Connect with us

Dia Mundial do Rock

DIA MUNDIAL DO ROCK | Top 10 melhores clipes de Pós Punk Dark/Gótico

Publicado

em

Salve, salve tripulantes!!!!! Hoje é o Dia Mundial do Rock e como nerd também pode ser rockeiro, teremos várias matérias para celebrar o melhor ritmo de todos!!! 

Eu sou Jorge Obelix, tenho 49 anos e curti minha adolescência bem naquela transição (no Brasil, na Europa e EUA ela já tinha passado) entre o movimento Punk e o chamado Pós-Punk Dark/Gótico na segunda metade da década de 80 do século passado. Mas também amo as velharias que vieram antes, do Rock Clássico ao Psicodélico até chegarmos ao Progressivo com suas maravilhosas canções de 40 minutos e claro, o bom e pesado Heavy Metal.

Nessa matéria específica estarei opinando sobre quais os 10 melhores clips de Pós Punk também conhecido como rock Dark/Gótico. Portanto, tire do armário seu sobretudo preto, suas meias arrastão, seu batom preto, seu delineador e bora dançar com a própria sombra em cima de um túmulo no cemitério mais próximo!!!!

 

10º – Ask – The Smiths

The Smiths é uma das bandas mais importantes da fase pós-punk apesar de ter chegado um pouco atrasada. Nascida em 1982 na Inglaterra, e calcada principalmente na maravilhosa voz de seu insuportável vocalista Morrisey, a banda fez grande sucesso até seu término em 1987. O clip Ask retrata o sofrimento que a timidez pode trazer e em como ela pode atrapalhar a vida de quem sofre com ela podendo inclusive causar grande arrependimentos.

 

 

09º Transmission – Joy Division

O Joy Division é uma banda curiosa, quase que paradoxal. Fundada em 1976, é contemporânea ao movimento punk, contudo é considerada uma banda de pós-punk mesmo tendo encerrado suas atividades justamente quando o pós-punk se aproximava de seu auge em 1980 com o suicídio de seu vocalista Ian Curtis um dia antes da banda começar o que seria sua primeira turnê internacional pelos EUA. No video de Transmission, vemos um Curtis pálido e com aparência doentia e febril, remetendo a um personagem torturado e depressivo, o estereótipo perfeito do dark/gótico. O riff de baixo de Peter Hook no começo da música é imediatamente reconhecido por qualquer fã do estilo. Aliás, uma das características marcantes do pós-punk são musicas que ao invés de iniciarem com riffs de guitarra como o rock tradicional, inciam com riffs abafados do contra-baixo elétrico. 

 

 

08º Kasvetli Kutlama – She Past Away

She Past Away. O nome da banda turca que surgiu em 2006 não podia ser mais emblemático do espírito pós-punk. Em português: Ela faleceu. A banda na verdade é uma dupla baixista/guitarrista que se caracterizam pelo visual gótico e pelo som dark wave raíz. Kasvetli Kutlama é um clip em P&B sombrio, soturno, poderia ser integrado à trilha sonora de qualquer filme de terror. Música para ouvir em qualquer baladinha de cemitério do mundo. Inclusive na Turquia.

 

 

 

 

 

07º The Great Commandment – Camouflage

A banda alemã Camouflage surgiu em 85 e infelizmente só é lembrada hoje pelo seu grande hit The Great Commandment. O sensacional clipe nos mostra uma sociedade totalitária e policialesca, onde todos só ouvem a palavra do grande líder que discursa em praça pública. Até que uma simples criança jogando bola… Ahhh. Não vou dar spoiler. Assistam e curtam. Muito em sintonia com a atual onda de autoritarismo que assola o mundo.

 

 

 

 

06º Bizarre Love Triangule – New Order

Em 1980, após o suícidio de Ian Curtis do Joy Division, os três membros remanescentes da banda se juntaram à tecladista Gillian Gilbert e formaram o New Order. ´Muitos fãs mais ortodoxos do dark wave raíz não consideram O New Order como uma banda de pós-punk, mas a verdade é que fizeram muito sucesso na cena gótica dos anos 80 sendo que seu som estava sempre presente em casas noturnas do gênero. Com uma pegada mais eletrônica e mais agitada, menos depressiva e sombria o New Order não é própriamente uma banda para se curtir na baladinha do cemitério. Mas dá pra dançar com a parede no Madame Satã ouvindo seu som. Enfim, Blue Monday provavelmente é a música de mais sucesso deles, mas eu pessoalmente prefiro essa;

 

 

 

05º Happy House – Siouxsie and the Banshees

E chegou a vez da musa máxima dos marmanjos que frequentam o Madame Satã: A britânica Siouxcie Six e sua banda Siouxsie and the Banshees. A mais linda e sombria vocalistas de todos os tempos começou com sua banda em 1976 e no começo tinha uma pegada mais punk, sendo que até Sid Vicious passou por ela atuando como baterista. Com o tempo a banda descambou de vez pro dark/gótico e estorou na década de 80. Essa mulher é uma deusa das sombras!!!

 

 

 

04º This Corrosion – The Sisters of Mercy

Mais uma banda britânica mostrando que o dark/punk de qualidade floresceu mesmo na Inglaterra. Liderados por Andrew Eldritch com sua voz de baixo-barítono extremamente soturna, a banda emplacou um dos melhores albuns de pós-punk de todos os tempos em minha opinião: Floodland. A presença da belíssima baixista Patricia Morrison nos clipes só melhora tudo. Confiram:

 

 

03º Enjoy the Silence – Depeche Mode

Mais uma banda inglesa formada nos anos 80 e que alcançou muito sucesso entre a galera dark/gótica. Banda longeva, vimos seus membros envelhecerem juntos e infelizmente há cerca de um mês e meio o tecladista Andy Fletcher veio a falecer de um rompimento da artéria aorta. Em homenagem a ele, segue o clipe da música de maior sucesso da banda de todos os tempos. Enjoy the Silence nos diz que a comunicação verbal, ou seja a fala, é totalmente desnecessária e que gestos valem muito mais que palavras. Aproveite o silêncio.

 

 

 

02º Boys Don’t Cry – The Cure

Liderada pelo lendário Robert Smith, a também britânica The Cure surgiu em 1978 e provavelmente é a banda de pós-punk mais conhecida de todas. São tantos sucessos ao longo de mais de 40 anos de carreira que foi extremamente dificil escolhert apenas um cilp deles para figurar nessa lista. Apelei para a memória afetiva, e a música deles que mais me traz boas lembranças de amigos e ocasiões de minha adolescência sem dúvidas é:

 

01º Babes of the 80s (Club Rockit! Version) – Lebanon Hanover 

A caçula das bandas aqui apresentadas, formada em 2010, ocupa o primeiro lugar porque tanto a música quanto o clipe abaixo (não oficial, mas nos mesmo moldes) são simplesmente maravilhosos. Toda diversidade do jovem gótico em todo seu esplendor sem deixar de ser sombrio é apresentado no video. A voz calma e cristalina ao mesmo tempo soturna e melancólica de Larissa Iceglass faz da banda também britânica Lebanon Hanover a melhor banda de  pós-punk do século XXI. 

 

E aí, caro leitor? Deu vontade de se vestir de preto comprar uma garrafa de vinho, umas coisinhas mais e correr com a alma gêmea pro cemitério numa noite enluarada? Não passe vontade. Faça. Só cuidado para não quebrar um osso na hora de pular o muro. Você provavelmente já passou dos 40…


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

DIA MUNDIAL DO ROCK | TOP 10 clips de Rockabilly e Psychobilly – por REX – O cachorro nerd

DIA MUNDIAL DO ROCK | Os 10 melhores clipes de Heavy Metal de 2000 até aqui

DIA MUNDIAL DO ROCK| Bandas icônicas dos anos 90/2000

DIA MUNDIAL DO ROCK | Top 10 melhores clips de Punk Rock!!!!

DIA MUNDIAL DO ROCK | Top 10 clipes mais impactantes do rock e metal do século XX

DIA MUNDIAL DO ROCK | TOP 11 clips de musicas marcantes dos anos 60 – Por Rex o Cão Nerd

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana