Connect with us

Dia Mundial do Rock

DIA MUNDIAL DO ROCK | Top 10 melhores clips de Punk Rock!!!!

Publicado

em

Salve, salve tripulantes!!!!! Hoje é o Dia Mundial do Rock e como nerd também pode ser rockeiro, teremos várias matérias para celebrar o melhor ritmo de todos!!! 

Eu sou Jorge Obelix, tenho 49 anos e curti minha adolescência bem naquela transição (no Brasil, na Europa e EUA ela já tinha passado) entre o movimento Punk e o chamado Pós-Punk Dark/Gótico na segunda metade da década de 80 do século passado. Mas também amo as velharias que vieram antes, do Rock Clássico ao Psicodélico até chegarmos ao Progressivo com suas maravilhosas canções de 40 minutos e claro, o bom e pesado Heavy Metal.

Nessa matéria específica estarei opinando sobre quais os 10 melhores clips de punk rock. Vista seu coturno, pegue sua jaqueta com taxas de metal, erga seu moicano e vamos sair dando correntada em tudo!!!!! PUNK IS NOT DEAD!!!!

 

10º – Time Bomb – Rancid

Nos anos 90 do século XX, o punk rock que estava semi-adormecido após a ascenção do pós-punk, ressurge através de bandas do oeste dos EUA, principalmente oriundas da Califórnia num movimento que ficou conhecido por Pop Punk. Entre elas estava o Rancid. O punk rock finalmente chegava á geração MTV abrindo as portas da melhor emissora de TV aberta de todos os tempos na base da botinada!!! Time Bomb é um clip que mostra a banda e todos os seus apetrechos punks: piercings, tatuagens, o moicano vermelho de Lars Frederikson, enquanto tocam em uma sala detonada, sem mobília e com as paredes pixadas alternando com cenas do garoto bomba-relógio do título correndo e vadiando pela cidade. É sem dúvidas nenhuma o maior hit do Rancid

 

09º – My Way – Sid Vicious

Se tem uma pessoa que não poderia faltar nessa lista é o lendário Sid Vicious. O rapaz que morreu aos 21 anos de overdose de heroína no dia em que saiu da cadeia após passar 55 dias preso pelo suposto assassinato de sua namorada Nancy Spugen, gravou uma versão debochada e sem noção da canção My Way imortalizada na voz de Frank Sinatra. Nela Vicious canta para uma platéia aristocrática britânica de forma alucinada e febril e por fim saca de uma arma e começa a atirar aleatóriamente. O clipe foi reencenado no filme Sid & Nancy de 1986 protagonizado por Gary Oldman

 

08º – Spiderman – Ramones

Em se tratando de punk rock num site nerd, obviamente que não poderíamos nos esquecer nem dos Ramones e nem do clássico clip onde a maior banda de punk-rock estaduniedense reinterpreta a canção de abertura da animação do Homem Aranha da década de 60. A banda nova-yorquina formada em 1974 e que é uma das influentes e conhecidas no gênero no mundo inteiro, uniu imagens da animação do teioso com imagens dos músicos também animadas. Deu nisso:

 

 

07º – Subúrbio Operário – Garotos Podres

Altamente engajada e politizada, a banda Garotos Podres surgiu em 1982 na região do ABC paulista, polo industrial com alta concentração de fábricas e seus operários. Não é por acaso que a primeira apresentação da banda foi em um evento em pról de uma das inúmeras greves de metalúrgicos que pipocavam na época desafiando a ditadura militar. Os Garotos Podres resistiram à censura e às portas fechadas das radios até que a abertura política terminasse e graças a figuras como Kid Vinil na radio Exelcior e, por incrível que pareça, Fausto Silva, também conhecido como Faustão em seu saudoso e maravilhoso programa Perdidos na Noite na TV Bandeirantes, chegassem pela primeira vez à midia juntamente com outras bandas punks da cena paulistana. O clip abaixo na verdade é uma montagem feita décadas depois do lançamento da música, já que bandas punks raramente tinham dinheiro para fazer video clips na década de 80 com fotos de uma passeata em apoio à CUT em 1987 com a presença de muitos punks. Não é o melhor dos clips, mas resolvi incluí-lo pela importância histórica para o movimento e para a causa operária no Brasil.

 

06º – Rock the Casbah – The Clash

Surgida em 1976, a banda The Clash faz parte dos precursores do punk que é sim um movimento que começou na Inglaterra, apesar das controvérsias. Diz a lenda que Rock the Casbah é uma música criada em protesto à proibição do rock no Irã após a subida ao poder do Aiatolá Khomeini em 1979. O que sabemos com certeza é que o clipe é divertidissimo mostrando um arábe de turbante e manto curtindo a vida adoidado ao lado de um judeu ortodoxo com chapéu, barba e trancinhas em uma cidade não identificada e sendo seguidos por um misterioso e inexplicável tatu. Os dois bebem, comem, dançam e rodam de carro conversível como se o mundo fosse acabar amanhã. Intercaladas a isso, vemos cenas da banda com uniformes militares tanto israelenses quanto arabes tocando a frente de um maquinário de extração de petróleo em pleno deserto. O clipe é de baixo orçamento (como todos os clipes de punk rock raiz) mas é divertídissimo. 

 

 

05º – Basket Case – Green Day

Green Day surgiu com esse nome (a banda já atuava há 3 anos com o nome The Sweet Children) em 1989 e também foi  uma das bandas ao lado do Rancid a protagonizarem o renascimento do punk rock na Califórnia nos anos 90 no já citado movimento conhecido como Pop Punk. Liderada por Billie Joe Armstrong, o Green Day sempre foi uma banda engajada politicamente e principalmente em causas ambientais (o que fica evidente no nome da banda “Dia Verde” em português). No clip de Basket Case a banda toca em uma clínica psiquiatrica, emulando pacientes totalmente chapados pelos medicamentos pesados usados nesse tipo de instituição enquanto são rodeados tanto por enfermeiros quantos por outros pacientes, estes com bizarras mascarás de plástico. É uma obvia crítica à maneira como os doentes com disturbios psicológicos são tratados displiscentemente nesses ambientes.

 

04º – American Jesus – Bad Religion

Apesar de também serem da Califórnia, a banda Bad Religion não surgiu no Pop Punk dos anos 90. É uma banda raíz surgida em 1979 e cujo maior hit é American Jesus, uma crítica tanto ao fanatismo religioso quanto à soberba estadunidense em achar que a sua nação é a única abençoada por deus. O clip todo em tons sépia mostra cruzes de madeira para todos os lados e a população vendada carregando-as nos ombros para cima e para baixo. Na letra a ironia: Eu sinto pena da população da Terra. Porque muitos poucos moram nos Eua. Pelo menos os estrangeiros podem copiar nosso estilo de vida. Eles podem visitar, mas não podem ficar. Apenas alguns preciosos podem acumular nossa prosperidade.

03º – Aglomeração -Ratos de Porão

João Gordo é um cara que nunca decepciona seus fãs de verdade. Foi chamado de punk-vendido-geração-MTV nos anos 90, mas a verdade é que ele foi o primeiro a levar de forma visceral o movimento para dentro de uma TV aberta. Desbocado e afrontoso, foi a primeira pessoa a soltar um sonoro “Vai tomar no cool”  na TV brasileira. Polêmico, nunca se absteve de meter o dedo na ferida em qualquer causa que defendesse, em qualquer polêmica que passasse em sua frente. E ele continua assim até hoje. Em tempos de pandemia e da ascenção de políticos e religiosos de caráter duvidoso, Gordo e sua banda Ratos de Porão continuam batendo de frente com ineficiência do atual governo fascista e de seus seguidores fanático religiosos. Nesse clip de 2022 João grita de forma irônica para quem quiser ouvir: “Jesus te protege na aglomeração!! Sem máscara!!!!!!” Acredita quem quiser…

 

 

 

2º – The Kids aren’t alright – Off Spring

Na hora de escolher um clip da banda Off Spring para esta lista, foi bastante dificil decidir entre The Kids aren’t alright ou Let The Bad Times Roll. Apesar de ambas abordarem as dificuldades da adolescência, Let the Bad é mais moderna, retratando realmente as agruras dos anos 20 do século XXI. Ambos os clips também são muito bonitos trazendo um cgi bem feito, coisas do punk endinheirado. A escolha the The Kids foi meramente pessoal mesmo. Ambos mereciam estar aqui, mas eu já havia decidido que não ia repetir nenhuma banda nessa lista. O Off Spring é uma banda formada em 1984 mas que só lançou seu primeiro album em 1989 e é considerada a grande precursora do pop punk. The Kids retrata as decepções que nos assolam quando na adolescência descobrimos que a vida não é um conto de fadas e a realidade nos toma de assalto. 

 

 

01º – Anarchy in the UK – Sex Pistols

Eu sou um Anticristo!!!
Eu sou um Anarquista!!!
Eu não sei o que quero mas eu sei como conseguir!!!
Eu quero destruir trausentes!!!


E com esses versos incendiários começava o punk na Londres dos anos 70!!!! Há controvérsias, é claro, mas muitos, eu incluso, consideram o Sex Pistols a primeira verdadeira banda punk do mundo. Óbvio que o clip abaixo não é um primor de qualidade técnica, simplemente mostra a banda chapada tocando para uma platéia chapada que se contorce em um dos prováveis primeiros bate-cabeça punk da história. E é exatamente por isso que resolvi colocar ela na primeira colocação. Pelo que representa históricamente o clipe, a música e a banda!!!!

 

A lista acima na verdade não representa nada diante da força que o movimento punk representou no mundo na segunda metade dos anos 70 e primeira dos anos 80. Muitas bandas como Dead Kennedys, The Stooges, Mercenárias ou Replicantes não aparecem na lista  porque as bandas da primeira onda punk não gravavam clips. Ou por falta de grana, ou porque simplesmente não tinham onde exibi-los devido ao seu teor altamente agressivo e de contestação, nada palatável para a midia conservadora. Mas o punk nunca morreu e nunca morrerá.


 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

 


Leia também:

DIA MUNDIAL DO ROCK| Bandas icônicas dos anos 90/2000

DIA MUNDIAL DO ROCK | Top 10 clipes mais impactantes do rock e metal do século XX

DIA MUNDIAL DO ROCK | TOP 11 clips de musicas marcantes dos anos 60 – Por Rex o Cão Nerd

THE BOYS | A escalada do fascismo – Crítica do último episódio da 3ª temporada

DEMOLIDOR | Charlie Cox de uniforme amarelo e Rei do crime prefeito de Nova Iorque – agora é oficial

 

 

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana