Connect with us

Séries

GAME OF THRONES | A Ciência vs a Fantasia – 10 fatos surpreendentes

Publicado

em

 

Para a colunista Rebecca Thompson (física de formação) do site Collider, a ciência pode dar alguns detalhes bem interessantes sobre cenas mostradas no universo do entretenimento.

Não se trata tentar achar “erros”, afinal é uma obra de ficção e fantasia e a liberdade criativa é total, porém mostrar alguns pontos onde ciência e entretenimento se cruzam E a ciência pode dar um novo olhar sobre o mostrado. Ela lista 10 fatos bem interessantes:

1) Depois que Ned Stark (Sean Bean) foi decapitado, ele provavelmente estava ciente por mais 10 segundos do que ocorria a sua volta

Pare agora e conte até dez. É um tempo considerável não? Desde a invenção da guilhotina, existem algumas dúvidas sobre se uma cabeça é consciente ou não depois de ter sido separada do corpo. O pensamento na época era que a consciência só terminava depois que todo o fluxo sanguíneo para o cérebro houvesse parado. A isquemia, termo técnico para o cessar do fluxo sanguíneo para o cérebro, impediria que os neurônios disparassem. Durante a Revolução Francesa os cientistas pediam ao condenado que tentasse piscar ou falar depois de decapitá-lo, sem sucesso considerável. Mas então, um grupo da Holanda decidiu implantar eletrodos na cabeça de ratos e decapitá-los usando uma guilhotina (adaptada para ratos, obviamente). Com base no comprimento da atividade cerebral dos ratos, o grupo extrapolou para os humanos e teorizou que os humanos decapitados ficariam conscientes por cerca de dez segundos após a decapitação.

Para colocar a decapitação em um contexto cultural, a última execução judicial por guilhotina ocorreu após o lançamento do primeiro filme de Star Wars, o ano em que a Atari chegou às prateleiras, e o ano em que você pôde comprar seu primeiro computador Apple II. E sim, George R.R.Martin já estava vivo quando isto ocorreu! (E já tinha 29 anos.)

 

2) Uma parede de gelo provavelmente não funcionaria, mas o exército americano já tentou uma vez

Paredes de gelo são realmente uma ótima ideia em termos de defesa. Elas não podem ser queimadas, absorvem projéteis e seriam muito difíceis de violar. O material é abundante e barato e a existência de geleiras nos levam a assumir que essas paredes seraim possíveis.

Infelizmente, uma parede como a descrita em Game of Thrones não resistiria ao longo do tempo mesmo que o norte estivesse realmente muito frio. O cientista de geleiras, Dr. Martin Truffer da Universidade do Alasca, fez simulações do Muro de Gelo com base em equações que mostram como as geleiras se arrastam com o tempo. Ele descobriu que depois de mil anos, idade aproximada da Muralha de Gelo, ela se pareceria mais com uma rampa de gelo.

Bran o Construtor não foi a única pessoa a tentar construir com gelo, no entanto. Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas precisavam de mais porta-aviões para conseguir basear aeronaves suficientes para o Atlântico Norte. Eles precisavam de algo que fosse barato para se construir, não pudesse ser queimado e não pudesse ser destruído com U-boats. E não precisava ser construído para durar. Usando pykrete, uma mistura de gelo e serragem desenvolvida por Geoffrey Pyke, os engenheiros do exército começaram a avalia se era possível construir um porta-aviões a partir de serragem e gelo. Misturar serragem fez o gelo consideravelmente mais forte. O projeto avançou mas acabou sendo descartado porque a tecnologia de aviação avançou o suficiente para que o “navio berg” não fosse mais necessário. E claro, eles não dispunham da magia antiga que sustenta a Muralha.

3) Uma lua explodindo pode ser responsável pelas imprevisíveis estações do planeta

Nossa Terra tem estações regulares por uma série de razões e uma delas é que o eixo de rotação da Terra não é apenas inclinado como sua inclinação também permanece bastante estável ao longo do tempo. O eixo é inclinado a 23,5º, embora varie um pouco ao longo de escalas de tempo longas. A lua trabalha para estabilizar essa inclinação. Um grupo de cientistas de Paris fez simulações sobre o que aconteceria com a inclinação do eixo da Terra se fosse diferente de 23,5º e também o que aconteceria se não houvesse lua. O que eles descobriram foi que nossa Terra está em um ponto cosmológico exato. Se a Terra tivesse uma inclinação entre 60º e 80º  a lua  não seria capaz de fornecer estabilidade e a Terra estaria cambaleando por todo o lugar. Se não houvesse lua alguma a Terra não seria mais estável e nossas estações seriam completamente imprevisíveis.

Os modelos do grupo francês poderiam explicar as lendas de Game of Thrones . De acordo com uma delas, a de Lysene (do livro, não mostrada na séire) haviam duas luas:

“Ele me disse que a lua era um ovo, Khaleesi”, disse a menina Lysene. “Uma vez haviam duas luas no céu, mas uma vagou muito perto do sol e rompeu com o calor. Mil dragões surgiram e beberam o fogo do sol. É por isso que os dragões respiram chamas. Um dia a outra lua também beijará o sol, e então rachará e os dragões retornarão ”.

Se costumava haver duas luas ajudando o planeta a permanecer estável e uma tendo explodido, o eixo de rotação seria jogado no caos e as estações seriam completamente imprevisíveis, levando a eventos como A Longa Noite.

4) O Night King e wights podem não ser reais, mas a natureza é cheia de zumbis da vida real e parasitas zumbis

Existem vários tipos de zumbis em filmes e TV, desde os focados em um único objetivo (consumo cerebral) até aqueles que estão sendo controlados por um mestre de marionetes como o Night King. Nossa natureza também é esquisita o suficiente para ter tipos muito semelhantes de zumbis incluindo alguns que são ainda mais assustadores. Doenças reais e parasitas podem transformar organismos para agir como zumbis, curvando-se à vontade das doenças. A raiva muitas vezes parece muito semelhante ao zumbismo a tal ponto que tem havido queixas de “Guaxinins Zumbis” em Ohio. O animal infectado espuma pela boca, anda rigidamente sobre as patas traseiras e cairá em estado de coma (então, sim, vacine seus animais de estimação contra a raiva, mesmo que eles sejam apenas animais domésticos – você não quer que eles se tornem zumbis.) A toxoplasmose, com a qual muitos de vocês já estão infectados ( Jorge Obelix com certeza), faz com que o hospedeiro realmente goste de gatos.

Camundongos infectados com o protista perderão o medo de gatos e os humanos infectados com ele terão dificuldade em dizer não em eventos de adoção. O gato come o rato infectado e o toxoplasma gondii se reproduz no trato digestivo do felino.

Crustáceos não são imunes a zumbis. A Sacculina carcini é uma craca que sequestra o sistema reprodutivo do caranguejo verde e o utiliza como seu. Os caranguejos cuidam dos ovos da craca e continuam o ciclo, vivendo por até dois anos em seu estado reprodutivo de zumbis. A natureza é estranha.

Eu controlo você!

5) O aço Valiriano pode ter tido nanotubos de carbono

“Tudo que vai, volta, vacilão!” (Gared)

O aço valiriano é baseado em aço damasco da vida real. Ele tinha a ponta mais afiada do que qualquer arma e foi dito que era capaz de cortar um fio de cabelo humano da maneira mais difícil, ao meio, verticalmente. Ao contrário de outros tipos de armas de aço tinha um teor de carbono muito alto tornando-o potencialmente muito frágil. Os ocidentais foram incapazes de pegar esse aço frágil e transformá-lo em armas. No entanto, ferreiros de Damasco usaram o mesmo aço e o transformaram nas melhores espadas do mundo. O método para fabricar essas armas foi perdido, mas vários cientistas modernos tentaram encontrar seu segredo. Um grupo liderado por Alexander Levin, de Dresden na Alemanha, pegou a borda de uma lâmina de aço de Damasco e passou-a por uma máquina de raios-X muito sensível. Eles descobriram que a borda afiada foi feita por nanotubos de carbono envolvidos em torno de aço. Os nanotubos de carbono são cerca de cinco vezes mais fortes que o aço e são 50.000 vezes menor que um cabelo humano. O lento processo de fundição e trabalho do aço permitiu que o nanotubo de carbono se formasse.

As espadas também foram curtidas na urina de meninos ruivos … e, na verdade, a equipe teorizou que a urina ácida devoraria parte do aço e deixaria os nanotubos expostos. Não admira que eles pudessem cortar um cabelo humano. O crânio por baixo e um White Walker! (ah, e os filhos de Jon e Ygritte teriam grande utilidade!)

6) Wildfire pode ser real, mas provavelmente não seria verde

Resultado de imagem para fogo vivo

Ao longo da história tem havido exemplos de fogo com as propriedades do Wildfire. O fogo grego é provavelmente o melhor e mais referenciado exemplo. Tem todas as propriedades do Wildfire, exceto uma: não queima verde. No entanto queimava na água e só podia ser apagado com vinagre ou areia. Inventado por um grego desconhecido e usado pelo Império Bizantino, o Fogo Grego era um composto inflamável e um sistema de ataque usado principalmente no mar. A criação do fogo grego era um segredo de Estado, portanto, muito poucos registros permanecem.

Mas, semelhante ao aço de Damasco, os cientistas modernos queriam descobrir como isso funcionava. Provavelmente, o composto inflamável era feito de alcatrão de pinheiro, enxofre e, potencialmente, salitre ou cal. Era razoavelmente estável até ser implantado através de um sifão, que foi pensado para ser um sistema de tipo de fole, que iria pulverizar o composto e acendê-lo ao sair.

Infelizmente, não haviam elementos que pudessem queimar verde. Sulfato de cobre e ácido bórico quando queimados produzem uma chama verde brilhante. É possível que o Wildfire seja uma combinação de fogo grego e um desses dois compostos.

Napalm, mais cobre ou ácido bórico, também pode ser um contendor para o Wildfire da vida real – é uma arma horrível, mas tem muitas das mesmas propriedades. É difícil de apagar, queima na água, queima quente o suficiente para derreter aço e pedra, e vai grudar no alvo. Mas, ao contrário do Wildfire, é muito difícil de acender. Esta é uma das razões pelas quais foi usada como arma de forma tão eficaz. Pode ser transportado sem explodir o navio de transporte.

Não pergunte ao Google como fazer isso, a menos que você queira a CIA em seu encalço.

7) Dormir com a sua irmã é uma má ideia, mas casar com a sua prima é provavelmente bom. Casar-se com seu terceiro ou quarto primo é o ideal

Até certo ponto o incesto não é tão terrível quanto a sociedade gostaria que você acreditasse. A Islândia tem uma população muito pequena, 270.000 mais ou menos, o que significa que o incesto acidental pode acontecer. Eles possuem até mesmo um app que indica se seu encontro tem algum potencial de agradar os Targaryen (e os irmãos Lannister). Se você é primo em terceiro ou quarto de seu crush, não ligue para as coisas

Um grupo de cientistas que pesquisou sobre o incesto, observou o número de filhos e netos que os casais relacionados tinham em relação aos casais não relacionados. O que eles descobriram foi que casais que eram primos de primeiro e segundo grau tinham tantos filhos e netos quanto casais que não tinham nenhuma relação. Casais de terceiro e quarto primos, no entanto, tinham bem mais filhos e netos que os casais estudados. Se você quer se reproduzir, parece que o nível ideal de parentesco é o terceiro ou quarto grau de primos.

Mas se você quiser se arriscar em primos de primeiro grau, há apenas um aumento estatisticamente pequeno nos defeitos congênitos nos filhos de primos em comparação à população em geral.

Querer que Jon e Sansa se aproximem, por exemplo, não é realmente estranho – mas seria melhor se eles estivessem um pouco mais de distância. (E não se esqueçam: Daenerys é TIA de Jon!).

8) Com ossos fortes o suficiente, os dragões realmente poderiam voar

O momento em que Drogon entra e toca o terror na caravana de Jaime Lannister foi tão bonito que me fez chorar um pouco. Eu estava esperando por esse momento por seis temporadas e meia.

Porém, para Drogon voar assim, tinha que ter ossos mágicos e super fortes. Para que algo se mova em uma direção deve haver uma força na outra direção. Quando você nada, você empurra a água para trás com a mesma força que você vai para a frente. Para algo voar, ele deve empurrar o ar para baixo com pelo menos a mesma força que ele pesa, ou seja, quando um avião voa, o formato da asa empurra o ar para baixo com força suficiente para levantar o avião. No caso dos dinossauros alados, eles usavam seus enormes músculos para empurrar o ar para baixo com a incrível quantidade de força que seria necessária para levantar sua enorme estruturas. Os pterossauros fizeram isso de forma muito eficaz e poderiam ser bastante grandes. Os Quetzalcoatlus northropi, tinha cerca de 250 quilos!

O fator limitante no voo do pterossauro não eram seus músculos, eram seus ossos. Para qualquer tamanho maior que o do Quetzalcoatlus northropi, a força necessária para empurrar para baixo seria maior que a força necessária para quebrar um osso. Algo do tamanho de um dragão exigiria gerar tanta força para levantar que os ossos de suas asas se quebrariam. Se, no entanto, a magia dos dragões estivesse alojada em seus ossos, eles seriam capazes de voar.

9) Jon Snow provavelmente deveria usar um chapéu, mas não usar um chapéu não vai matá-lo

Embora Kit Harington tenha um cabelo incrível, ele não vai mantê-lo tão quente quanto um chapéu. Os chapéus funcionam mantendo o ar quente produzido pelo seu corpo irradiando calor próximo à sua cabeça. Embora o cabelo de Jon seja tão grosso quanto um chapéu, quando ele sopra ao vento, o ar quente escapa e o ar frio entra. Seu corpo perde mais calor ao tentar aquecer o ar frio. Um gorro de lã grossa manteria o ar morno perto de sua cabeça, mas ao contrário da lenda, o corpo não perde a maior parte de seu calor pela cabeça. O calor é perdido do corpo quando o sangue quente perde calor para o ar externo. Como há muito fluxo sanguíneo na cabeça, é fácil pensar que perderia muito calor.

“Minhas orelhas estão congelando ruiva!”(Jon Snow)

A cabeça também tem muito pouca gordura para isolar o corpo. Os cientistas da Universidade de Manitoba queriam testar esse mito experimentalmente, então mergulharam  pessoas em água fria até o pescoço ou sobre as cabeças e mediam a diferença na perda de calor. A cabeça perde calor à mesma taxa que o resto do corpo. Então sim, Jon deveria usar um chapéu, mas não é pior do que não usar luvas.

Congelamento em suas orelhas, porém, ele resolve de outra maneira …

 

 

10) A morte mais misericordiosa foi provavelmente Viserys. Estou tão chateado quanto você

Resultado de imagem para morte viserys gif

Existem algumas mortes em Game of Thrones que são nada menos que deliciosas. A de Joffrey foi certamente uma delas, mas a morte de Viserys foi tão deliciosa, particularmente por causa de como ele morreu.

Embora seja verdade que o fogo doméstico não seria quente o suficiente para derreter o ouro, foi satisfatório o suficiente suspender a descrença sobre isso em favor do prazer de ver o sonho de Viserys receber sua coroa de ouro.

Mas se você olhar para a ciência de como alguém iria morrer ao se derramar ouro derretido em sua cabeça, isso se tornaria um pouco menos sangrento. Ouro fundido tem uma temperatura de 1064ºC. Quando algo quente é vertido em uma cabeça o calor muito rapidamente será conduzido ao cérebro. O cérebro é principalmente água e quando a água esquenta ferve. Como na decapitação, assim que os neurônios deixam de ser capazes de disparar, a pessoa não consegue mais pensar ou sentir dor.

A dor que Viserys sente dependerá de quanto tempo leva para cozinhar seus neurônios. O cérebro tem cerca de 1,4 kg e aproximadamente 73% de água. Com a temperatura do ouro derretido e o quão rápido o calor pode chegar ao cérebro de Viserys, seriam necessários 3,5 segundos para que seu cérebro fervesse completamente. Ele provavelmente perdeu a consciência muito antes disso. Conte até 3. É muito curto em comparação com os dez segundos que levaria para morrer por decapitação. Isso me deixa muito triste. Ele merecia um fim muito pior. Ratos e um balde,  na barriga talvez?

A última temporada de Game of Thrones vai ao ar no domingo, 14 de abril na HBO.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

GAME OF THRONES | O que ocorrerá com Tyrion Lanninster quando a série retornar? Peter Dinklage diz ter acertado!

STAR WARS EPISÓDIO IX | Confira o teaser e título do próximo filme da franquia

DISNEY+ | Séries da Marvel são anunciadas no serviço de streaming

GUAVA ISLAND | Filme com Donald Glover e Rihanna ganha teaser e sinopse!

ONE PUNCH MAN | Série ganhará um OVA para segunda temporada!

Professor de História e Grande apaixonado pela sétima arte e da maior premiação do cinema, o Óscar. Viciado em séries e Redador das colunas "Vale a Maratona" e "Papo de Cinema".

Comente aqui!

Mais lidos da semana