Connect with us

Colunas

Dia do Rock e o Powermetal | Lista de indicações para este dia por Cristiano Konno

Publicado

em

Este 13 de Julho é Dia Internacional de Rock.

Mais do que um gênero musical, o Rock é um estilo de vida, um movimento social, que influência e direciona grupos gigantes de indivíduos. Geralmente são músicas agitadas e de letras carregadas e cheias de significados, banhadas de melodias fortes, que tem seu foco nas guitarras elétricas e baterias mais velozes.

Há uma grande discussão de onde o Rock pode ter surgido pela primeira vez. Existem estudos que apontam que esse gênero teria sido uma variação do Blues na década de 1950. Não há um consenso bem definido, mas podemos considerar que os grandes difusores do Rock pelo mundo tenham sido Elvis Presley e os Beatles.

 

Imagem de divulgação

 

Ao longo das décadas, além dos dois já citados, grande nomes surgiram e mudaram tudo. The Doors, Led Zepellin, Elton John, David Bowie, Alice Cooper, Nazareth, Aerosmith, Deep Purple, Queen, Black Sabbath, Uriah Heep, Judas Priest, Scorpions, Metallica, AC/DC... além destes, muitos foram os gigantes que mudaram a história.

Mas um deles, dos percursores, é minha grande inspiração e banda do coração. Esse grupo é responsável por um dos melhores discos de Rock de todos os tempos: The Dark Side of the Moon.

 

Imagem de divulgação

 

Estamos falando dos inalcançáveis Pink Floyd.

Pink Floyd é tão influente e revolucionário, que muitas bandas, ainda hoje, recebem sua herança cultural. Por isso é importante sempre citá-los em uma comemoração como esta. Ainda mais pela conversa que teremos a seguir. Gostaria de falar um pouco sobre um gênero neto do Rock, ocasionalmente influenciado por Pink Floyd – que trazia em suas músicas histórias em sons psicodélicos e épicos, bem fora da caixinha. 

O Heavy Metal vêm de nomes como Deep Purple, Led Zepellin e Black Sabbath e é caracterizado pela forma extrema e teatralizada em que os sons e os conceitos dos discos são produzidos. Nele, ainda temos uma outra ramificação: O Powermetal (que bebe também do Metal Melódico). Com temas geralmente mais otimistas e épicos, talvez tenha seu início com a banda Helloween, ainda na ativa – que inclusive lançou um álbum homônimo este ano.

Desta vertente, iremos agora indicar uma lista com algumas obras imperdíveis de bandas chave, que podem servir de entrada nesse mundo incrível do Rock Powermetal. Isso, claro, na opinião singela deste redator.

Deixo claro também que indicarei músicas de destaque para cada um e elas representam minha preferência e que considero boas para começar a conhecer este universo.

Vamos lá?

1 –  Temple of Shadows (Angra / Brasil)

 

Imagem de divulgação

 

Talvez a obra de Powermetal mais importante do Brasil, Temple of Shadows conta a história de um personagem chamado “The Shadow Hunter”, que é convocado para participar das Cruzadas. No caminho, ele vive conflitos e epifanias que o fazem duvidar de sua fé. É um álbum super complexo, tanto em melodia quanto em enredo, ainda é considerado como um marco no Metal Nacional, um verdadeiro divisor de águas. Angra é uma daquelas bandas que só faz discos bons. Seu último lançamento foi o álbum Omni em 2018, com Fabio Lione e Sandy.

Músicas de Destaque: Late Redemption / The Shadow Hunter / Morning Star / Wishing Well

 

 

2 – The Scarecrow (Avantasia – Multinacional)

 

Imagem de divulgação

 

Avantasia pode ser considerado como os “Vingadores do Metal”. Liderado por Tobias Sammet (Edguy), este projeto reúne grandes nomes do metal, do passado e do presente, como Jorn Lande (Masterplan), Geoff Tate (Queensryche), Michael Kiske (Halloween), Bob Catley (Magnum), Kai Hansen (Haloween). Suas composições respeitam cada participação especial e normalmente é em formato de ópera metal. The Scarecrow representou uma grande virada ao estilo musical da banda e é um grande disco! O último disco lançado pela banda foi Moonglow em 2019.

Músicas de destaque: The Scarecrow / Lost in Space / Twisted Mind / Promised Land

 

 

3 – Distance Over Time (Dream Theater – Estados Unidos)

 

Imagem de divulgação

 

Calma! Dream Theater tem discos muito mais importantes que o citado aqui, mas é notório que a banda não estava mais segurando toda a qualidade e potencial já alcançados. Em Distance Over Time (2019), por outro lado, temos uma revitalização da banda, com músicas fortes e marcantes, talvez tão boas quanto as do seu alge. Muita gente, entre os próprios amantes do Metal, torce o nariz para Dream Theater pelo estilo progressivo e confuso das músicas. Este último álbum é excelente para tirar essa impressão, já que este elemento é bem mais leve. Além disso, o estilo da banda está mais para metal progressivo do que powermetal, todavia decidi incluí-la na lista da mesma forma, pois ambos os estilos são irmãos. 

Música de Destaque:  At Wit’s End / Untethered Angel / Paralyzed

 

 

4 – Elements Parte I e II (Stratovarius – Finlândia)

 

Imagem de divulgação

 

Stratovarius é uma banda única, que possuía em sua formação original um diferencial vocal e de composição singulares. Elements foi lançado em 2003 em duas partes e esses dois títulos têm o que há de melhor neles. O último álbum da banda foi Enigma: Intermission 2 em 2018.

Música de destaque: Papillon / Eagleheart / Elements / Alpha & Omega / Season Of Faith’s Perfection / Luminous

 

 

5 – Vera Cruz (Edu Falaschi – Brasil)

 

Imagem de divulgação

 

Vera Cruz entra na lista pois, além de ser excepcional, é o grande lançamento dos últimos tempos neste cenário. Marca o retorno / renascimento de Edu Falaschi, ex-Angra. Depois de alguns problemas com a voz, da pausa no Almah (que, por sinal, possui um disco homônimo de qualidade ímpar), Edu Falaschi traz um disco conceitual, com muitos destaques para o som nacional e pode ser considerado como um híbrido entre Temple of Shadows e Holy Land, do Angra. É sim um grande disco a se indicar neste dia. Você pode conferir meu texto sobre ele no lançamento clicando aqui.

Música de Destaque: Face of the Storm / Rainha do Luar / Skies in Your Eyes / Land Ahoy

 

 

Normalmente, o roqueiro é visto como aquele indivíduo que só se veste de preto e ouve aqueles sons barulhentos e com letras sombrias. Com essa lista, espero mostrá-lo que não é bem assim. Todo estereótipo tem suas justiças e injustiças.

Por falar em injustiça, muitos nomes de músicas, discos, bandas não foram citados aqui, mas tem sua absoluta importância no Rock Mundial. Este é um universo muito maior do que um simples texto pode abranger. O que posso fazer para compensar, é te deixar um lindo som daquela banda, que eu citei lá no começo do texto, que para mim é a melhor da história. Dá para ouvir nela, o espírito do Blues do qual o Rock talvez tenha surgido. 

Ouça:

 

Este vídeo foi retirado da turnê PULSE, de Pink Floyd em 1994. É um magnífico e colossal Show que reúne os maiores sucessos da banda e pode ser facilmente encontrado em Blue Ray / DVD. Recomendo para todos os tipos de gostos, pois Pink Floyd transcende qualquer barreira musical.

Em 2019, eu publiquei uma matéria sobre os melhores lançamentos do Metal naquele ano e você pode conferir clicando aqui.

E aí, curtiu a lista de hoje? Encontrou algum erro ou quer sugerir algo? Fale com a gente!

Fique ligado no Nerdtrip para conhecer mais sobre Cultura Pop.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOKfacebook.com/nerdtripoficial

TWITTERhttps://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITEwww.nerdtrip.com.br


Edu Falaschi | Vera Cruz – Impressões do Álbum Completo

NerdTrip Lista | Os três melhores álbuns de Metal de 2019 por Konno

VIÚVA NEGRA – Filme se torna o NOVO ROCKY 4 – Crítica do DON GIOVANNI

O Poderoso Chefinho 2: Negócios Da Família | Trailer Divulgado

GUERRA DO AMANHÃ | Crítica do Neófito

A BARRACA DO BEIJO 3 | Sai o trailer da terceira (e última?) parte da comédia romântica da Netflix

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana