Connect with us

Publicado

em

Em 13 de Julho de 1985, mais de 100 países tremeram com o som persistente das guitarras de bandas como Led Zeppelin, Bob Dylan, Paul McCartney, The Who, Queen, entre outros nomes da música, levando cerca de dois bilhões de espectadores ao delírio.

Foi uma das maiores transmissões em larga escala via satélite e de televisão de todos os tempos.

O festival Live Aid ocorreu simultaneamente em Londres e na Filadélfia com o objetivo de arrecadar fundos afim de combater a fome na Etiópia. Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e no Japão. Organizado pelo escocês Midge Ure e o cantor Bob Geldof.

(Palco do Live Aid com faixa dizendo “Alimente o mundo” / Créditos: Divulgação)

13 de Julho ficou conhecido como “O dia em que a música mudou o mundo”, Phill Collins, declarou durante sua performance sua vontade daquele dia ser considerado o “dia mundial do Rock”.

Por volta de 1987, a data passou a ser celebrada por emissoras de rádios rock brasileiras. O que chama a atenção é que dizemos “dia mundial”, porém a data é comemorada apenas em nosso país! Segundo o cantor,  radialista e jornalista, e também autor do Almanaque do RockKid Vinil, “ninguém lá fora levou a sério a ideia de Phil Collins”. Dada a proporção do evento, as rádios 89 FM e 97 FM, de São Paulo, decidiram adotar a sugestão do músico. Daí em diante foram realizados mais eventos para comemorar, e o negócio propagou-se. “Para os gringos, o Dia do Rock é todo o dia. Aqui tinha que ter um dia, pois infelizmente não somos o país do rock”, comentou Kid Vinil.

Nos Estados Unidos, a data considerada é dia 9 de julho. Foi quando estreou o programa American Bandstand, que contribuiu para popularizar o gênero entre entre as  décadas de 50 e 80.

O canal de TV por assinatura, Bis, da rede Globosat , exibe hoje uma programação especial dedicada ao “dia do rock”.  Serão aproximadamente 24 horas de programação ininterrupta. Serão exibidas apresentações clássicas, de nomes como, Bowe, Clapton, Doors, entre outros, incluindo, ainda, dois shows inéditos de Roger Waters e U2.

Confira a programação completa aqui.

  • Foto: Divulgação

  • Palco do Live Aid com faixa dizendo “Alimente o mundo” / Créditos: Divulgação

Olá! Eu sou a Luana, mas pode me chamar de Lullys. Tenho 33 anos e sou apaixonada por literatura e café! Em 2013 criei o Blog "Estante da Lullys" para compartilhar um pouco de tudo que eu amo. Recentemente tive a honra e o privilégio de ser convidada a me tornar uma tripulante da nave NerdTrip. Além das opiniões literárias escreverei um pouquinho sobre cinema, fotografia, antiguidades, notícias e muito mais! E convido vocês a se divertirem comigo dando, também, suas opiniões.

Comente aqui!

Mais lidos da semana