Connect with us

Livros

DIA DA MULHER| Mulheres que fizeram história (Literalmente)

Publicado

em

Hoje é dia 8 de março, e ao contrário do que muita gente pensa, não é dia de ficar desejando felicidades a ninguém. É um dia de luta, que nós mulheres precisamos para lembrar de todos os passos que nossas antepassadas deram para que chegássemos aqui. E quando olharmos para o futuro pensarmos em todas as batalhas que vamos enfrentar. É um dia de reflexão e empoderamento, já que a batalha por igualdade cada dia parece estar mais longe de terminar.

Para lembrar dessas lutas, e de como podemos fazer cada vez mais, de como o potencial feminino é absurdo, montei uma pequena lista de mulheres. Mulheres bem famosas, que fizeram história (literalmente criaram histórias para nos encantar), uma lista de autoras para nos inspirar e procurar crescermos cada fez mais.. 

Então neste dia 8, vamos relembrar as grandes mulheres que fizeram história na literatura para nos lembrar que tudo é só o começo de uma grande revolução. 

 

Mary Shelley
                      Mãe da ficção científica, esta mulher incrível escreveu Frankstein. O livro incrível que temos em mãos hoje é um dos grandes clássicos, foi desacreditado inclusive em sua concepção. Mas com ajuda, encorajamento e persistência ela escreveu a obra que deu origem a todo um gênero literário. 

Mary Shelley, 1831. Artist : Stump, Samuel John (1778-1863). (Photo by Fine Art Images/Heritage Images/Getty Images)

 

 

 

Carolina Maria de Jesus 

Em meio a uma vida difícil na favela, esta mulher extraordinária escreveu seu livro a duras penas seu livro  “Quarto de despejo” que é um dos primeiros best sellers da história. Uma mulher negra e favelada que contando sua realidade vendeu milhões de cópias e sua obra já foi traduzida para mais de catorze línguas, fora os estudos que são feitos em cima de suas obras ao redor de todo mundo. 

 

Wikipedia

 

 

J. K. Rowling

Joanne Rowling em meio a um momento conturbado da sua vida: separação, saída de um relacionamento abusivo e sozinha com uma filha pequena, começou  a procurar alguma editora que publicasse a história de um pequeno bruxo de 11 anos que vai estudar em  uma escola de bruxaria e passa por imensos perigos. J.K. nunca desistiu, e mesmo depois de ter sido recusada por 11 editoras, foi a primeira mulher a tornar-se bilionária vendendo livros. Com Harry Potter ela não só conseguiu conquistar gerações e gerações de leitores, mas também abrir as portas para um gênero no mercado editoral que era completamente ignorado: A literatura infanto-juvenil. 

Globo.com

Malala Yousafzai

Ir a escola consegue ser algo tão corriqueiro para nós que não percebemos quanto a luta foi árdua para conseguirmos este direito. Em muitos lugares do mundo ainda é, e aqui que entra a grande pequena Malala. Na tentativa de ter seu direito de ir a escola, estudar, construir seu próprio destino ela começou a escrever sobre sua história e as complicações que uma menina Paquistanesa enfrentava para conseguir a escola. Ela levou três tiros e quase morreu, mas nunca desistiu de sua luta.  É a pessoa mais nova a receber um Nobel da paz  e continua lutando pelo direito de meninas estudarem, inspirando, e escreveu um livro contando sua história para que seu alcance seja infinito. 

Wikipedia

Clarisse Lispector 

Em uma sociedade ainda dominada fortemente pelo patriarcado, Clarisse escrevia sobre as dores do dia a dia, sobre as reflexões do ser humano. Foi duramente criticada e chamada de alienada por não fazer uma “literatura engajada” que era o que estava sendo valorizado na época. As duras críticas não a desencorajaram, e hoje é uma das mais importantes autoras brasileiras tendo sua obra estudada e lida ao redor do mundo. 

Wikipedia

 

Essa foi a minha pequena lista para inspirações, mas existem diversas mulheres ainda para isso. Você mulher q esta lendo este post, com certeza é uma mulher inspiradora com uma história incrível a ser contada! Então que o dia de hoje seja mais que só felicitações e vire um grande dia de reflexão! 

Qual mulher está faltando neste post? Conta pra gente, comenta aí!


Siga-nos nas redes sociais!

Sou uma afccionada por livros, inclusive de fantasia, então amo passar as horas dos meus dias imersa em mundos imaginários, perdida entre as páginas de cada obra que me chega as mãos. Apelidada carinhosamente de traça pelos amigos, leio como se não houvesse amanhã. Por este motivo, virei acadêmica do curso de Letras (Português/Inglês) no IFCE (Campus Tianguá), aonde busco cada vez mais me aprofundar na área literária. Cosplayer, descobri o hobby aqui onde moro: uma cidadezinha no interior do Ceará chamada São Benedito. E, depois de ler, é a coisa que eu mais gosto de fazer: me vestir dos meus personagens favoritos. Por isso não é difícil me ver zanzando em algum evento da região. DcNauta assumida, amo a Zatanna, mas minha HQ favorita é V de Vingança da Vertigo. Escrevo para mais dois blogs porque AMO falar sobre as coisas que me fazem sentir viva de alguma forma: Livros, cosplays... entre outras coisas.

Comente aqui!

Mais lidos da semana