Connect with us

Música

REVOLTA | Nova banda recheada de grandes nomes do punk/hard rock nacional provoca a ira da direita conservadora e renova as esperanças de que o rock de protesto não morreu

Publicado

em

Anunciada no último dia 28/09, a banda Revolta traz entre seus integrantes uma constelação de grandes nomes da música pesada tupiniquim e já causa polêmica logo em seu primeiro single intitulado Hecatombe Genocida ao atrair o ódio característico da direita ultra-conservadora. Com letra de João Gordo (Ratos de Porão) e música de Guilherme Miranda (Entombed A.D.), Moyses Kolesne (Krisiun) e Iggor Cavalera (Cavalera Conspiracy e ex-Sepultura) o single lançado em video clipe produzido por Guilherme e Jhoka Ribeiro com logo e capa de Alcides Burn faz critica a maneira com que o atual governo brasileiro lidou com a pandemia global de covid-19 e ao viés racista e negacionista da ciência dos atuais ocupantes das principais cadeiras do executivo sem citar nomes, apenas um certo “Jesus nazifascista”. Confira abaixo:

 

João Gordo divide os vocais com a gutural Prika Amaral (Nervosa).  Guilherme e Moyses tocam guitarra e Iggor assume as baquetas. Completa a banda o baixista Castor (Torture Squad). Em material de divulgação, os músicos dizem que a banda foi criada para “expressar e protestar em forma de música” diante do momento que o Brasil vive atualmente. Em entrevista a Jéssica Mars do canal Hedabangernews (confira aqui) João Gordo falou sobre as primeiras repercussões causadas por Hecatombe Genocida:

Minha letra caiu como uma bomba atômica no meio dos conservadores. A reação da galera chorando na rampa. Eu acho que se mexeu com esses caras, e se eles ficaram putos, é porque a música é muito verdadeira e serviu a carapuça certinho. Porque eu não cito o nome de ninguém na música, se eles estão se doendo… Se a música fosse cantada em inglês não iria levar essa mensagem tão direta na cara das pessoas, iria passar batido. Pois 90% da galera no Brasil não entende inglês. A letra é muito boa, é algo que eu falaria no Ratos de Porão. Fatos do cotidiano ao meu redor. Para mim é fácil escrever esse tipo de música. O Guilherme me deu um texto, peguei duas frases e musiquei.

O Revolta surge na esteira do sucesso da música Micheque da banda Detonautas que só explodiu após nossa digníssima primeira dama acusá-los de injúria, difamação e calúnia e exigir que a canção fosse retirada de todas as plataformas digitais e que não fosse mais executada em qualquer lugar público ou privado. Obviamente que nenhuma dessas exigências foi levada a sério e ainda causaram o famigerado Efeito Barbra Streisand que faz com que por mais que você tente esconder uma coisa, mais ela fique visível e em evidência. 

Banda Detonautas que estourou com a música Micheque graças ao famigerado Efeito Streisand

As duas canções trazem um faixo de luz de esperança aos que entendem que a essência do rock and roll sempre foi o espírito de revolta, protesto e subversão que permearam o ritmo  em vários momentos históricos no século XX com bandas como Beatles, Sex Pistols e U2. Já há décadas que o rock vem perdendo essa bandeira que vem sendo assumida pela garotada colorida do K-Pop. Não tem como um rockeiro de verdade não sorrir saudosamente ao ver os fãs de música coreana esvaziarem um comício do reacionário presidente norte-americano Donald Trump utilizando como arma o app chinês Tik-Tok, que aliás foi proibido em todos os EUA depois disso. Faz a gente lembrar que houve um tempo em que em nome do rock e da liberdade de expressão, um cabeludo boca suja chamado Dee Snider, vestido da mesma forma como se apresentava nos shows foi ao senado americano enfrentar senadores conservadores  e suas raivosas esposas com um discurso brilhante que derrubou por terra todas as acusações de estar destruindo a juventude do país com suas letras que supostamente propagavam conteúdo impróprio, pornográfico, incitação a violência, uso de drogas e ocultismo. Bandas como a própria Twisted Sister de Snider e outras como Black SabbathMotley Crue Judas Priest haviam sido incluídas em uma lista negra sob essas acusações.

Esperamos sinceramente que essa nova onda de luta em forma de música cresça e se torne uma realidade nos tempos sombrios em que vivemos nos dias de hoje. Afinal, arte sempre esteve associada a vanguarda. E é de vanguardismo que precisamos para enfrentar conservadorismo tóxico e poeirento.

Dee Snider faz seu brilhante discurso a favor da liberdade de expressão no senado americano em 1985


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


LEIA MAIS:

THE BOYS | De XENA a CHRISTOPHER REEVE…Descubra incríveis curiosidades sobre a série

O MAL NOSSO DE CADA DIA | Crítica do Neófito

ALAN MOORE | Autor diz que super heróis arruinaram o cinema e a cultura e renega “A Piada Mortal”

THE BOYS S02 | Crítica do Neófito

NERDTRIP NA ESTANTE #08 | Livros para ler no mês das bruxas

NERDTRIP FALA EM SERIES #06 | Chuck

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana