Connect with us

Marvel Comics

MORBIUS | Saiba quais os quadrinhos que você precisa ler pra conhecer o Vampiro Vivo

Publicado

em

O lançamento do filme Morbius previsto para este ano pela Sony deixou muita gente querendo conhecer o Vampiro Vivo desde quando seu filme foi anunciado, lá pelos meados de 2018. Você pode conhecer mais sobre a origem do vilão aqui. Também pode conferir o trailer recém lançado logo abaixo.

Mas se isso não foi suficiente para saciar sua curiosidade, nessa matéria vamos indicar quais os quadrinhos em que o vilão é destaque e que valem a pena ver.

Em 1971 a Marvel pretendia utilizar do Drácula para uma história de terror, mas a censura do Comic Code Authority (CCA) ainda era muito presente. Esta legislação surgiu em 1951, devido ao livro Sedução do Inocente, do psiquiatra Fredric Wertham, alegando controlar melhor as publicações (entre elas os romances pulp e os quadrinhos) evitando uma má influencia sobre os jovens. Violência, sexualidade e outros temas tidos como problemáticos eram podados pela censura. Mesmo vinte anos depois, produzir quadrinhos ainda exigia um certo jogo de cintura.

No entanto, ficção científica leve ainda era permitido. Foi assim que o roteirista Roy Thomas teve a ideia de um “pseudo-vampirismo”, depois de ver um filme de ficção cientifica barata em que um homem virava vampiro após ser exposto à radiação. Gil Kane baseou o rosto do personagem no ator Jack Palance e eles colocaram o personagem numa malha colante vermelha e azul. O doutor Michael Morbius era um bioquímico brilhante, laureado com um Nobel devido às suas pesquisas na área da hematologia. No entanto, possuía uma doença rara no sangue, que mais cedo ou mais tarde levaria sua vida. Após pesquisar a cura, ele se envolve com um soro feito do sangue de morcegos vampiros. Ele consegue a cura para seu problema a custa de um efeito colateral muito grave: sua pele fica branca, enrugada e sensível ao sol e ele precisa ingerir sangue para não morrer. Tudo científico – nada de misticismo.

Morbius teve sua estréia na revista Amazing Spiderman nº 101 (outubro de 1971). Numa história bizarra em que Peter Parker tem seis braços, Morbius enfrenta não somente o Homem-Aranha, mas também o Lagarto, a quem Peter teria recorrido para pedir ajuda com sua mutação. Essa história foi republicada tempos atrás da Coleção Histórica da Marvel, lançada pela Panini Comics.

 

Amazing Spiderman #101. Capa da edição americana

Coleção Histórica Marvel (Homem-Aranha). Capa de divulgação

 

Capa da edição americana de Adventure into Fear #20

Em 1971 e 1972, o CCA sofreu vários ajustes e um deles permitia o uso mais amplo de lobisomens, vampiros e outros monstros de horror. Em fevereiro de 1974 Morbius apareceria em Adventure into Fear # 20, uma revista bimestral de horror e suspense da Marvel, substituindo as histórias do Homem-Coisa, que havia ganho uma revista própria.

A revista se tornaria a casa do personagem até dezembro de 1975. Todas as edições foram escritas por artistas de renome, incluindo Bill Mantlo. Nessas edições, Morbius era um personagem mais profundo, amargurado com seu vampirismo e seus adversários eram criaturas sobrenaturais aos quais ele não precisava restringir seus poderes durante suas lutas.

Curiosamente, o mesmo ajuste no CCA que permtiu a expansão do Morbius também permitiu a introdução do personagem Drácula no Universo Marvel, em abril de 1972, pela dupla Gerry Conway e Gene Colan.

Morbius ainda enfrentaria o Homem-Aranha e outros heróis em Marvel Team-Up nºs 3 e 4 em 1972. Parte dessas histórias saíram nas publicações “Edição Histórica Homem-Aranha”, que vive aparecendo por aí nos sebos. Ele ainda estrelaria Vampire Tales em junho de 1974. Morbius passaria os próximos 16 anos como vampiro incompreendido que apanharia do Homem-Aranha uma vez ao ano. Mas foi em 1992 que o personagem foi revivido, na série Morbius – O Vampiro Vivo, pertencente ao arco Rise of Midnight Sons, na revista Marvel Terror. A série contava com o retorno dos Filhos da Meia Noite, seres místicos que combatiam o sobrenatural, na qual Morbius começou a fazer parte. A partir daí, passou a ter sua própria publicação.

Capa da edição americana Marvel Team Up

Capa da edição americana de Rise of Midnight Sons que traz Morbius mais uma vez

Capa de um dos volumes de Edição Histórica Homem-Aranha onde várias histórias da Team Up americana foram publicadas no Brasil.

 

Mais recentemente, durante os eventos de Ilha das Aranhas, descobre-se que Morbius era o elemento conhecido como “Numero Seis”, que trabalhava nos Laboratórios Horizonte. A história foi publicada em Amazing Spiderman #671 (Homem-Aranha nº134 aqui no Brasil, pela Panini Comics). O Numero Seis era responsável por pesquisar um soro que combatesse o vírus que causava poderes de aranha, mas juntamente com isso, Morbius pesquisava uma cura para seu vampirismo. No fim da história, Morbius termina preso na Balsa. Ele volta a aparecer em Amazing Spiderman nº 669.1 (No Brasil, A Teia do Aranha nº 22, pela Panini Comics), já no início da saga do Homem-Aranha Superior.

Capa da edição nacional de Homem-Aranha nº134. Panini Comics

Capa da edição nacional de A Teia do Aranha nº 22. Panini Comics

 

Capa da edição nacional de Vingadores nº8. Panini Comics.

 

Recentemente Morbius se envolveu em uma guerra de vampiros em Barcelona onde foi aprisionado. Ele foi salvo pela Vespa e os Agentes de Wakanda, informando posteriormente sobre a guerra para Okoye. Ele pode ser visto no arco atual dos Vingadores publicado no Brasil pela Panini Comics, na edição Vingadores nº 8.

E aí? O que está esperando para curtir todas essas revistas sobre Morbius, o Vampiro Vivo?

 

 

 

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia também:

CAPITÃO FEIO | A releitura do vilão, em Identidade e Tormenta

DIGIMON | Franquia tem novo anime anunciado pela produtora Toei Animation

POKÉMON | ASMR do Charmander é lançado no Youtube

STITCH | Personagem da Disney ganha mangá com história no Japão feudal

MONSTRO DO PÂNTANO | Estreia hoje a série na HBO

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!

Mais lidos da semana