Connect with us

Livros

CRÍTICA LITERÁRIA | O Instituto (Stephen King)

Publicado

em

Stephen King é meu autor favorito.

Cada vez que tenho a oportunidade de começar uma leitura de uma obra sua é sempre com muito entusiasmo. Não é à toa, na minha opinião, que ele é chamado de mestre. Seus personagens costumam ter tanta voz e personalidade, que você mal acredita que eles não existem. E isso se repete em O Instituto (The Institute, 2019).

O livro conta a história de Luke Ellis, um garoto dotado de uma inteligência muito acima do comum e que também tem pequenos poderes paranormais. E, por causa disso, ele é raptado e vai parar no horrível Instituto – um lugar que usa crianças como Luke para um propósito misterioso.

É um livro simples, mas super divertido de ler. Lá dentro, as crianças são movimentadas de um lugar para outro em pouco tempo, e, quando isso acontece, algumas amizades são separadas. E, como já disse, Stephen King dá tanta personalidade aos seus personagens que eu senti mesmo a falta de cada um que foi separado de Luke, isoladamente. Essas crianças e jovens passam por uma situação desesperadora, através de um tratamento cruel e violento. Mas, para a sorte deles, tudo começa a mudar com a chegada de Avery, um garoto mais novo que tem poderes muito maiores, como há muito tempo não se via. Uma chance de escapar surge, e com ela, uma nova esperança nasce para aquela turma.

Não é um livro que pode ser comparado com IT – A Coisa (em relação às crianças) e nem com A Incendiária (em relação aos poderes em crianças). Ele carrega sim a sombra dos dois, mas tem voz própria.

E, convenhamos, muitas vezes os finais dos livros do autor são muito “mais ou menos”. Neste aqui, porém, eu até que gostei. Encontrei um furo de história horrível (converse comigo, caso tenha lido, espero descobrir que estou errado) que me fez perder uma experiência plena. Fora isso, ele tem um final grandioso e impactante, assim como foi no livro O Iluminado. É um clímax bem legal de se imaginar.

Depois de tudo, há uma reflexão final melancólica, num último capítulo de grande propriedade, de alguém que sabe o que está fazendo.

No fim das contas, minha espera por um ano (quando soube do livro) valeu a pena.

Parabéns à Editora Suma, que fez uma linda edição com lançamento quase simultâneo ao original. Parabéns mesmo!

Gostei e recomendo.

 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br

 


O EXTERMINADOR DO FUTURO: DESTINO SOMBRIO | A “Aventura & Ficção” estão de volta! – Crítica do Don Giovanni

THE WITCHER | Novo Trailer Liberado pela Netflix

BATMAN BEGINS | Crítica Completa

Star Wars Jedi: Fallen Order | Trailer de Lançamento

CRÍTICA LITERÁRIA | Battle Royale

Escritor, Blogueiro, Desenhista, Capista, Gamer, Leitor, Telespectador e Entusiasta dos Animais (principalmente dos Dogs). Tenho histórias pela Editora Draco, Amazon, Editora Buriti e Editora Nébula. Também trabalho com Marketing Digital e e-commerce. Gostou de um texto meu? Vem conversar comigo!

Comente aqui!

Mais lidos da semana