Connect with us
wellerman-capa wellerman-capa

Música

THE WELLERMAN | A história por trás da música de sucesso do TikTok

Publicado

em

Em 2019, ainda no início da pandemia da COVID-19, o cenário não era outro: estabelecimentos fechando e as pessoas aderindo a uma nova realidade. Logo, o mundo direcionou sua atenção para os serviços de streaming e o universo das redes sociais. Nesse meio tempo, a Nova Zelândia se tornou um dos assuntos mais buscados na Web, após a viralização das ”Sea Shanties” —  algo como “canções folclóricas marítimas” em tradução livre.

As tais canções folclóricas foram parar no TikTok e não demorou para surgirem em vídeos diversos, seja em demonstrações de coreografias improvisadas ou como música de fundo para tutoriais, exercícios e esportes.

Então, se você já escutou a canção por aí e não faz a menor ideia de como a faixa se tornou um verdadeiro fenômeno, é hora de conhecer a história por trás de uma das músicas mais populares da rede social!

wellerman-se-shanty

Marinheiros cantando antigas músicas. Imagem: History UK

The Wellerman: A descoberta da música

A história do sucesso das canções marítimas teve uma reviravolta com Nathan Evans, um carteiro da região de North Lanarkshire, Escócia. Todas as manhãs, Nathan começou a a enviar músicas para o TikTok depois de suas tarefas. Então, quando compartilhou um vídeo cantando uma música irlandesa chamada “Leave Her, Johnny”, do século passado, o criador de conteúdo começou a acumular um número enorme de visualizações inesperadamente.

Alguns meses depois, Nathan enviou uma versão baladinha da canção baleeira da Nova Zelândia, The Wellerman. E isso foi um estouro, deixando-o no centro das “Sea Shanties“, as tais canções do mar. O novo movimento cultural rendeu a ele mais de quinhentos mil seguidores no TikTok e seu vídeo garantiu mais de sete milhões de visualizações, o que fez com que o carteiro escocês se tornasse um artista em tempo integral, incluindo o alcance das pessoas que ele mesmo admirava, como Dermoti Kennedy e Lewis Capaldi.

wellerman-nathan-evans

Nathan Evans e seu sucesso no TikTok. Imagem: The Telegraph

Obviamente, Nathan Evans não foi o primeiro a gravar The Wellerman. A primeira gravação comercial que se tem notícia se deu em 1966, por Neil Colquhoun, compositor folk da Nova Zelândia. De fato, muitas regravações e remixagens vieram depois, mas o que trouxe a canção de volta ao sucesso foi a banda inglesa The Longest Johns, e por fim, alcançou o mundo através de Nathan.

wellerman-single

Capa do para o single com a música Wellerman, do The Longest Johns. Imagem da internet.

Além disso, o movimento em torno das canções folclóricas foi tão estrondoso que artistas como Andrew Lloyd Webber (Fantasma da Ópera) enviaram suas versões da música para o TikTok tempos depois. Sendo assim, a hashtag #seashanty já alcançou 1,6 bilhões de vídeos e permanece em alta. Mas você deve estar se perguntando: o que há por trás desse sucesso?

A história antes da música

The Wellerman“, “Wellerman“, ou “Soon the Wellerman Come” é uma música folclórica de navios baleeiros, possivelmente criada na Nova Zelândia. Embora a história ainda traga alguns elementos australianos, a canção ainda é considerada uma “Sea Shanty” —  termo utilizado pelos neozelandeses para identificar as canções folclóricas de mar. Contudo, quem é esse Wellerman que a canção menciona?

Para descobrirmos isso temos que voltar ao século 19, mais especificamente a época dos grandes navios baleeiros da Austrália e Nova Zelândia. Os irmãos Joseph Brooks, George e Edward Weller emigraram de Folkestone para Sydney em 1823. Em apenas uma década, já eram comerciantes estabelecidos e influentes. Naquela época, a caça à baleia era a principal indústria de exportação de Nova Gales do Sul. A Nova Zelândia tinha a base da estação baleeira de Wellers em Ōtākou, na Península de Otago, o primeiro assentamento europeu duradouro naquilo que é hoje Dunedin. Dizem, inclusive, que um de seus navios possuía um tripulante chamado Herman Melville.

Logo, a Wellers Brothers, como era chamada a Companhia de Comércio fundada pelos irmãos, tornou-se a maior (e durante um tempo a única) fornecedora de suprimentos para a estação baleeira de Nova Gales do Sul e outras regiões, como Colac Bay. Assim, acabou ficando comum se referirem aos tripulantes de um dos navios da Wellers como um “wellerman“. 

wellerman-frota

Frota de navios. Imagem: Pixabay

Naquela época, os marinheiros dos navios baleeiros não eram pagos em dinheiro, mas sim com “slops” (roupas prontas de confecção), aguardente, tabaco e outros tipos de suprimentos. Logo, a chegada de um wellermancomo todo navio da companhia passou a ser chamado — era vista tal qual o entusiasmo de um operário do século XX assinando o próprio contracheque.

Então, os Wellers entraram em falência em 1841, após o declínio da caça às baleias. Ainda que tenham sido os responsáveis por fundar o condado de Otakou (hoje Otago, uma região de Dunedin), eles se viram sem nada quando as baleias eram raras e os negócios com a Europa escassos.

Mas e a canção The Wellerman?

A música conta a história de Billy O’Tea, um navio baleeiro. O nome pode ser derivado de três ou quatro navios de nome iniciados com “Willian” registrados na Nova Zelândia para aquela região durante a época de caça, ou pode ser um trocadilho para um navio pobre: um “billy” —  descrito como um fogareiro de óleo de baleia e cordame, usado para aquecer a água e fazer chá (frequentemente misturado com álcool) para que os marinheiros pudessem enfrentar mudanças de temperaturas. 

O navio parte em busca das baleias, carregado de marinheiros valentões, que esperam conseguir uma boa caça e trocarem seus produtos quando o Wellerman retornar. Duas semanas de viagem da costa, eles avistam uma baleia enorme e partem em seu encalço. Por fim, o capitão convoca todos os tripulantes para suas funções e jura trazer aquela baleia à reboque. Qualquer semelhança com uma certa baleia da literatura não é mera coincidência, já que Moby Dick é, afinal, um conto baleeiro.

wellerman-baleia-bote

Representação antiga de uma caça à baleia. Imagem: Pixabay

A baleia é impetuosa e a luta é difícil, forçando o navio a persegui-la por quarenta dias, ora afrouxando a corda, ora esticando-a. Nem pescadores e nem a baleia desistem. O cansaço é extremo. Sabe o que é perseguir uma baleia que não desiste? Recomendo que veja o que acontece assistindo ao filme No Coração do Mar, com Chris Hemsworth e Tom Holland.

Por fim, no horizonte surge o Wellerman, animando os pescadores a continuarem sua caçada para que recebam seu prêmio estimado. Eles entoam a canção e não desistem, por que sabem que quando fatiarem a baleia (o “tonguing” mencionado na canção) poderão finalmente irem pra casa.

Agora quando ouvi-la no TikTok ou Reels do Instagram, já saberá que a música possui uma grande história para contar. Emocionante, não? Aproveite e dê o play no clipe de Nathan Evans clicando aqui.


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtrip1

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

TIK TOK: https://www.tiktok.com/@nerdtripoficial?lang=pt-BR

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NerdtripOficial


Leia também:

ANIME FRIENDS 2022 | Ingressos já estão disponíveis; confira

ADÃO NEGRO | “a violência é real e horrível”, avisa produtor

THE ORVILLE: NEW HORIZONS | O 2º epísódio da temporada é propositalmente tosco? – Episódio 02 “Reinos das Sombras”

DOSSIÊ DC STUDIOS – Parte:2 – BATMAN | Do Fascismo a omissão, como atualizar o Morcegão

GAMES | Jogos de graça: Maneater – por Rex – O cachorro nerd.

Desenvolvedor de sistemas, escritor, jogador de RPG, fanático por jogos de tabuleiro, leitor voraz. Tento salvar o mundo nas horas vagas, mas é difícil por que nunca tenho horas vagas...

Comente aqui!
Advertisement

Mais lidos da semana