, no episódio “Irmãos” (Brothers) fica estabelecido que Pike serviu como primeiro oficial na Enterprise a comando de April.

snw-curiosidades-lista-capitao

A Lista de Capitães de Saru. Imagem do episódio

Alguns fãs podem achar o noivado de Spock com T’Pring uma espécie de violação do cânone, mas a verdade é que vários escritores da Série Clássica (incluindo o romance Vulcan’s Glory de Dorothy Fontana) especularam ou criaram cenários em que Spock e T’Pring se conheceram antes dos eventos de “Tempo de Loucura” (Amok Time). Strange New Worlds acontece aproximadamente em 2258 ou 2259, enquanto os eventos de “Tempo de Loucura” – onde Spock entra “no cio” e luta até a morte com Kirk – acontecem em 2267. Isso significa que Spock e T’Pring têm um longo noivado.

Spock abandona T’Pring na cama momentos por causa do chamado do Capitão Pike. Considerando o quão distante ele se tornou dela na Série Clássica, não é a toa que ela o abandonou por causa de outro vulcano, como visto em “Tempo de Loucura”. Seu noivo era mais fiel ao trabalho que a ela.

No final do episódio de Strange New Worlds há uma singela dedicatória à pessoa de April Nocifora. Ela faleceu no ano passado com 53 anos, devido a um câncer. Segundo o Memory Alpha, April Dawn Nocifora foi produtora e trabalhou em várias funções durante toda franquia de Jornada nas Estrelas, com mais de 30 anos de trabalho, iniciando em A Nova Geração. Seus trabalhos incluem Voyager, Deep Space Nine, Discovery, Short Treks, Picard e a produção inicial de Strange New Worlds.

Foto de April Nocifora na internet

 

Surpresas Escondidas (easter eggs)

Pike está assistindo ao filme de ficção científica de 1951 O Dia em que a Terra Parou e aparentemente ele o faz muitas vezes. Esse talvez seja uma das maiores surpresas que este episódio nos traz. Primeiro, o filme é dirigido por Robert Wise, que além de dirigir filmes como A Noviça Rebelde, também dirigiu Jornada nas Estrelas: O Filme, em 1979. O enredo do filme é ainda mais interessante, uma vez que nele o alienígena Klaatu interfere diretamente em uma cultura menos desenvolvida para evitar que ela se destrua por uma guerra nuclear. É exatamente a mesma atitude de Pike mais adiante no episódio.

snw-curiosidades-filme

O Dia em que a Terra Parou. Cena do filme

O capitão Pike ignora seu comunicador mas é diretamente confrontado por um oficial da Frota Estelar em uma nave auxiliar logo na sequencia. O mesmo acontece com o capitão Kirk em Jornada nas Estrelas V: A Fonteira Final. Uhura aparece em uma nave auxiliar para buscá-lo no Parque Yosemite onde estava acampando com Spock e o doutor McCoy.

Spock diz “fascinante”. Este bordão é famoso e se originou com o episódio “O Ardil Corbomite” (The Corbomite Maneuver) da primeira temporada da Série Clássica. “O Ardil Corbomite” foi o primeiro episódio regular da Série Clássica que foi filmado após os dois primeiros pilotos.

A nave a qual Una tenta fazer o Primeiro Contato no planeta Kylie 279 é chamada USS Archer. Interpretado por Scott Bakula, Archer foi o capitão da primeira nave estelar Enterprise, a NX-01. Uma outra nave com mesma designação foi referida no filme Jornada nas Estrelas: Nemesis, lançado um ano após o lançamento da série Enterprise.

Scott Bakula interpretando o Capitão Archer. Imagem da internet

O modelo da nave USS Archer do século XXIII tem uma única nacele, muito parecida com o modelo da USS Kelvin, do reboot de Star Trek para o cinema em 2009.

O capitão Pike é levado a bordo da Enterprise por uma nave auxiliar que tem um formato muito parecido com os das naves auxiliares da Série Original. A nave que o leva é a Stamets, em homenagem a Paul Stamets, astromicologista da USS Discovery, interpretado por Anthony Rapp. Convém lembrar que a homenagem existe por que supostamente o personagem está morto, já que os eventos envolvendo a Discovery são considerados confidenciais.

Pike refere-se ao seu chefe de transporte como “Chefe Kyle”. Este personagem já existia na Série Original e foi interpretado pelo ator inglês John Winston. O personagem original ficou sem nome durante vários episódios, até ser chamado de “Senhor Kyle” por Spock no episódio “Lamento por Adônis” (Who Mourn for Adonai), na segunda temporada da Série Clássica. Em Strange New Worlds, o personagem é interpretado por Andre Dae Kim.

snw-curiosidades-kyle

John Winston interpretando o Chefe Kyle na Série Clássica. Imagem do episódio

Na sala de reunião, enquanto o grupo avançado se prepara, é possível ver um Mapa Estelar, recheado de nomes conhecidos de outras séries da franquia. Cardássia e Bajor, por exemplo, nos mostra que a Federação tinha conhecimento dos cardassianos cem anos antes de A Nova Geração. Outros nomes incluem Vulcano, Andoria e Trill, além de Sigma Draconis, Talos e Coridian. Um lugar em interessante é a indicação da estrela Wolf 359, local de batalha da Federação contra os borgs, que mudou a vida de Jean-Luc Picard e de Benjamin Sisko. De fato, há tantas referências ali que daria pra fazer uma matéria só sobre isso.

snw-curiosidades-mapa

Cartografia Estelar na sala de reunião. Imagem do episódio

Enquanto Pike conta a história da Terra, ele está se referindo a eventos que, é claro, estariam em nosso futuro. Bem, tipo isso. Pike parece rolar os conceitos de “Segunda Guerra Civil”, “Guerras Eugênicas” e WWIII, tudo em um período de tempo. Este é um pequeno retcon que o cânone de Jornada nas Estrelas vem enfrentando desde a Série Clássica. Em “Semente do Espaço” (Space Seed, primeira temporada), Spock mencionou que as Guerras Eugênicas foram travadas na década de 1990 e que foi a última de suas “chamadas Guerras Mundiais”. No entanto, em A Nova Geração, a Terceira Guerra Mundial e As Guerras Eugênicas foram postuladas como eventos separados. Mesmo em “A Semente do Espaço”, Spock já admitiria que os registros desse período de tempo eram bastante irregulares.

Curiosamente, Star Trek: Picard também enfrentou essas inconsistências recentemente. Na segunda temporada, Picard ainda menciona quão incompletos são os registros do período.

La’an Noonien-Singh teve sua nave colônia sequestrada por Gorns. Os Gorns são uma raça reptiliana apresentada pela primeira vez no episódio “Arena” (Arena) da primeira temporada da Série Clássica em uma luta estilo pastelão contra o capitão Kirk que foi imortalizada em várias homenagens e sátiras. Strange New Worlds diz que os Gorns possuem planetas berçários e que usam suas presas, incluindo humanos, como comida e sacos de reprodução, o que dá a eles um pano de fundo mais sombrio do que o que foi dado em outras séries.

snw-curiosidades-gorn

O gorn da Série Clássica. Imagem da internet

Pike e seus tripulantes referem-se a Ordem Geral 1 como regra de não interferência. De fato, era assim que a Primeira Diretiva foi chamada até metade da segunda temporada da Série Clássica, quando os roteiristas resolveram corrigir o termo para algo melhor. No episódio ficamos sabendo que a Federação resolve fazer essa mudança antes da Série Clássica existir, o que nos leva a entender que Kirk e sua tripulação ainda estavam se adaptando ao novo termo (será?). O capitão Pike diz que o novo nome “não vai pegar”, mas a Primeira Diretriz é uma referência até hoje na cultura pop em geral.

O tenente Kirk é mencionado no começo do episódio, o que nos deixa de certa forma estarrecidos. Mas a surpresa mesmo vem no final, quando descobrirmos tratar-se de Samuel Kirk, o irmão cientista do capitão Kirk. George Samuel “Sam” Kirk apareceu uma única vez, no episódio “Operação: Aniquilar!” (Operation – Annihilate!) da primeira temporada da Série Classica, embora tivesse sido mencionado por seu irmão no episódio “Do que as Garotas São Feitas?” (What Are Little Girls Made Of?), da mesma série. Ele foi interpretado pelo próprio Shatner que incorporou algumas poucas maquiagens e um bigode falso no rosto. Em sua única aparição não houve falas, já que o personagem estava morto. Em Strange New Worlds é interpretado por Dean Jeannotte.

 

snw-curiosidades-sam-kirk

Willian Shatner interpretando Samuel Kirk. Imagem do episódio


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

BRIDGERTON | Ruby Stokes deixa o elenco

O HOMEM DO NORTE | Longa nos faz questionar qual é o preço da vingança

STRANGE NEW WORLDS | Análise do episódio “Strange New Worlds” (1×1)

ESCAPADE | A NOVA HEROÍNA TRANS DA MARVEL

GAMES | Jogos de graça por Rex – O cachorro nerd.

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana