Connect with us

Livros

Crítica Literária | A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón

Publicado

em

 

Não é sempre que você termina um livro e pensa: esta foi uma das melhores leituras da minha vida!  E quando acontece, você percebe que o livro tornou-se um amigo durante a jornada daqueles personagens e que, agora, você o perdeu no fim.
Bom, isso não é bem verdade, o bom livro o transforma para sempre e o acompanhará pelo resto da vida, mesmo não fazendo releituras.

 

Ao meu ver, Livros sobre Livros, são especialmente divertidos, pois nós leitores nos identificamos com a paixão pela literatura que personagens apresentam.

 

A Sombra do Vento conta a história de Daniel Sempere, filho de um livreiro na Barcelona de 1945 pós-guerra, que acorda desesperado numa madrugada e percebe que esqueceu o rosto de sua falecida mãe. Seu pai, então, leva-o para conhecer um lugar misterioso, que poucos têm acesso: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, ele encontra um livro misterioso de um autor desconhecido: Julián Carax. Daniel se apaixona pelo livro e começa a investigar a vida do autor e, com o passar dos anos, entra numa teia de perigos e segredos medonhos que não o afastam de sua obsessão.

 

É um romance de suspense, com elementos de humor, terror e investigação policial. Você encontra Casas Mal Assombradas, Fanatismos, Loucuras e Violência. Há também histórias de amor e desencontros, tristezas e perdição. Daniel, a medida que vai se aprofundando na vida do autor, começa a perceber que fatos das páginas começam a pular para a sua vida também, numa mistura de verdade e ficção. Tudo de uma forma natural e incrível. Só vi isso bem feito em: A História Sem Fim, por exemplo.

 

A escrita, analogias, pensamentos e filosofias do autor são sensacionais. Separei alguns trechos, mas neguei-me expô-los nessas impressões, pois, acredite em mim, será melhor você ter o primeiro contato com essas palavras no próprio texto.

 

Fermín, um grande amigo que Daniel fará nessa aventura, é um personagem excepcional. Engraçado e com falas espantosas, faz muita diferença na trama.

 

Também descobrimos que o arco da vida de Julián é tão ou mais importante que a do próprio protagonista. O que aconteceu com o autor fictício, mistura-se ao que está acontecendo com Daniel, tornando o vilão da história o inimigo dos dois. Não é tão difícil adivinhar a trama lá pelo meio do livro, todavia ainda assim tudo é bem interessante até seu fim, onde vemos um relato de amizades destruídas.

 

Minha única ressalva é que o autor teve a coragem de criar um determinado fato, mas ele não o concretizou no fim, o que para mim teve até sentido, mas me decepcionou um pouco.  

Eu recomendo demais, é uma das melhores leituras da minha vida. Se gosta de um suspense bem escrito, pode comprar sem medo.

 

A Sombra do Vento faz parte da Saga O Cemitério dos Livros Esquecidos, da qual o autor diz que pode ser lida em qualquer ordem. Os outros livros são: O Jogo do Anjo, O prisioneiro do Céu e o Labirinto dos Espíritos.

 

Fique ligado no Nertrip para saber mais sobre cultura Pop.

 


Siga-nos:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: Instagram.com/nerdtrip

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


AMAZON| Conta prime da Amazon da direitos a benefícios na Twitch! Saiba como!

VELOZES E FURIOSOS 9 | Trailer completo já está disponível

CRÍTICA | Origens: Uma grande história de tudo

NERDTRIP NA ESTANTE | Livros impactantes

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana