Connect with us

Colunas

DAVID BOWIE | O camaleão do Rock – por Rex – O cachorro nerd.

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje David Bowie o camaleão do rock e o trailer do filme Moonage Daydream que estreia dia 15 de setembro.

David Bowie foi um dos artistas mais importantes na história da musica, tanto pela qualidade do que ele produzia quanto pelo artista em si, sua atitude, filosofia, impacto sócio-cultural e legado. Bowie é um dos poucos artistas que tem sucessos em mais de uma geração e década e onde podemos afirmar que ele tem sucessos nos anos 70, 80, 90 e anos 2000. Toda pessoa que tenha tido um rádio já escutou um sucesso de Bowie, seja o seus avós, pais, vocês e seus filhos.

 Todo mundo já dançou uma musica do Bowie seja na discoteca, baile, noitada, boate ou qualquer nome que tenha hoje em dia, basta ter musicas variadas e em algum momento tocará Bowie. Todo mundo já dançou e já beijou alguém ao som de Bowie, eu já e mais de uma vez.

A Universal Pictures acaba de divulgar o primeiro trailer de Moonage Daydream, novo documentário musical inspirado na vida, arte e músicas de David Bowie, com previsão de estreia prevista nos cinemas brasileiros em 15 de setembro.

Dirigido por Brett Morgen, Moonage Daydream é o primeiro filme apoiado pelo David Bowie Estate, que concedeu a Morgen acesso sem precedentes à sua coleção. O documentário é contado através de imagens de arquivo pessoal, incluindo desenhos, gravações, filmes, performances inéditas e diários raros nunca antes vistos. A produção mergulha no mundo único de Bowie, que é considerado um dos artistas mais influentes no Rock e Pop dos últimos tempos, movendo a cultura há mais de 50 anos.

Moonage Daydream tem estreia prevista nos cinemas brasileiros em 15 de setembro. Para mais informações sobre a programação do filme, consulte os cinemas de sua cidade.

 

Sobre o filme:

Com Moonage Daydream, Brett Morgen (The Kid Stays in the Picture, Kurt Cobain: Montage of Heck, Jane) apresenta um gênero que desafia a imersão na arte e nos sons de David Bowie.

Contado através de imagens sublimes e caleidoscópicas, imagens de arquivo pessoal, performances inéditas e ancorado pela própria música e palavras de David Bowie, Moonage Daydream convida o público a mergulhar no mundo único que é “Bowie”. Morgen passou quatro anos montando o filme e outros 18 meses projetando a paisagem sonora, animações e paleta de cores.

Em 2017, a propriedade apresentou a Morgen mais de 5 milhões de ativos. Incluídos na coleção estavam desenhos, gravações, filmes e diários raros e nunca antes vistos. Considerado um dos maiores artistas do nosso tempo, David Bowie move a cultura há mais de 50 anos. Moonage Daydream é o primeiro filme apoiado pelo David Bowie Estate, que concedeu a Morgen acesso sem precedentes à sua coleção.

Para o filme, a equipe de som – com o colaborador de longa data de Bowie, amigo e produtor musical Tony Visconti e o mixador de som vencedor do Oscar® Paul Massey (Bohemian Rhapsody) – remixou e traduziu os temas originais de Bowie para um ambiente teatral que será apresentado em 12.0, 5.0, Atmos e 7.1/5.1.

Ao longo de sua carreira, através de gerações, Bowie nos ensinou que nossas diferenças eram nossos pontos fortes. Com Moonage Daydream, Bowie nos fornece um roteiro de como sobreviver ao século 21, convidando o público a celebrar seu legado e influência duradoura como nunca antes.

 

Falando um pouco sobre o camaleão do Rock.

David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, (Londres, 8 de janeiro de 1947 — Nova Iorque, 10 de janeiro de 2016) foi um cantor, compositor, ator e produtor musical britânico. Por vezes referido como “camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.

Embora desde cedo tenha realizado o álbum David Bowie e diversas canções, Bowie só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção “Space Oddity” alcançou o quinto lugar no UK Singles Chart. Após um período de três anos de experimentação, que incluem a realização de dois significativos e influentes álbuns, The Man Who Sold the World (1970) e Hunky Dory (1971), ele retorna em 1972 durante a era glam rock com um alter ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso de “Starman” e do aclamado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.

 

 

 Seu impacto na época foi um dos maiores cultos já criados na cultura popular. Em 1973, o disco Aladdin Sane levou Ziggy aos EUA. A vida curta da persona revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual.

Os anos 70

Em 1974, o álbum Diamond Dogs previa, com seu som e sua temática caótica, a revolução punk que surgiria anos depois. Em 1975, Bowie finalmente conseguiu seu primeiro grande sucesso em território americano com a canção “Fame“, em co-autoria com John Lennon, do álbum Young Americans.

O som constitui uma mudança radical no estilo que, inicialmente, alienou muitos de seus devotos no Reino Unido. Nessa etapa, a carreira musical de Bowie se renovou e seguiu novos rumos.

 Após a criação de uma nova persona, Thin White Duke, apresentada no aclamado Station to Station (1976), que traz características de alguém supostamente interessado em misticismo, Cabala e Nazismo, ele confundiu as expectativas de seu público americano e de sua gravadora com a produção do minimalista Low (1977) — a primeira das três colaborações com Brian Eno durante os próximos dois anos. A chamada “Trilogia de Berlim” (com “Heroes” e Lodger) trouxe álbuns introspectivos que lograram o topo nas paradas britânicas e que ganharam admiração crítica duradoura.

 

Os anos 80

Seguindo o sucesso comercial irregular no final dos anos 70, a canção “Ashes to Ashes” do álbum de 1980 Scary Monsters (and Super Creeps) alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e lançou bases para um novo movimento chamado New Romanticism.

No ano seguinte, junto à banda Queen, escreveu e cantou a canção “Under Pressure” e em seguida atingiu novo pico comercial com o álbum Let’s Dance (1983), que rendeu sucessos com a canção homônima e o fez cativar nova audiência.

Os anos 90

Em 1991 o quarteto “Tin Machine” voltou a se apresentar, porém o público não mostrou muito interesse.

O lançamento de um disco com os integrantes retratados nus, em forma de estátua, foi considerado obsceno. Não demorou muito para o grupo se separar e Bowie voltar à carreira solo.

Entre os discos lançado nesse período destacam-se: “Cool World” (1992), “The Buddha of Suburbia” (1993), “Black Tie White Noise” (1993), “Outside” (1995) Earthling” (1997) e “Hours” (1999).

 

Os anos 2000

Ao longo dos anos 2000, Bowie continuou a experimentar novos estilos musicais, incluindo os gêneros industrial, drum and bass, e adult contemporary.

Seu último álbum de inéditas foi por muito tempo Reality, uma mistura de melancolia e humor, suportado pela A Reality Tour de 2003–2004. Após um período de quase dez anos em hiato, divulga The Next Day em 2013 e recebe boas avaliações da crítica e público. Após comemorar cinquenta anos de carreira com a coletânea Nothing Has Changed em 2014, o cantor produziu seu último trabalho ainda vivo, o álbum Blackstar (2016).

 

A influência de David Bowie é única, musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, “ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável”. De fato, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração, e, além de ter auxiliado movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema. Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos “100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos” e em 23º lugar na lista dos “Melhores Cantores de Todos os Tempos“.

 

 

David Bowie faleceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 2016, em decorrência de um câncer no fígado.

Discografia:

1967: David Bowie

1969: David Bowie

1970: The Man Who Sold the World

1971: Hunky Dory

1972: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

1973: Aladdin Sane

1973: Pin Ups

1974: Diamond Dogs

1975: Young Americans

1976: Station to Station

1977: Low

1978: “Heroes

1979: Lodger

1980: Scary Monsters (and Super Creeps)

1983: Let’s Dance

1984: Tonight

1987: Never Let Me Down

1993: Black Tie White Noise

1993: The Buddha of Suburbia

1995: Outside

1997: Earthling

1999: ‘Hours…

2002: Heathen

2003: Reality

2013: The Next Day

2016: Blackstar

Filmografia:

Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973)
O Homem que caiu na Terra (1976)
Fome de Viver (1983)
Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
A Última Tentação de Cristo (1988)
Dream On – 2ª temporada episódios 1 e 2 (1991)
Twim Peaks – Os Últimos dias de Laura Palmer (1992)
Zoolander (2001)
High Scool Band (2001), The Love We Make (2011), David Bowie is Happening Now (2014) e B-Movie: Lust & Sound in West-Berlin 1979-1989 (2015)
Furyo, Em Nome da Honra (2013)

 

Eu sou o Rex, o cachorro nerd, e eu dancei e beijei muito ao som de Bowie.

 

__________________________________________________________

Se gostou da matéria, eu te convido pra ler também:

DIA MUNDIAL DO ROCK | TOP 10 clips de Rockabilly e Psychobilly – por REX – O cachorro nerd

DIA MUNDIAL DO ROCK | TOP 11 clips de musicas marcantes dos anos 60 – Por Rex o Cão Nerd

OPPENHEIMER | Teaser do filme de Christopher Nolan – por Rex – O cachorro nerd

 

__________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

    FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

    TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

    INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

    TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

    YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

    VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

__________________________________________________

Leia também:

EZRA MILLER EM AUTO SABOTAGEM | Sem limites

EZRA MILLER | O agente do caos

PRIMAL de Genndy Tartakovsky – por Rex – O cachorro nerd

JOKER 2 | Lady Gaga é anova Arlequina

NERDTRIP NEWS | MULHER HULK anuncia nova data de estreia – por Rex – O cachorro nerd

 

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana