Connect with us

Opinião

O SENHOR DOS ANÉIS: OS ANÉIS DE PODER | A representatividade que tanto incomoda

Publicado

em

Quem está acompanhando as novidades sobre a série ambientada no universo de O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, que será lançada este mês pela Prime Video, sabe a polêmica que a produção vem causando, já que a Amazon optou por adequar aquele universo, a uma visão mais plural e representativa.

Pessoas de pele escura sempre existiram nas histórias do Tolkien, as tribos Haradrim, por exemplo, que habitavam as terras de Harad. Mas para quem já leu ou assistiu O Senhor dos Anéis, sabe que tal povo era aliado de Sauron e tido como inimigo pela “galera do bem” da Terra Média.

O senhor dos anéis série

Os anéis de Poder tem prévia de estreia para o segundo semestre de 2022. Reprodução: Amazon Prime

+++Leia mais: Os filhos de Húrin – O conto mais dramático de Tolkien

Como é considerada a abordagem no universo de J.R.R Tolkien?

Então, essa abordagem de pessoas de pele escura, inimigas do mundo ocidental, é bem conhecida em nossa sociedade, não é mesmo?

Agora se me perguntarem se acho J.R.R. Tolkien uma pessoa racista, eu devo dizer que não. Apenas uma figura do seu tempo, extremamente brilhante, sim, porém sem perder a mentalidade britânica de quem nasceu no final do século 19 e acompanhou todo o início do século 20, um período com forte imperialismo inglês, ainda estava muito entranhado na sociedade.

Mas voltando para as histórias da Terra Média, temos Eöl, o elfo negro, que viveu durante a Primeira Era, porém, este personagem no inglês é chamado de Dark Elf, não querendo dizer necessariamente que ele tenha pele escura, pois nunca foi retratado como tal.

Representação de Eöl, o elfo negro – imagem da internet

Dessa forma, eu chego a questão central do meu pensamento, que é: mas e daí?

Uma adaptação pode manter o respeito de uma obra, sem se prender as amarras étnicas de sua versão original, ainda que que tal obra tenha certo conceito considerado datado nos dias de hoje. Sendo assim, estamos falando aqui de uma série de fantasia, sem abordar elementos históricos reais.

Você, amigo leitor, pode me dizer que não existiram elfos ou anãos (um beijo ao pessoal da Harper Collins Brasil) negros? E pode dizer se existiram algum? Não, eu também não, pois estamos falando de contos, ficção, fantasia.

Então senhor purista, apenas te digo, assista primeiro. Se a série for tão boa quanto aparenta, e mesmo assim você deixar de curtir por questões como essa, pense bem, se o seu problema é mesmo um entretenimento de streaming, ou a diversidade.

Onde encontrar os livros de J.R.R Tolkien?

Em breve, a Amazon começa a temporada de Prime Day com diversas ofertas de livros incríveis. Para aproveitar ao máximo as promoções, adquira ambos os livros através dos nossos links da Amazon.

Por último, fique com esse trailer de responsa:

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

THOR| AMOR, TROVÃO E GLÚTEOS! Fique por dentro dos bastidores das filmagens.

PAPER GIRLS | Conheça a HQ que inspirou nova série da Amazon

GAMES | Jogos de graça: Ancient Enemy e Killing Floor 2 – por Rex – O cachorro nerd.

DANIELLA PEREZ | ASSASSINATO DA ATRIZ VIRA DOCUMENTÁRIO NA HBO

PANTERA NEGRA 2 | Visual de Namor pode ter sido revelado. Será ele um Asteca?

THOR: AMOR E TROVÃO | Marvel produz sua primeira comédia romântica – Crítica do Don Giovanni

Publicitário, leitor ávido de fantasia medieval, fã de Metal Espadinha, RPG, do pirata que estica e pessoas que usam cueca sobre as calças.

Comente aqui!

Mais lidos da semana