Connect with us

Livros

NORWEGIAN WOOD / O Inverno de Haruki Murakami

Publicado

em

Atenção spoiler !!!!!!

Norwegian Wood ou Noruwei no Mori é um romance do escritor japonês Haruki Murakami publicado em 1987. Conta a historia de Toru Watanabe escuta um fragmento da faixa dos Beatles, depois de um longo voo de avião, e Suas memórias o levam ao passado quando era um jovem estudante de literatura e seu caso de amor com a bela Naoko, a namorada do seu melhor amigo, Kizuki, que já nos é apresentado morto nas primeiras paginas do livro. 

Se botarmos esse livro em um estação seria inverno, por conta de uma parte muito marcante na historia onde Toru  caminha ao lado de Naoko pela sua ultima vez no bosque coberto de neve no entorno da instituição mental onde ela está passando por terapia intensiva, pouco depois Naoko comete suicídio, naquela paisagem gelada, a vida de Watanabe continua mas ao longo da narrativa ele sempre acaba voltando no momento.

 

 

Haruki apresenta o inverno como uma natural metáfora para morte sempre nos relembrando que ela é imutável e inesgotável, mas como no jovem personagem nascemos inseridos em uma cultura onde nega e esconde a morte, assim como se é feito nas casas de repouso e em instituições de tratamento mental, e quando representada na cultura popular  é sempre como uma aberação em meio de imortais seres que enchem nossa televisão. 

 

A grande popularidade do novel se deu a aberta discussão sobre a morte, a vida corrida nas cidades e o sentimento de solidão em meio a multidão que há no livro, que durante muito tempo não foi representada em mídias de massa voltadas para os jovens.

 

 

A morte lança os personagens de Murakami no frio e escuridão interminável do inverno perpétuo, em que presos na nossa ignorante ideia de morte muitas vezes deixam de reconhecer o impacto da perda em suas vidas e sendo incapacitado que curar sua psique com o luto; Watanabe se vé preso em um estado de meia vida por conta das sequencia de mortes e suicídios que ele tenta ignorar. 

 

Por volta do meio do livro somos apresentados a Midori o segundo interesse amoroso de Toru, ela é da mesma faculdade que ele estuda, em praticamente todos os sentidos ela é o oposto de Naoko. Midori é a representação da primavera que chega para tirar o inverno permanente do protagonista, sem medo de falar o que pensa ou de agir ela traz a Watanabe momentos de pura confusão e alivio da nevasca que se passa em sua cabeça. 

 

“ Midori quebra o silencio : onde você está agora ? 
     Onde eu estava agora ?  Eu não tinha a menor ideia, nenhuma ideia, onde era esse local ? Tudo que brilhava em meus olhos foram as inúmeras formas de pessoas caminhando para nenhum lugar. E repetidamente chamei por Midori do morto centro que era esse lugar, que não era nenhum lugar. “

 

Os personagens de Murakami sempre recebem a semente do renascimento, embora muitas vezes não esteja claro se o plantam ou não. Toru Watanabe tem a chance da vida real e do amor com o vivaz Midori Kobayashi, mas, na conclusão de Norwegian Wood, não sabemos se ele aceita amor ou continua sofrendo. A única coisa que Murakami pode oferecer na sua caminha entre as frias arvores é que Norwegian Wood poderá ser seu guia. 
Texto inspirado na review do The Guardian

 

SIGA-NOS nas redes sociais :
TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/
VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

 


Leia Mais:

Playstation Plus | Confira os jogos oferecidos em Agosto de 2020

BOARD GAMES E RPG | Notícias da semana

HAIKYUU!! | Qual sua influência no mundo real ?

TLOU| Review de The Last Of Us Part 2

Gosto de leitura e musica, adoro jogar rpg, e ler ou ver sobre a cultura asiática.

Comente aqui!

Mais lidos da semana