Connect with us

Filmes

A CHEGADA| Seria a Língua o Maior poder de uma civilização?

Publicado

em

Nenhum filme me impactou tanto em 2021 quanto A Chegada. Tendo por título original The Arrival, ele foi dirigido por Dennis Villevenue e tem como protagonistas Amy Adams e Jeremy Renner (Gavião Arqueiro). Foi lançado em 2016 e até hoje impressiona não só por sua produção, mas por sua temática. Dono de 8 estatuetas do Oscar, inclusive melhor filme de 2017, tem uma coleção de prêmios e encanta cada fã de ficção científica que o assiste. 

 A Chegada

Sinopse

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

A Sinopse não faz jus a quanto esse filme tem uma temática incrível! Tudo é baseado na linguagem, em como eles se comunicam e como a língua tem poder. São tantas teorias linguísticas apresentadas no filme que não cabe aqui. A fotografia é muito bonita e Amy Adams dá um show de interpretação ( E quando ela não dá?). 

O enredo fala sobre uma a chegada de aliens a Terra, então fui ver este filme como mais um filme de extraterrestres, esperando guerra e muitas explosões, mas me foi entregue um enredo mais profundo e cheio de significados. Amy Adams interpreta Louise, uma linguista e junto com Jeremy Reener que está com o papel do físico Ian Donelly são convocados para a missão que está tentando se comunicar com as naves que estão pousadas. O filme é ambientado nos Estados Unidos (Nenhuma novidade), mas o mundo inteiro está fazendo essas tentativas de contato. Louise inicia as suas tentativas de contato com eles de várias formas, inclusive ensinando Inglês e aprendendo como eles se comunicam. 

Durante todo esse processo de aprendizagem acontecem muitas coisas, inclusive a explicação de cenas que ela pensa e sonha, mas não sabem de onde vem. O filme não tem nada de terror e é uma ficção científica incrível. Como um dos maiores plots do filme vem a ideia de como a língua carrega todo o poder e tecnologia de um povo, já que é algo vivo. São tantas coisas para se discutir dentro do contexto desse filme que não cabe em um post! 

E desde que vi esse filme, a pergunta que é tema deste post, ficou na minha cabeça. Seria a Língua o maior poder de um povo? Sua maior tecnologia? Se formos pensar na línguística, lembramos que a língua é viva e ela muda constantemente, mas nunca perde o sentido. Palavras são realmente uma das coisas mais poderosas que o ser humano possui, um simples sim pode mudar a vida de uma pessoa, pode mata-la ou não… 

Deixo aqui minha recomendação 5 navinhas para vocês ! Disponível nas plataformas de Streaming Globo Play e Netflix.

Nota: 5 / 5 (ótimo)

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/channel/

YouTube: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


VEJA TAMBÉM:

CRÍTICA | Peçanha Contra o Animal – Amazon Prime

CRÍTICA | Rumo às Estrelas – Disney+

DUNA | Crítica de um leitor recente

DUNA | Crítica do Neófito

Sou uma afccionada por livros, inclusive de fantasia, então amo passar as horas dos meus dias imersa em mundos imaginários, perdida entre as páginas de cada obra que me chega as mãos. Apelidada carinhosamente de traça pelos amigos, leio como se não houvesse amanhã. Por este motivo, virei acadêmica do curso de Letras (Português/Inglês) no IFCE (Campus Tianguá), aonde busco cada vez mais me aprofundar na área literária. Cosplayer, descobri o hobby aqui onde moro: uma cidadezinha no interior do Ceará chamada São Benedito. E, depois de ler, é a coisa que eu mais gosto de fazer: me vestir dos meus personagens favoritos. Por isso não é difícil me ver zanzando em algum evento da região. DcNauta assumida, amo a Zatanna, mas minha HQ favorita é V de Vingança da Vertigo. Escrevo para mais dois blogs porque AMO falar sobre as coisas que me fazem sentir viva de alguma forma: Livros, cosplays... entre outras coisas.

Comente aqui!

Mais lidos da semana