Connect with us

Opinião

HOMEM ARANHA | Porque o pior filme da trilogia Sam Raimi ainda é melhor que qualquer um subsequente

Publicado

em

No longíquo ano de 2007, há exatos 16 anos, era lançado pela Sony Pictures o longa Homem Aranha 3 finalizando uma trilogia de sucesso sobre o mais amado super herói da editora Marvel. Apesar de bem recebido pela crítica especializada, a reação dos fãs não foi a mesma. A base de comparação era os dois longas anteriores, então sim, o filme é inferior. Mesmo assim Homem Aranha 3 foi sucesso de bilheteria superando os dois anteriores e se tornando a 43º maior bilheteria de todos os tempos e a 3º de 2007 fazendo quase 900 milhões de dolares mundialmente.

Houveram planos para Homem Aranha 4 e falou-se até no 5, mas por divergências entre Raimi e os executivos da Sony tudo foi cancelado e tanto Raimi como Tobey Maguire (ator que encarnava o herói) se afastaram dos projetos em torno do personagem. Os executivos porém insistiram em suas péssimas ideias criando uma nova franquia que estreou em 2012 com Andrew Garfield como protagonista e que naufragou retumbantemente mesmo gerando uma sequência em 2014. Depois disso a Disney comprou a Marvel e entrou em negociações com a Sony que havia comprado a franquia cinematográfica do Aranha quando a editora de quadrinhos estava mal das pernas em meados dos anos 90.

Negócio fechado e a Disney lançou uma nova versão do Homem Aranha agora mais jovem e interpretado por Tom Holland. Além de aparições em diversos filmes do chamado MCU (Universo Cinematográfico da Marvel da sigla em inglês) o novo Homem Aranha também ganhou sua própria trilogia e duas versões animadas, tudo isso relativamente bem recebido pelos fãs, principalmente o último filme que trouxe um encontro entre Holland e as duas versões anteriores do herói e de seus vilões num enorme fan-service, sendo que muitos consideram esse o melhor filme do personagem já feito até hoje.

Até agora citei apenas fatos. Agora começa a parte opinativa do texto que vos escrevo. Reassistindo a trilogia de Raimi no último sábado de manhã e analisando Homem Aranha 3 em retrospectiva, percebo que ele ainda é melhor que qualquer dos filmes do Aranha que vieram depois. E há muitos fatores que me levam a essa conclusão.

A trilogia Raimi se utiliza muito bem da relação entre Peter Parker (identidade secreta do Aranha) e J.J.J (interpretado pelo ótimo J.K. Simmons) o rabugento e agressivo editor-chefe do Clarim Diário e chefe dele.Dessa relação saem ótimas cenas de alívio cômico como por exemplo na ótima cena em que a secretária de J.J.J lhe alerta da hora de tomar seus remédios através de um sistema de alarme que faz com que sua mesa trema. Um dos grandes pecados das franquias subsequentes foi ter ignorado totalmente o personagem (franquia Garfield) ou simplesmente ter subutilizado-o (franquia Holland). J.J.J. é parte inseparável da mitologia do Aranha. 

J.J.J na perfeita interpretação de J.K. Simmons

Peter Parker “do mau” dançando ao som de James Brown pelas ruas de NY

Outra cena impagável e engraçadíssima de Homem Aranha 3 ocorre quando Peter Parker, já tomado pela má influência do alienígena Venom que se disfarça de uniforme negro, anda e dança pelas ruas de Nova Yorque enquanto o sensacional James Brown dá o tom da trilha sonora. É simplesmente sensacional e hilariante essa cena. Sem contar que esse Venom é óbviamente superior ao que a Sony tentou emplacar em filmes próprios em 2018 e 2021. Simplesmente horrorosos.

Apesar do retcom forçado, o arco do Homem Areia e suas motivações são bem trabalhados e emocionantes.

Contudo, diferente dos filmes da Disney que parecem querer nos enfiar guela abaixo uma piadinha (quase sempre sem graça) a cada 3 minutos, os momentos de alívio cômico na trilogia Raimi são pontuais e bem colocados. A parte dramática é bem trabalhada e tenta-se dar profundidade aos personagens principais, mesmo quando força-se a mão ao tentar mudar o assassino do tio Ben Parker (Cliff Robertson) nesse filme para o Homem Areia (Thomas Haden Church), o arco do vilão é bem feito e traz sim uma dose de emoção ao mostrar suas motivações. 

Kirsten Dunst interpreta sem dúvidas a melhor namorada do Aranha de todas as franquias

E temos também a belíssima e talentosa Kirsten Dunst interpretando a melhor e mais bem trabalhada parceira romântica de Peter Parker das 3 franquias.Sem querer desmerecer o trabalho da também talentosíssima Zendaya, mas a Mary Jane Watson de Dunst é muito mais impactante e traz uma carga de emoção muito maior. Sobre as duas Gwen Stacy é melhor nem comentar. Essas são ruins mesmo. 

E para finalizar, a cena do final da batalha épica no terceiro ato, quando o Homem Areia pede perdão a um vingativo Homem Aranha enquanto o dia amanhece é extremamente bela e poética, não me lembro de ter visto nada tão bem trabalhado nas franquias subsequentes.

Muitos dos fãs consideram o terceiro filme da nova trilogia, Homem Aranha sem volta pra casa, como o melhor filme já feito para o personagem. Longe da realidade, essa afirmação vem daqueles nostálgicos que se contentam com fanservice barato e raso. O filme em si é raso. Não aprofunda nada, tem furos no roteiro vergonhosos e aquele clima Disney que considero “palhaçadesco” (ok, essa palavra nem deve existir, mas vocês entenderam). Tobey Maguire me parece desconfortável o tempo todo e as motivações do enredo são no mínimo toscas. Disney sendo Disney. O filme criou grande hype pela reunião dos 3 Aranhas, mas não passou disso: uma reunião de 3 versões do personagem que nada tem a ver uma com a outra e que só gerou uma cena legalzinha. 

Lembrando que esse é um texto opinativo e apenas representa a opinião desse editor que vos escreve. Um editorial por assim dizer. Fiquem a vontade para colocar suas opiniões, discordar e até me xingar nos comentários. E siga o Nerdtrip nas redes!!!!

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

LOUCAS EM APUROS | DIVULGADO NOVA DATA DE ESTREIA NO BRASIL

THE FLASH | “É TUDO O QUE EU SEMPRE QUIS”, DIZ SASHA CALLE, SOBRE INTERPRETAR SUPERGIRL

DUNA: PARTE DOIS | DIVULGADO NOVO TRAILER

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana