Connect with us

Tipinhos Inúteis do Angeli

TIPINHOS INÚTEIS DO ANGELI | Meia Oito, o Último dos Barbichinhas

Publicado

em

Conforme prometido em matéria passada que fiz em homenagem ao cartunista Angeli, começo aqui uma série de matérias em homenagem a cada um de seus personagens clássicos também apelidados genéricamente pelo próprio autor de Tipinhos Inúteis, e apresentados a nós nas tirinhas da Folha de São Paulo e na finada revista Chiclete com Banana que foi publicada entre o final dos anos 80 e início dos anos 90 do século XX pela Editora Circo.

Em tempos sombrios onde a polaridade política está novamente instalada em nosso planeta e o ódio mútuo entre capitalistas selvagens e comunistas se retroalimenta todos os dias, nada mais adequado do que começar pelo personagem mais politizado de Angeli. Meia Oito, também conhecido como o Último dos Barbichinhas era, segundo o próprio autor o típico Revolucionário de Boteco. Um estereótipo de certa parte da juventude que durante a ditadura militar, do alto de suas boinas e barbichas, bravateava a revolução armada em universidades e botecos mas na hora de realmente se juntarem aos diversos grupos armados que existiam na época se borravam de medo. 

 

 

Após a queda da ditadura Meia Oito não consegue se livrar dos ideais comunistas de outrora e continua a falar sobre revolução comunista armada, totalmente deslocado já, numa época em que a democracia renascia. Quase sempre sentado em um balcão de boteco, o personagem sente falta de uma ditadura contra a qual se revoltar. 

 

 

Meia Oito tem um companheiro inseparável, um verdadeiro sidekick chamado Nanico. O rapaz de pequena estatura é na verdade um homossexual que tenta ser enrustido mas não consegue. Todos sabem que ele nutre uma paixão por Meia Oito que ele nem tenta mais esconder.

 

 

Em 2007 Meia Oito estava em crise existencial total. Nas tirinhas aparecia sempre no banheiro conversando com os fantasmas de Stalin, Che Guevara, Marx entre outros (só não via o de Fidel pois o líder cubano ainda não havia morrido) que o incentivavam a se aposentar da luta. Em julho do mesmo ano, Angeli resolveu matar o personagem de forma irônica e cruel fazendo-o ser atropelado por um caminhão da Coca-Cola, símbolo supremo do capitalismo selvagem que Meia Oito tanto odiava. Desde então Angeli nunca mais voltou a fazer tiras do velho comunista. Infelizmente. 

 

 

E é isso aí, amigos leitores. Breve voltarei com novos Tipinhos Inúteis do Angeli. Fiquem de olho!!!

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

 

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

______________________________________________________________________

Leia também:

ARENA NERDTRIP #14 | Memória afetiva X Realidade – Dá pra encarar de novo?

GAMES | Jogos de graça – por Rex – O cachorro nerd

STAR TREK: PICARD | Curiosidades e surpresas escondidas de “Esconde-esconde” (1×9)

 CAVALEIRO DA LUA (Minissérie) – O melhor começo do pior fim | Crítica do Neófito

 DE VOLTA AO PASSADO | ANNE WITH AN “E” – por REX – O cachorro nerd

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana