Connect with us

Críticas

O REI LEÃO | Crítica do Neófito

Publicado

em

Fazer uma crítica da nova versão de O Rei Leão (Disney) é uma tarefa ao mesmo tempo bastante simples e altamente complicada, afinal, trata-se de um filme cuja história quase todo mundo conhece e pela qual se emocionou, quando da versão em desenho animado de 1994.

Ou seja, é fácil e simples em razão do fato de que não há muita preocupação com spoiler – pois, como dito, a esmagadora maioria das pessoas já conhece o enredo – e, constatando-se que a nova versão se mantém absolutamente fiel ao material de origem, bastaria dizer que o filme é tão bom quanto o antecessor e pronto.

Contudo, a questão a se saber é se vale à pena sair de casa para rever algo a que já se assistiu, isto é, se a nova versão tem elementos suficientes que justifiquem gastar uma boa grana na bilheteria do cinema e na praça de alimentação do shopping para ver algo que já se conhece tão bem.

Dessa forma, em primeiro lugar, é importante definir se a nova versão é ou não fiel ao desenho da década de 1990 e a resposta, para alegria de muitos, é sim! A nova versão – dirigida por Jon Fraveau (Homem de Ferro 1 e 2) – é bastante fiel à animação. As pequenas modificações e acréscimos do filme atual – que somados dão algo em torno de 20 minutos de projeção a mais – são sutis e não modificam em nada o cerne da história.

Os que se emocionaram ao lado dos pais quando crianças e/ou adolescentes com a saga de Simba (voz de Donald Glover) no passado têm uma excelente oportunidade de se emocionarem novamente, só que desta vez como pais ao lado de seus filhos! Nada como o ciclo da vida, não?

Foto: Divulgação

Mas, com tantos recursos tecnológicos domésticos na atualidade, por que não reassistir à versão animada na comodidade do lar, comendo pipoca de micro-ondas com guaraná, ao invés de encarar cinemas lotados, filas enormes para pegar comida, pagar estacionamento e enfrentar engarrafamento na volta para casa?

A versão nova tem, como atrativo para arrancar os atuais pais do conforto de seus sofás, uma fotografia absolutamente deslumbrante; uma animação realista que impressiona de verdade; interpretações novas que convencem (com destaque para o Scar de Chiwetel Ejiofor, que não perde nada para a versão de Jeremy Irons); vozes originais extremamente competentes (em especial, James Earl Jones emprestando novamente seu vozeirão para compor o rei Mufasa e Beyoncé como Nala); e a reciclagem da belíssima história do rei da selva. Algumas pequenas e sutis modificações nos textos de alguns personagens – como a conversa entre Mufasa e Simba sobre o reino e as responsabilidades de um rei – servem bem ao momento político atual do mundo, mas são inseridas de forma tão orgânica, que só chamarão a atenção daqueles que se atêm a detalhes ou ficam caçando coisas em cada frame.

Foto: Divulgação

Por outro lado, tudo é tão realista no filme, que, ver animais falando e cantando pode causar certa estranheza.

Algumas poucas cenas do filme de 2019 perdem em impacto visual para a animação de 1994, como a do estouro da manda de Gnu’s, que, no desenho animado, era de tirar o fôlego e, na atual, é mais crua e um pouco menos impactante em termos visuais (no quesito emoção, entretanto, não fica nada a dever). Em compensação, o refúgio de Timão (Billy Eichner) e Pumba (Seth Rogen) é de uma beleza arrebatadora nesta nova versão.

Ou seja, é o mesmo filme sob nova roupagem.

De modo que a experiência de ver seu filho se emocionar como um dia você se emocionou com o filme é única, valendo, sim, a ida ao cinema para conferir uma velha boa história.

Se ainda estiver na dúvida, melhor seguir o lema hakuna matata (“sem preocupação”) e ir de coração aberto aproveitar o momento.

Foto: Divulgação

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Nota: 4 / 5 (ótimo)


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: twitter.com/nerdtripoficial

INSTAGRAM: instagram.com/nerdtrip_

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


Leia outras notícias do Nerdtrip e confira também:

K-POP | MAMAMOO lança seu MV intitulado ‘Gleam’

KPOP | O grupo sul-Coreano VAV surpreende os fã com novidade

STRANGER THINGS S03 | Crítica do Neófito

STAR TREK: PICARD | Will Riker e Deanna Troi estarão na série

THOR: LOVE AND THUNDER | Valquiria será a primeira heroina LGBTQ do MCU

THE ORVILLE | Série migra para a Hulu e Seth MacFarlane acena com a possibilidade de um longa

TOY STORY 4 | Crítica (tardia) do Neófito

Sou um quarentão apaixonado pela cultura pop em geral. Adoro quadrinhos, filmes, séries, bons livros e música de qualidade. Pai de um lindo casal de filhos e ainda encantado por minha esposa, com quem já vivo há 19 bons anos, trabalho como Oficial de Justiça do TJMG, num país ainda repleto de injustiças. E creio na educação e na cultura como "salvação" para nossa sociedade!!

Comente aqui!

Mais lidos da semana