Connect with us

Board game

FALANDO DE BG | Survive: Fuga de Atlântida!

Publicado

em

Olá, tripulantes como estão? Espero que bem!

Logo quando iniciei neste mundo dos board games, queria porque queria ter um destes jogos de tabuleiro que eram totalmente diferentes de títulos como Jogo da vida e Banco imobiliário, este último também conhecido como Monopoly que estava acostumado a jogar e não sentindo tanta vontade assim de jogá-los novamente.

Então um belo dia me dirigi a uma loja da cidade onde moro e comprei um jogo chamado Survive: Fuga de Atlântida, meus amigos, este se tornou meu jogo preferido e o melhor da minha atual coleção.

Survive é de 1982, lançado em território nacional pela Editora Conclave em 2015, tido como um jogo cruel (de fato é), seu objetivo principal é salvar seus exploradores fugindo de Atlântida que está sumido ao poucos e tentar eliminar o máximo de exploradores adversários, seja entregando-o a monstros marinhos, colocando baleias furiosas para quebrarem seus barcos e de quebra talvez serem devorados por tubarões famintos, existe a possibilidade de fazer com o que o tubarão se mova até estes pobres indefesos que estão nadando em alto mar.

Um conselho, caso o coloque na mesa para jogar com seus amigos e dentre eles existir aquele que fica muito bravo e com mania de perseguição, talvez tenha que ir pensando e um pedido de desculpas ou quem sabe procurar um novo amigo. Survive é um clássico jogo de tretas, assim como Uno com seu famoso +4. Ouvi muitos relatos de pessoas que tiveram que vender este jogo por conta das discussões. Aviso dado vamos falar deste jogão.

Em Survive cada jogador deve tentar salvar seus exploradores transportando-os para áreas de terra firme localizadas nos cantos do tabuleiro e impedir que os demais jogadores consigam fazer o mesmo, como mencionado não é tão simples, o jogo coloca algumas dificuldades para essa travessia, são monstros marinhos, baleias e tubarões, todos esperando ansiosos por uma chance de entrar na brincadeira, como se não bastasse a ilha ponto inicial da partida é composta por quarenta peças de terreno, sendo elas dezesseis peças de praia, dezesseis de floresta e oito peças de montanha, que a cada turno vão sendo removidas.

A cada jogada além de tentar salvar seus exploradores, você deve retirar uma destas peças fazendo com que de fato a ilha vá desaparecendo turno a turno até que a ilha desapareça e não pense que pode ir tirando qualquer uma não, primeiro você remove terrenos de praia, quando elas acabarem as florestas e por último as montanhas. Cada peça removida traz uma ação em seu verso, dentre elas estão, surgir um barco, um tubarão ou uma baleia, mover um monstro marinho para qualquer lugar do mapa, nadar com alguém que está na água com três movimentos e pode conter catástrofes naturais como redemoinho e o vulcão da ilha entrar em erupção, quando isso acontece fim de jogo, estas são apenas algumas das ações no verso dos terrenos. Importante, caso escolha um terreno e sobre ele possuir um explorador, este vai direto para água.

Mesa virtual de Survive no Tabletopia

Resumo de um turno:

  • Usar a peça de terreno que esteja em sua mão que veio do turno anterior.
  • Movimentar seus exploradores ou barcos em três movimentos.
  • Remover uma peça do tabuleiro a sua escolha seguindo a ordem Praia, Floresta e Montanha e realizar a ação do verso caso seja ação imediata, caso contrário guarde para o próximo turno ou como defesa para algum ataque que seja feito a um dos seus exploradores.
  • Role o dado e mova uma criatura.

Ao final do jogo ganha aquele que fizer o maior número de pontos, e sabem onde estão os pontos? Embaixo das peças que representam os exploradores. Quando iniciamos o jogo espalhando as peças, as mesmas contém uma pontuação que só pode ser vista antes de ser alocada em algum lugar da ilha e depois no fim de jogo para pontuar, sendo assim a memorização para saber onde estão os exploradores de maior valor é muito importante, já vi jogador salvar uma única peça de valor seis  ganhar de jogadores que salvaram três que somando deu cinco.

O jogo possui uma expansão chamada Survive: Dolphins & Squids & 5-6 Players…Oh My!.

Bom tripulantes, este é Survive: Fuga de Atlântida espero que tenham gostado. Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão de um próximo jogo.

Até mais!


Insert com os componentes

Ficha técnica

Título: Survive: Fuga de Atlântida
Autor: Julian Courtland-Smith
Formato: caixa
Nº de Jogadores: 2 a 4
Idade: 13+
Tempo de Jogo: 45 min.
Preço: —


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia Mais:

DRAGON BALL | 09 de Maio celebra o “Dia de Son Goku” no Japão

TOP 5 | Livros nacionais favoritos

DRAGON BALL | Rapper Emicida recria universo da série em seu novo clipe.

MY HERO ACADEMIA | Anime pode ter sido dublado, mas com elenco diferente do filme, e acirra ânimos de fãs e dubladores. (ATUALIZADO em 08/05/2020)

BOARD GAMES | A ressocialização

Desenvolvedor de sistema, cantor (tento), compositor e escritor. Amante de board games, apaixonado por Saint Seiya e o único ser humano que joga RPG com todos os personagens de nome Kenshin Himura, eu só queria abraçar a Sandy.

Comente aqui!

Mais lidos da semana