Connect with us

Games

Star Wars Jedi: Fallen Order | Análise por Konno

Publicado

em

 

A franquia Star Wars vem conquistando gerações com seu rico e gigantesco universo. Recentemente, tivemos o lançamento do último filme da Saga Skywalker, encerrando uma jornada de quase 40 anos. É um grande marco do cinema que também tem uma bela história no mundo dos games. Através das décadas, ganhamos títulos memoráveis como Super Star Wars (Super Nintendo), Episode I (Playstation 1), os Battlefronts (multiplataforma) e dois grandes excelentes jogos que fazem parte do cânone da saga: Star Wars: the Force Unleashed I e II (multiplataforma).

 

 

Em 2019, a Eletronic Arts, depois de conturbados e polêmicos lançamentos, tenta se redimir com Star Wars Jedi: Fallen Order, um game single player sem qualquer microtransação.

Desenvolvido pela Respawn Enterteinment (Apex Legends, Titanfall), o game conta conta a história de Cal Kestis, que é interpretado por Cameron Monaghan (o Jeremiah Valeska / Coringa da série Gotham). Cal é um jovem Padawan escondido do Império após o exílio dos últimos Jedi e a queda do Conselho (evento que fica entre os filmes da primeira trilogia). Ele pretendia ficar escondido, mas seu destino o chamou e ele precisará recuperar um artefato que contém os nomes de todas as crianças Jedi da Galáxia – a última esperança contra as forças do mal.

 

 

A gameplay é interessante. É um misto de Tomb Raider, God of War, Dark Souls e Uncharted. Aí você pensa: um game que tem todas essas referências só pode ser perfeito! Correto? Bom… não é perfeito, mas é divertido!

A mecânica de combate é Souls Like, mas os controles não são tão precisos. Existe um delay entre a ação e o personagem, algo que atrapalha um pouco. Além disso, bugs no cenário também te prejudicam em algumas batalhas (ou te ajudam, devo confessar). Mas, quando você pega o jeito no combate, ele fica fluído e intuitivo. Os chefes dão certo trabalho, só que como todo Souls Like, é só decorar seus movimentos e tudo ficará bem.

 

 

As “Cenas Uncharted” (certos momentos épicos de tirar o fôlego) são bem elaboradas, mas bugs gráficos constantes tiram um pouco a imersão. A exploração me lembrou um misto de Tomb Raider com God of War (até tumbas o jogo tem). O sistema de árvore de habilidades da força é interessante, mas sinto pessoalmente que a força foi melhor utilizada em The Force Unleashed.

E, somando a esses pequenos problemas, o jogo não está bem otimizado.

 

 

Mas não se engane com esses apontamentos!  

Fallen Order, apesar dos defeitos, é um dos melhores jogos (talvez o melhor) da franquia. A história é muito interessante e bem contada (eu particularmente apreciaria mais se o jogo nos contextualizasse sobre os eventos dos quais ele se passa, mas é só pesquisar um pouco). Os personagens são muito cativantes e cheios de voz própria. E o que ajuda muito no apego à eles é a dublagem, uma das melhores que já vi. 

 

 

BD-1 é o android da vez e ele é sensacional! Você não entende o que ele fala (assim como acontece com o R2D2), porém as conversas que Cal tem com o BD são super compreensíveis e divertidas.

 

 

A preocupação com o Lado Sombrio está presente e é manifestada pela ótima vilã, chamada de 2º Irmã. Poderosa e cheia de presença, ela já mostra a que veio logo na introdução do jogo.

 

 

Se procurar na internet, encontrará artes conceituais de jogos em geral. Geralmente, são lindas imagens feitas para inspirar e mostrar o que o diretor quer dos jogos. Mas sabemos que nem sempre o resultado final é bom. Aqui neste game, você sente que está vendo exatamente artes conceituais em movimento, até melhor do que elas seriam, talvez… Os cenários são lindos e únicos em cada planeta, dá gosto de ficar observando. Novamente: Uma pena que bugs e popups tiram um pouco da imersão.

 

 

O trabalho com as expressões faciais está fantástico, no mesmo nível de Days Gone, The Last of Us e Detroit. As músicas também estão excelentes, honrando os filmes. Algumas poucas vezes as notas clássicas são tocadas e arrepiam quando acontece.

 

 

Com cenas épicas, reviravoltas e momentos marcantes, Star Wars Jedi: Fallen Order é ultra recomendado, mas necessita urgente de atualizações para corrigir as falhas. Como é um título onde se vê trabalho e cuidado, mereceia mais alguns meses (ou um ano, talvez) de atraso para lapidá-lo. 

Nota: O fim do jogo contém um clímax que faz qualquer fã da Saga soltar um wowww.

Trailer do jogo:

 

E aí, curtiu o texto ou o game? Conta para gente suas impressões!

Fiquei ligado no Nerdtrip para saber mais sobre Cultura Pop!

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


TEEKCAST #64 | Retrospectiva 2019

OPINIÃO NERDTRIP #04 | Top 3 Animes em 2019

Nerdtrip Lista OLD BUT GOLD | 5 Filmes Esquecidos que São Ótimos!

Análise | Sekiro Shadows Die Twice por Konno

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana