Connect with us

Notícias

JEAN-LUC GODARD | Cineasta ícone da Novelle Vague comete suicídio assistido na Suiça

Publicado

em

Je vous salu, Marie, filme polêmico proibido no Brasil surante o governo Sarney

Faleceu nessa terça feira (13/09/2022) o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard aos 91 anos de idade. Ícone do movimento que revolucionou o cinema nos anos 60 do século XX conhecido como Novelle Vague, Godard foi responsável por mais de 70 longas entre eles Acossado (1960), Carmem (1983) e o polêmico Je vous salue, Marie (1985) sendo influência assumida de diretores de primeira linha nos EUA como Martin Scorcese e Quentin Tarantino.

No Brasil, o filme Je vous salue, Marie foi proibido durante a presidência de José Sarney (1985-1989) por se tratar, segundo o governo, de uma heresia contra o cristianismo. A decisão foi tomada levando-se em conta orientações do Papa João Paulo II e da Confederação dos Bispos do Brasil. Resquícios de uma censura que se esvaia mas também a realidade de um país que apesar de ser supostamente laico ainda se curva perante o lobby religioso. Até hoje.

A trama trazia a história da gravidez de Maria mãe de Jesus para o século XX colocando-a trabalhando em um posto de gasolina. Já seu esposo José torna-se um taxista. Um misterioso Tio Gabriel é quem surge para revelar que Maria estaria grávida mesmo sendo virgem. Além da heresia, as cenas de sexo também ajudaram o filme a ser proibido por aqui.

Godard cometeu suicídio assistido, que é legalizado na Suíça. Segundo a família, o diretor não estava doente, apenas esgotado. Foi uma decisão apenas dele cuja qual a família acatou. Em uma entrevista de 2014 ele já havia cogitado o ato ao dizer que não pretendia se tornar um inválido e acabar totalmente dependente de terceiros para tudo. O suícidio assistido é uma técnica que deve ser iutilizada também em um futuro próximo pelo ator Alain Delon que após um duplo AVC em 2019 solicitou a seu filho Anthony que já comece a tomar as providências legais para tanto.Delon é contemporâneo de Godard e os dois chegaram a trabalhar juntos.

Em entrevista recente a João Gordo, o guitarrista Andres Kisser defendeu a legalização do suícidio assistido no Brasil após morte de esposa que agonizou longo tempo para um câncer incurável.

A técnica do suicidio assistido é proibida no Brasil e o médico que comete-la pode responder por assassinato. Porém há quem defenda a legalização. Em recente entrevista ao rockeiro punk-vegano João Gordo em seu canal no youtube Panelaço o guitarrista Andreas Kisser da banda de heavy metal brasileira Sepultura defendeu o procedimento. Kisser acompanhou o longo e infrutífero sofrimento de sua esposa Patrícia que agonizou com um câncer terminal do qual não haviam perspectivas de cura e que veio a falecer em julho último.

 

 

 

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM:https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIKTOK:https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE:https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER | T01E02 – À Deriva (crítica com spoiler)

O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER | T01E01 – A Sombra do Passado (crítica com spoiler)

DRAGON BALL | Anime já está disponível completo no Globoplay

DIGIMON ADVENTURE | Primeiro anime da franquia chega ao Globoplay em setembro

X-MEN: EVOLUTION | Enfim entrará no catálogo do HBO Max

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana