Connect with us

Colunas

DE VOLTA AO PASSADO | Quadrinho europeu – Vittorio Giardino – por REX – O cachorro nerd

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje vamos falar um pouco sobre um quadrinista europeu de linhas firmes, traço detalhado e arquitetura belíssima chamado Vittorio Giardino.

O quadrinho europeu sempre esteve presente no Brasil seja como fonte de consumo ou de inspiração. Geralmente com um estilo mais adulto e sóbrio em relação ao estilo norte americano e com temas mais livres de fantasia e com pitadas de erotismo mais livres e soltas. Dos diversos artistas, sejam roteiristas ou ilustradores, um dos grandes nomes do quadrinho europeu é o de Vittorio Giardino, nascido em 1946 em Bolonha, Itália, seu estilo lembra bastante HUGO PRATT e MOEBIUS e vemos ecos de seus traços no MANARA, é um estilo limpo, anatomicamente perfeito, realista e natural, salvo, claro, algumas liberdades nas fisionomias, uma certa caricatura nos rostos de alguns personagens, com exageros em especial no nariz e orelha para acentuar determinadas características em alguns personagens. Destaque especial para linhas firmes e continuas e para os ricos detalhes do ambiente, prédios, móveis, ferramentas, veículos, animais, arquitetura e urbanismo. Suas cidades e ambientes são ricos, realistas e verdadeiros. É um espetáculo visual rico e detalhado.

                      

Estando na corrente neoclássica veiculada pela revista italiana Orient Express em que publica o primeiro volume das aventuras de Max Fridman , Vittorio Giardino é um seguidor da linha clara. Seu desenho é realista. Quando ele trabalha com cores, ele usa cores sólidas. Para preto e branco, por exemplo na série Sam Pezzo, ele tende a se opor a eles em vez de degradá-los a um tom de cinza.

Suas histórias são habilmente construídas em torno de cenários complexos, molas psicológicas dos personagens, heróis normais, às vezes impressionáveis ou tímidos, longe dos estereótipos viris e da arrogância dos quadrinhos destinados aos jovens. É mais voltado para o público adulto.

Apesar do caráter dramático ou trágico de certas situações que caracterizam heróis cujos valores e desejos são contrariados pelo curso da história ou pelas forças que os transcendem, Vittorio Giardino evita o sentimentalismo.

Sempre fascinado por desenho, Vittorio Giardino é o primeiro engenheiro em eletrônica a partir de 1969 para 1978 , então ele abandona profissão para dedicar-se exclusivamente aos quadrinhos, acreditando que é impossível fazer as duas comércios frente.

Em 1979 , ele criou sua primeira série com o detetive Sam Pezzo para o jornal mensal Il Mago . Em 1982 , foi nas páginas do Orient Express que as aventuras de Max Fridman , um espião judeu francês, começaram nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial e continuaram até a Guerra Civil Espanhola .

Em 1983 apareceram as primeiras pranchas de Little Ego, um pastiche erótico de Little Nemo de Winsor McCay .

Vittorio Giardino iniciou uma nova série em 1993, Jonas Fink, a história de um menino na Tchecoslováquia na década de 1950, sob o regime comunista. Em 2013, anunciou que estava escrevendo o terceiro volume desta série, que foi lançado em 2018 (para a versão francesa), após o que estava preparando um novo volume de Max Fridman.

Álbuns:

  • As investigações de Sam Pezzo ( Glénat )
  1. As investigações de Sam Pezzo T.1 ( 1981 )
  2. As investigações de Sam Pezzo T.2 ( 1981 )
  3. As investigações de Sam Pezzo T.3 ( 1982 )
  4. As investigações de Sam Pezzo T.4 ( 1983 )
  5. The Full Sam Pezzo Investigations ( 1999 )
  • As Aventuras de Max Fridman ( Glénat )
  1. Rapsódia Húngara ( 1982 )
  2. The Eastern Gate ( 1986 )
  3. No pasaràn ( 1999 )
  4. Rio de Sangre ( 2002 )
  5. Sin ilusión ( 2008 ) – (Seleção oficial do Festival de Angoulême 2009 )
  • Little Ego (Glénat, 1989 )
  • Férias fatais ( Casterman , 1991 )
  • Jonas Fink ( Casterman )
  1. Infância ( 1994 )
  2. Aprendizagem ( 1997 )
  3. The Prague Bookseller ( 2018 )
  • Luxo, calma e prazer (coleção de ilustrações, editada por Mosquito , 2001 )
  • Jornadas de sonhos (Casterman, 2003 )
  • Eva Miranda (Casterman, 2005 )
  • Lusso (2007)
  • Calma (2009)


Vittorio Giardino é um espetáculo visual seja pelas suas belas mulheres, seja pela complexidade e humanidade de seus protagonista ou pela beleza arquitetônica de suas cidades e seus detalhes quase fotográficos, um espetáculo visual que merece ser apreciado por todos os amantes da arte dos quadrinhos. Vittorio Giardino é um mestre dentre tantos outros mestres dos quadrinhos europeus e merece um lugar na sua estante.

Eu sou o Rex, o cachorro nerd e eu vivo sonhando com a Little Ego e sempre caio da cama de manhã.

________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

 

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

_________________________________________________________

Leia também:

FISHBOWL WIVES S01 – O estranho erotismo nipônico | Escondido na Netflix (Crítica do Neófito)

NERDTRIP NEWS | Faleceu o artista TIM SALE – por REX – O cachorro nerd

EZRA MILLER| Déjà vu? E um novo escândalo. Ator enfrenta mais uma acusação.

THE ORVILLE: NEW HORIZONS | Quando o aprendiz supera o mestre – Episódio 03: Paradoxo da Mortalidade – Crítica sem spoiler do Obelix

LIGHTYEAR | Chris Evans comenta boicote e rebate críticas.

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana