Connect with us

De Volta ao Passado

DE VOLTA AO PASSADO | Uma Princesa de Marte – Critica do REX – O nerd cão

Publicado

em

Olá, tripulação nerd! Aqui é o REX, o cachorro nerd, e hoje vamos falar um pouco sobre o Edgar Rice Burroughs e sua série Barsoom.

O que vem à sua cabeça quando você ouve sobre uma pessoa que foge do seu planeta natal, vai para um outro onde graças à diferença entre eles, você adquire poderes extraordinários como super força e capacidade de saltar mais alto que um arranha céus? No super homem de 1938? Errou, errou feio, errou rude. Estou falando de John Carter dos Pulps UMA PRINCESA DE MARTE de 1912 e posterior livro de 1917, malandro!!!!

Mais de vinte anos antes de Siegel e Shuster, Edgar Rice Burroughs teve a ideia genial de criar, o que EU considero como, a semente do que seria o Super homem. Claro que a ideia de “um ser superior/um salvador/um herói num mundo novo e destacando-se se comparado com o restante das pessoas daquele lugar” não é uma coisa nova, mas as semelhanças são no mínimo curiosas, não é verdade!?!? E a ideia de um misterioso raio, teleportar um humano para um planeta distante com uma estranha civilização onde além de aventuras mil ele ainda se apaixona pela princesa local também foi usado mais tarde na criação do Adam Strange da DC Comics em 1958. Nada se cria, tudo se copia… ou pelo menos inspira.


A princesa de marte e posteriores livros da saga Barsoon (como é conhecido o planeta Marte nos livros do Burroughs) foi um marco na ficção científica e romance planetário na literatura. O livro é em relatos e conta a história do capitão confederado John Carter, que após a guerra resolve se aventurar na corrida do ouro e ao adentrar uma caverna quando fugia de alguns apaches, é misteriosamente teleportado para Barsoon (Marte). Ao chegar no planeta, ele tem contato com as diversas raças marcianas (os vermelhos, verdes, brancos e etc). O livro tenta nos apresentar culturas diferentes e alienígenas e as aventuras de John carter nesse mundo são bem escritas, apesar do personagem ser uma Maggie Sue e ser “perfeito” demais,  e para a escrita de hoje, isso é um tanto incomodo, e sim, ainda podemos analisa como “o homem branco, desbravador, neo-colonizador e que vem pra ajudar os selvagens, mesmo que não tão selvagens”. Seu primeiro contato em Marte é com o povo Tharks, os marcianos verdes, que o toma como prisioneiro. Como os Tharks são um povo guerreiro de quatro braços e Carter além de ser um ex-militar e devido à gravidade e atmosfera de marte, favoráveis à biologia do Carter, aos poucos ele vai adquirindo o respeito dos Tharks.


Carter descobre aos poucos outras raças e que Marte está em guerra e logo conhece uma representante da raça vermelha, que é biologicamente mais humanoide e ela é uma lindíssima princesa de marte chamada Dejah Thoris por quem ele se apaixona.

A saga Barsoon de Burroughs se estendeu por 11 livros e teve diversas adaptações em quadrinhos, animações, filmes, RPG e serviu de inspiração para diversos outros autores de livros e quadrinhos e até mesmo Arthur C. Clarke e Carl Sagan e como já falamos acima, pode ter sido uma grande influencia e fonte de inspiração na criação do mais famoso super herói de todos os tempos, o super homem.

Eu sou o Rex, o cachorro nerd e princesa Dejah Thoris, vemnimim!!!!

___________________________________________________________________

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

____________________________________________________________________________

Leia também:

ANGELI | A Despedida do Último Porra Louca

STAR TREK: PICARD | Curiosidades e surpresas

STAR TREK: PICARD | Análise do episódio “Monstros” (2×7)

DE VOLTA AO PASSADO | Sawamu – Critica do REX – O nerd cão

INVENTANDO ANA – “Me engana que eu gosto!” | Crítica (tardia) do Neófito

Olá, pessoas! Meu nome é Josemar Torres, carioca, pisciano, barbudo, viciado em games FPS, estratégia e RPG, series, ficção científica, gibis, desenhos, filmes e é isso. agora deixa eu ir ali que a tia do batema está no telefone e quer falar comigo. fui.

Comente aqui!

Mais lidos da semana