Connect with us

Review

AZUR LANE | Comande frotas de shipgirls (Review)

Publicado

em

Azur Lane é originalmente um jogo mobile, desenvolvido pelas empresas chinesas Manjuu e Yongshi, lançado para os sistemas operacionais iOS e Android pelas empresas Yostar, X.D Global e bilibili. Seus servidores chineses (CN) e japoneses (JP) foram lançados em 2017 e os servidores globais (EN), em 2018.

Indicado como gênero de ação, gacha e side-scrolling, Azur Lane baseia-se em navios históricos, incluindo até mesmo alguns que não chegaram a ser completamente construídos. Embora atraia alguns jogadores de World of Warships, a estética e a gameplay de Azur Lane não são realistas como esse: os navios são antropomorfizados em belas shipgirls (“garotas-navio”) desenhadas com traços de anime. As ilustrações são feitas com muito esmero e detalhismo, surpreendendo até mesmo os jogadores mais exigentes. Literalmente, há shipfus (ships waifus) para todos os gostos, incluindo os duvidosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Uma vez dentro do mundo de Azur Lane, o jogador se torna o Comandante (mais conhecido como “Shikikan” ou abreviando, apenas “SKK”), que define a composição de suas frotas, o equipamento e as táticas utilizadas em cada mapa a ser conquistado. Até o momento, existem treze mapas, cada um com 4 estágios, que podem ser jogados à vontade várias vezes por dia enquanto se tiver óleo à disposição. Também há a possibilidade de se jogar no modo automático, o que representa uma facilidade em deixar as ships batalhando sozinhas durante as partidas.

Engana-se quem acha que o jogo é curto, pois frequentemente iniciam-se diversos eventos desafiadores e de tempo limitado que roubam toda a atenção da campanha principal. As misteriosas inimigas das facções em Azur Lane são chamadas Sirens, que surgem em alguns eventos e não são colecionáveis pelos jogadores (ainda). Vale dizer que há uma grande dedicação pela parte das desenvolvedoras em criar enredos e interações entre navios que são referências condizentes com a vida real.

Apesar do jogo ter sido criado por chineses, a dublagem dos navios é feita no idioma japonês, apresentando legendas em inglês. Para enriquecer mais ainda a interação com as meninas, as suas falas alteram-se dependendo do nível de afinidade com as mesmas e da região do corpo em que são “tocadas”. Também é possível ao Comandante casar com várias das suas shipgirls mediante a compra de alianças, assim garantindo buffs a elas e recebendo o direito de personalizar seus nomes. Algumas possuem lindas skins de casamento que são obtidas após a cerimônia.

Atualmente as nações de Azur Lane são:

Sakura Empire –  Dai Nippon Teikoku Kaigun ou Marinha Imperial Japonesa, essa facção é membro do “Crimson Axis”, sendo aliada à Ironblood. Utiliza o prefixo IJN.

 

Ironblood – Refere-se à Kriegsmarine, a marinha alemã (KMS). É vista frequentemente opondo-se à nação Royal Navy, fazendo menção à vida real.

Eagle Union – Representa a facção composta por navios de origem estadunidense (USS). Até o momento, o modo campanha de Azur Lane aborda seu conflito com a nação Sakura Empire.

Royal Navy – Representa o Reino Unido, porém inclui navios de países da Commonwealth, como Canadá, Austrália e Nova Zelândia (HMS).

Eastern Radience – outra facção asiática; por enquanto abrange a marinha chinesa de Taiwan ROC (República da China) e PLAN (Marinha do Exército Popular de Libertação) de 1950.

North Union – refere-se ao Parlamento do Norte (SN), à marinha soviética.

Iris Libre – é a marinha da França Livre, que atua em portos aliados como os britânicos e canadenses. Representa as Forças Navais Francesas Livres (FFNF). Opõe-se à França de Vichy (Vichya Dominion).

Vichya Dominion – Representa a República de Vichy (1940 – 1944), quando o sul da frança encontrava-se livre porém seu governo era colaboracionista com o governo nazista. Utiliza o prefixo MNF (em português, Marinha Nacional Francesa).

 

Sardegna Empire – Refere-se à marinha italiana Regia Marina, de prefixo RN. 

Não bastando tanta variedade de navios a serem colecionados, há ainda navios baseados em projetos que nunca chegaram a ser totalmente construídos. Atualmente existem três séries desses navios, chamados de Priority (PR) e só são obtidos depois de muita dedicação.

Há ainda os que são advindos de eventos de colaboração (“collab”). Confira os collabs a partir da Wiki:

Bilibili ·  Neptunia ·  Utawarerumono ·  Kizuna AI ·  Hololive

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em conclusão, Azur Lane é um jogo viciante e muito completo. Seu sistema de gacha é relativamente amigável, pois a principal fonte de renda do jogo é as skins, o que não dificulta tanto a obtenção das ships desejadas. Apresenta diversos minigames, sistema de guild, chat global com emojis próprios das ships, personalização de secretárias, skins animadas (l2d), construção de dormitório, entre outros mimos. É perceptível que recebe muitos investimentos e boa manutenção, além de muito carinho da comunidade que se formou no seu entorno. Todas as artes gráficas, a dublagem, a roteirização e inclusive a OST são impecáveis e as empresas mantém seus updates satisfatoriamente em dia, seja com reruns de eventos, seja trazendo conteúdo novo com frequência. Jogando Azur Lane é impossível de se ficar no tédio, pois sempre há o que “farmar”.

Seus pontos fracos são: 1) a gameplay, que contraditoriamente não é o foco do jogo; 2) a falta de portabilidade entre servidores, pois precisa-se recomeçar do início ao entrar em outro servidor; e 3) a carência de interações entre players, tanto em relação aos amigos quanto no seu estilo de PvP, que é realizado apenas no modo automático. No entanto, esses quesitos são facilmente relevados quando se trata de um jogo mobile tão atrativo e compensador em termos de waifus.

Lembrem-se: é só jogar.

NOTA: 5/5


CURIOSIDADES

A franquia de Azur Lane cresceu tanto que foram publicados mangas (Azur Lane: Slow Ahead, Azur Lane: Anthology e Azur Lane: Queen’s Order) e animes (Azur Lane: The Animation e em breve uma adaptação do manga Slow Ahead). Para coroar seu sucesso, em fevereiro de 2020, foi lançado na plataforma Steam o seu jogo em versão para desktop, chamado Azur Lane: Crosswave.

 

ANIVERSÁRIO DE DOIS ANOS DO SERVIDOR EN

Azur Lane – Manjuu©

No dia 13 de agosto de 2020 o servidor EN comemorou o seu segundo aniversário em uma livestream recheada de novidades para os seus shikikans. A produção contou com a abertura em 3D da ship San Diego (referida carinhosamente apenas como Sandy) e com uma homenagem simbolizada por um disparo do navio-museu USS Iowa, situado em Los Angeles. Depois disso, os jogadores foram surpreendidos também por uma música emocionante criada pela artista Lindsey Stirling, chamada “What You’re Made Of”.

Em seguida, foram apresentados novos produtos colecionáveis disponíveis na loja virtual e novos eventos por vir, incluindo o collab com o jogo Dead or Alive. Também foram anunciadas novas ships, bem como novas skins, que foram muito apreciadas pela comunidade.

 


  Esse artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Oficial Azur Lane Brasil.

Para mais informações, curiosidades e traduções, acesse:

Site Oficial – DiscordYoutubeSpotify

Agradecimentos especiais a Katsuo, Enzo e Anthonay.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


LEIA MAIS:

BGS | Edição 2020 promove maratona online de desenvolvimento de games

Falecimento | Morre o ator Ben Cross, de Star Trek

THE BOYS | Jensen Ackles estará na 3º temporada como um dos super heróis

PROJECT POWER | Crítica do Neófito

NOTÍCIAS BOARD GAMES E RPG | Marvel Battlegrounds e mais…

Carioca, cinéfila, gamer, amante de gatos, de livros e de escrita. Fascinada pelo oculto e por audiovisual ♥

Comente aqui!

Mais lidos da semana