Connect with us

Premiações

OSCAR 2018 | Como são escolhidos os indicados?

Publicado

em

À medida que a temporada de premiações se aproximam, e com a iminente divulgação do Oscar que no dia 23 de janeiro terá a divulgação dos seus indicados, e que geralmente provocam controvérsias e debates sobre méritos e injustiças, podemos nos perguntar: como, exatamente, essas nomeações do Oscar funcionam? Quem decide quem é nomeado?

O processo de indicação é complicado, pois envolve uma matemática um pouco complexa.

De acordo com o Collider, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é composta por cerca de 7.000 cineastas e profissionais do cinema. Os membros da academia são convidados, e geralmente todos os indicados ao Oscar recebem o convite (inclusive alguns brasileiros, como Fernanda Montenegro, Fernando Meireles, Carlos Saldanha e Rodrigo Santoro), e essas são as pessoas que votam no Oscar.  Há um ramo para atores, um ramo para diretores, um ramo para edição e assim por diante.

Os candidatos para cada categoria são selecionados por votos dos membros dessas agências específicas. Por exemplo, apenas os atores conseguem selecionar candidatos para as categorias de atuação, e apenas os diretores conseguem selecionar os indicados para Melhor Diretor.

Um dos maiores momentos do Brasil no Oscar! Quase deu! © Academy of Motion Picture Arts and Sciences®

Para a categoria principal, a de Melhor Filme, no entanto, todos conseguem votar. Para esta categoria, um membro votante deve enviar uma lista de cinco a 10 indicados e para as demais categorias, cada votante indica uma lista com apenas cinco candidatos.

Mas como essas votações individuais se transformam em nomeações finais? É aí que a matemática vem.

Ao enviar uma lista de candidatos preferidos, os membros da Academia classificam-os de acordo com sua preferência, ranqueando-os do mais ao menos preferido. As cédulas de indicação são ordenadas inicialmente com base no ranking do primeiro lugar do eleitor.

Se uma seleção atinge suficientes votos no primeiro lugar – às vezes chamado de “número mágico”, ele se torna um nomeado. Este “número mágico” é calculado tendo como base o número total de cédulas recebidas em uma determinada categoria e dividindo-a pelo número total de candidatos possíveis mais um. Se um selecionado receber esse número mágico de votos (ou mais), ele se torna um indicado.

Por exemplo, digamos que o número mágico é 333 e Meryl Streep recebeu 337 votos para Melhor Atriz em primeiro lugar na lista dos votantes. Nesse caso, ela automaticamente estará indicada (e isso, convenhamos, já é corriqueiro!)

A musa Meryl Streep em momentos corriqueiros pra ela! © Academy of Motion Picture Arts and Sciences®

Mas então, o que acontece com os votos de segundo, terceiro, quarto e quinto lugares? Bom, os contadores da Pricewaterhouse Coopers (que são responsáveis ​​por lidar com todo esses processo matemático) classificam as cédulas restantes, considerando inicialmente os segundos lugares, e assim sucessivamente até o quinto. As cédulas continuam a ser redistribuídas dessa maneira até que o número mágico seja atingido ou até que permaneçam apenas cinco candidatos.

A partir daqui, uma vez que todas as cédulas foram contadas, novas cédulas são enviadas a todos os membros da Academia. Para esse processo, depois que os candidatos foram escolhidos, todos conseguem votar em todas as categorias da lista de indicados escolhidos pelos especialistas da categoria.

Depois que a lista final de nomeações é anunciada, Steven Spielberg por exemplo, passa a votar não só pelo melhor diretor, mas também pelo melhor figurino, cabelo e maquiagem e roteiro.

Assim, enquanto o processo de nomeação é dirigido por especialistas em cada categoria individual, os vencedores finais são escolhidos por todos os membros da Academia. Depois os nomes com maior votação são colocados em envelopes lacrados até o dia do anúncio, em que são divulgados ao público (ou trocados por outro diante de bilhões de pessoas!)

A famosa gafe da última premiação com Warren Betty! © Academy of Motion Picture Arts and Sciences®

E ai, curioso para saber quem serão os indicados este ano? Acompanhe nossa cobertura do caminho até as indicações e a cobertura especial no dia da premiação.

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Comente aqui!

Mais lidos da semana