Connect with us

Notícias

STEPHEN HAWKING | Desenganado há mais de 50 anos, morre aos 76 anos um dos maiores gênios da história da humanidade

Publicado

em

Nascido em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei. Morto em 14 de março de 2018, mesmo dia em que Albert Einstein faria 139 anos de idade caso estivesse vivo. O destino foi poético para quem sempre pensou e respirou apenas ciência e números. 

Stephen Hawking foi sem dúvidas nenhuma uma das maiores mentes da história da humanidade e um exemplo de superação.  Aos 21 anos de idade o físico britânico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e os médicos lhe deram apenas 3 anos de vida. Há exatos 55 anos atrás…

A doença degenerativa, que inclusive foi abordada na recente segunda temporada da série da Marvel/NetflixJessica Jones“, deixou Hawking preso a uma cadeira de rodas e foi roubando-lhe os movimentos de forma tão cruel, que em determinado momento da vida ele só conseguia mover um dedo e os olhos. Porém seu brilhante intelecto nunca foi prejudicado.

Comunicando-se através de um sintetizador de voz, Hawking contribuiu de forma extraordinária para o entendimento do universo e fez grandes descobertas como a “Radiação Hawking” que seria emitida por buracos negros, o que aliás foi o foco de seus estudos por muitos anos. Também era entusiasta da procura por civilizações extraterrestres. Afirmava que sua existência era extremamente provável e chegou a lançar um programa de 100 milhões de dólares para encontrá-las:

Acredito que a vida se desenvolve de forma espontânea na Terra, então deve ser possível para ela se desenvolver em outros planetas. Não há questão maior. Está na hora de nos comprometermos a achar a resposta, a procurar vida fora da Terra. Estamos vivos. Somos inteligentes. Precisamos saber.” 

Ateu, dizia que religião se baseia na autoridade e a ciência, por se basear em fatos e observação, acabaria por vencê-la, afinal, funciona. No princípio, provavelmente mais para evitar atritos do que por crença própria, dizia que:

“Deus pode existir, mas a ciência consegue explicar o universo sem a necessidade de um criador.” 

Mais tarde porém, já mais seguro de suas convicções e sem temer mais por sua reputação, escreveria em 2011 o livro “The Grand Design” (O Grande Projeto) em co-autoria com o americano Leonard Modlinow onde afirmaria sem pestanejar que:

Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física. Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos

Hawking também acreditava na viagem no tempo e na existência de um Multiverso. Em 2010, em artigo para o Daily Mail, afirmou:

“A ideia de viagem no tempo não é tão louca quanto parece.”

Acreditava na existência de uma quarta dimensão: o tempo.

Tudo tem um comprimento no tempo, bem como no espaço. Logo, viajar no tempo seria viajar pela quarta dimensão, uma espécie de portal com o nome de “buraco de minhoca”, que estão por toda parte ao nosso redor. Porém, são muito pequenos para que consigamos vê-los. Eles ocorrem em fendas e cantos do espaço e do tempo. Alguns cientistas acreditam que talvez seja possível aumentá-los o suficiente para que humanos ou naves espaciais possam utilizá-los.”

Hawking temia muito pelo desenvolvimento de armas inteligentes. Entendia que a existência de uma “Skynet” como aquela da franquia de filmes “O Exterminador do Futuro” não só é possível em nosso futuro, como provável diante das tecnologias hoje em desenvolvimento e pode significar o fim de nossa sociedade. Em carta aberta ao lado de outros cientistas, declararam:

“A tecnologia relacionada a inteligência artificial chegou a um ponto no qual a disposição desses sistemas é possível em questão de anos, não décadas, e as expectativas são altas: as armas autônomas foram descritas como a terceira revolução para as guerras, após a pólvora e as armas nucleares. A pergunta chave para a humanidade hoje é se devemos dar início a uma corrida de armas feitas com inteligência artificial ou se devemos prevenir que ela sequer comece. É só uma questão de tempo até que elas apareçam no mercado negro ou nas mãos de terroristas e ditadores que querem controlar suas populações, ou déspotas que desejam fazer uma limpeza étnica em seus territórios.”

Diante de tudo isso, eu te pergunto, amigo leitor. Como um nerd pode não idolatrar um cara que tentou por toda sua vida acadêmica provar que grande parte daquilo que cultuamos no universo da ficção e fantasia pode ser verdade? E a cultura pop não deixou por menos. Hawking era convidado contantemente a participar de diversos programas e séries de TV, e aceitava com bom humor. O cientista já deu o ar de sua graça em “Star Trek: The Next Generation“, jogando pôquer com Isaac Newton e Albert Einstein. Também participou em algumas ocasiões de episódios de “The Big Bang Theory” e foi homenageado em animações como “The Simpsons“, “Futurama” e “Family Guy“. Alguns cientistas mais mal humorados e provavelmente acometidos pela inveja, criticavam Hawking dizendo que ele agia como um astro pop ao invés de um acadêmico. Particularmente acho que isso o deixava ainda mais atraente ao grande público o que em si é mais uma vantagem do que um problema, visto que atraia jovens e também adultos para a ciência. 

Em 2014 o filme “A Teoria de Tudo” contou a história da vida de Hawking e rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator. O longa foi indicado sem vencer em mais 4 categorias incluindo melhor filme e melhor atriz. 

E o nosso Universo perde uma de suas mentes mais brilhantes, que o enxergava com clareza, sem falsos moralismos, apenas por o que ele realmente é, seus números, leis e aspectos observáveis. E enquanto isso em nosso planeta azul cada vez mais o ódio relacionado a crenças infundadas e a falta total de visão assertiva sobre as verdadeiras leis que regem tudo a nossa volta, proliferam como ervas daninhas. “A teoria de tudo” é demais para nossas mentes pequenas.

 

SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK:  facebook.com/nerdtripoficial
TWITTER:  twitter.com/nerdtripoficial
INSTAGRAM:  instagram.com/nerdtrip_
VISITE NOSSO SITE:  www.nerdtrip.com.br

Confira também:

TRIP LISTA | Quem você gostaria que substituísse Daniel Craig na franquia 007?

DRAGON BALL SUPER | Prefeito quer exibir episódio 130 para o público

SWORD ART ONLINE | Trailer revela novidades sobre DLCs do jogo

 

 

Jorge Obelix. Ancião do grupo, com milhares de anos de idade. Fã da DC Comics e maior conhecedor de Crise nas Infinitas Terras e Era de Prata do Universo. Grande fã de Nicholas Cage que acha que um filme sem ele nem pode ser considerado filme. Fã de Jeff Goldblum também, e seu maior sonho é ver ambos (Cage e Goldblum) contracenando.

Comente aqui!

Mais lidos da semana