Connect with us

Colunas

PRIMAL de Genndy Tartakovsky – por Rex – O cachorro nerd

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje falaremos sobre PRIMAL é uma serie adulta de Genndy Tartakovsky na HBOMAX.

Genndy Tartakovsky nasceu em Janeiro de 1970, em Moscou, URSS, de família judia. Seu pai trabalhava como dentista para altos governantes do país e sua mãe era assistente do diretor de uma escola. Sua família mudou para a Itália, onde viveram próximos a uma família alemã. Foi quando ele começou a desenhar, inspirado por uma filha de seus vizinhos. Tartakovsky disse, mais tarde, “Eu lembro, eu era péssimo nisso. Eu não conseguia nem desenhar um círculo.” E pouco tempo depois ele e sua família mudaram para os EUA.

Tartakovsky é principalmente conhecido pela criação, desenho e direção do desenho animado O Laboratório de Dexter e Samurai Jack. O Laboratório de Dexter evoluiu a partir de um curta realizado quando ele ainda estudava no Instituto das Artes da Califórnia. Depois, ele ainda ajudou na produção do desenho The Powerpuff Girls (As Meninas Superpoderosas) e dirigiu vários episódios, tendo sido diretor de animação do Filme de As Meninas Super poderosas. Todos os três projetos foram concorrentes da premiação Emmy Awards, com Samurai Jack tendo vencido na categoria Programas que duram menos de uma hora em 2004 (o mesmo ano em que ele venceria na categoria de uma hora ou mais com Star Wars: Guerras Clônicas).

Tartakovsky também criou, ao lado de Craig McCracken, diretor de arte de 2 Stupid Dogs (2 Cachorros Bobos), e criador de The Powerpuff Girls a série Foster’s Home for Imaginary Friends (A Mansão Foster para Amigos Imaginários).

 

George Lucas gostou tanto de Samurai Jack que contratou Tartakovsky e o projeto resultante foi Star Wars: Guerras Clônicas, uma aplaudida série animada que demonstra os eventos ocorridos entre Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith. A série venceu três premiações Emmy, duas por Programas com uma hora ou mais (em 2004 e 2005) e outro por Empreendimentos individuais de animação.

Recentemente, Tartakovsky dirigiu os longa-metragens de animação Hotel Transilvânia (2012) e Hotel Transilvânia 2 (2015)

Até hoje, Tartakovsky teve 12 nomeações e 3 vitórias no prêmio Emmy.

PRIMAL

Em 2019, na HBO e na ADULT SWIM, Genndy Tartakovsky mostrou a sua mais nova obra de arte em animação chamada PRIMAL. Primal é uma seria que conta a jornada de um homem das cavernas (vamos chama-lo de Spear) e sua amiga TIRANOSAURA REX (vamos chama-la de Fang) , digo sua amiga porque ela não é um PET, ou uma “arma” pra ser usada pelo Spear porque a serie cria uma amizade, um companheirismo, eles se veem como IGUAIS. Eles se tornam companheiros depois de perdas pessoais, extremamente traumatizantes, para ambos, mostrada no primeiro episódio (Spear and Fang) e no decorrer da serie, os limites e o entrosamento de ambos vão se construindo e desenvolvendo até uma verdadeira amizade porque ali, naquele mundo, um precisa do outro. Lembrando muito o clássico filme INIMIGO MEU de 1985.

 

O mundo, que num primeiro momento parece uma aventura jurássica, com todas as liberdades sendo tomadas porque o HOMEM não conviveu com os Répteis gigantes e até ali, OK, mas ele logo chuta essa porta e percebemos muito das aventuras de CONAN ali, com direito a MAGIA, LOUCURA, HORROR, ZUMBIS, VIKINGS (sim, eles aparecem e em especial na segunda temporada) e demais grupos e povos bem mais “avançados” do que o homem primitivo. Essa liberdade criativa não tira o expectador da imersão porque como eu disse antes, já vimos isso em CONAN e é OK.

PRIMAL é “mudo”, e as únicas falas são grunhidos e uma proto-linguagem verbal primitiva de alguns, mas os personagens principais não tem um alfabeto e se comunicam como eu falei, primitivamente com grunhidos, gritos, berros e gestos, mas não existir comunicação VERBAL não significa que não há comunicação. Não só Spear, apesar de seu tamanho abrutalhado, tem expressões corporais e faciais que traduzem à perfeição o que ele sente, como Fang, mesmo sendo um gigantesco “lagarto” bípede, ganha econômicas, mas precisas reações “antropomorfizadas” que garantem completa expressividade e uma conexão direta com seu amigo humano. Os personagens se comunicam com gestos, com expressões e algumas vezes com desenhos rudimentares no chão, areia ou parede e isso é genial, até pra equipe de distribuição da HBO, pois assim o desenho pode ser transmitido pra qualquer lugar do planeta, pois todos irão entender. Não há necessidade de TRADUÇÃO, OK, talvez para os títulos e olhe lá.

 

Em PRIMAL, Tartakovsky usa tudo o que ele aprendeu em Samurai Jack, grandes planos silenciosos, o uso magistral dos sons ambientes, a imersão dos expectador naquele mundo dando vida, tensão, expectativa e emoção, o MUNDO é o importante ali, ele não é meramente pano de fundo, e é assim que tem que ser já que não há falas ou um narrador externo, então as imagens devem falar por si e Tartakovsky é muito bom nisso. Tem muito de A GUERRA DO FOGO (1981) aqui, tem um pouco de SERGIO LEONE, essa coisa do cenário e tomadas de cenário silenciosas com os SONS e EFEITOS SONOROS trazerem a imersão. Isso tudo sem esquecer de comentar a fantástica paleta de cores tão bem trabalhada por  Tartakovsky  e toda a sua equipe, Isso já foi utilizado em SAMURAI JACK e em CLONE WARS e é muito bem utilizado em PRIMAL.

PRIMAL é uma serie adulta. Há sangue, muuuuito sangue e violência visceral. O primeiro episódio já deixa claro que as coisas são tensas naquele mundo, é adulto, é frenético e é visualmente impactante. Esse mundo, meio ERA HIBORIANA mais do que ERA PRÉ-HISTÓRICA tem mais cara disso mesmo, de uma ERA PRÉ-ERA HIBORIANA, o que não é um defeito, é muito legal. Se a série tem um defeito é que ela tem poucos episódios e está na segunda temporada apenas, eu queria umas 10 temporadas com 40 episódios de 1 hora/por episódio em cada temporada.

 

“A segunda temporada é… não sei se é uma mudança, mas é uma evolução do que fizemos no primeiro ano. Parece o mesmo, eu acho, mas é completamente diferente, no sentido em que há mais emoção, mais tramas complexas, mas ainda é muito simples porque não há diálogos, ou diálogos mais dispersos que tínhamos na primeira temporada”. – Genndy Tartakovsky.

 “A segunda temporada sai do clichê. É empolgante, porque nunca fiz nada como isso. Não quero entregar nada, porque quanto mais surpresas, mais legal será de assistir, mas nos esforçamos em entregar uma história que sai do convencional”.-  Genndy Tartakovsky.

Emissora original: Adult Swim

Primal – 1ª e 2ª Temporada (a segunda está saindo na HBOMAX)

Criação e direção: Genndy Tartakovsky

Roteiro: Genndy Tartakovsky, David Krentz, Don Shank

Elenco: Aaron LaPlante, Tom Kenny

Duração: 22 min. por episódio

Eu sou o Rex, o cachorro nerd, e RRRROOOOOOAAAAAAAAARRRRRRRRGGGGHHHHH… cof, cof, au, au!!!


Veja também:

DE VOLTA AO PASSADO / Samurai Jack – Critica do REX – O nerd cão

_____________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

 

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

 

JOKER 2 | Lady Gaga é anova Arlequina

NERDTRIP NEWS | MULHER HULK anuncia nova data de estreia – por Rex – O cachorro nerd

BATGIRL | Descubra o real motivo do cancelamento do longa

A FERA DO MAR – A animação originalmente igual às outras! | Crítica (tardia) do Neófito

BATGIRL |Warner cancela produção

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana