Connect with us

Notícias

TENSÃO POLÍTICA NOS ANIMES | Diretores declaram apoio à Hong Kong e críticas são feitas ao presidente da China

Publicado

em

Diretores expressaram opiniões políticas através do Twitter, mesmo alegando contraindicação da prática nos bastidores da indústria.

Os diretores de animação japonesa Tsutomu Mizushima (Shirobako, Girls And Panzer, Another) e Seiji Mizushima (Shaman King, Fullmetal Alchemist, Gundam 00), causaram estardalhaço no último fim de semana entre os internautas do extremo oriente, ao manisfestaram por meio de postagens em suas contas no Twitter, apoio à democracia de Hong Kong e alfinetadas ao presidente chinês, Xi Jingping.

Por meio de um de seus tweets, o diretor responsável por Another teria declarado:

 

“Sinto que tenho recebido mais seguidores de Hong Kong ultimamente. Apoio a democracia em Hong Kong. Eu estou apoiando vocês.” 

 

Já o responsável pela direção da primeira versão de Fullmetal Alchemist reiterou o que o colega disse sobre os honcongueses ao afirmar que:

 

“Hong Kong é um lugar maravilhoso, e que eu adoro. Apoio a democracia e a aprovação das cinco exigências em Hong Kong para que meus amigos de Hong Kong e chineses possam viver sem mais dores no coração “.

 

Há alguns dias, Tsutomu Mizushima foi uma das pessoas ligadas ao meio artístico japonês a aderir a hashtag 検察庁法改正案に抗議します (Sou contra a Lei de Promotoria Pública), em uma mobilização virtual contra uma decisão do primeiro ministro japonês Shinzo Abe.

 

 

Ao ser repreendido e criticado por alguns internautas pela posição que assumiu, o diretor e animador reclamou:

 

“Na indústria de anime, as pessoas podem não dizer isso diretamente, mas há uma pressão silenciosa para não fazer declarações políticas. Para o inferno com isso.”

 

No sábado, ele começou a twittar sobre a China dizendo o seguinte:

 

https://twitter.com/tsuki_akari/status/1261310400148070400

 

“Ele finalmente clicou em mim porque, quando twittei sobre a revisão da lei de acusação, muitas pessoas me perguntaram sobre a China, o que não tem nada a ver com isso. Atualmente, grande parte do dinheiro chinês flui para a indústria de anime, portanto, mesmo que possamos protestar contra coisas em nosso próprio país, as pessoas estão curiosas para saber se podemos falar mal da China patrocinadora. Bem, é bem verdade que a China tem muito capital “.

 

E após isso, em tom de deboche, Mizushima resolveu comentar:

 

https://twitter.com/tsuki_akari/status/1261310615517138944

 

“Eu quero fazer um anime do Winnie the Pooh com dinheiro chinês”.

 

ENTENDA

Tensões políticas entre Hong Kong e a China estão acontecendo desde o mês de Junho de 2019. Na época, manifestantes pró-democracia se mobilizaram em um protesto em oposição a um projeto de extradição proposto pelo Governo de Hong Kong. Os protestantes exigiram cinco condições: A retirada do projeto de extradição, para que as manifestações parassem de ser classificada como “tumultos”, libertação de envolvidos nos protestos que foram presos, uma comissão independente para investigação sobre a truculência policial na província e a permissão de Sufrágio Universal para eleições do Conselho Legislativo e de diretores do Executivo. Em Setembro do ano passado, a atual diretora executiva da região, Carrie Lam, anunciou formalmente a retirada  do projeto de extradição.

Manifestantes em confronto com policiais nas ruas.

 

O presidente Chinês tinha sua fisionomia constantemente comparada ao personagem em redes sociais do país.

Desde 2017, o simpático urso da Walt Disney foi censurado na China, após o presidente e as autoridades do país descobrirem que sua imagem era constantemente associada ao personagem por ativistas de oposição na internet, por meio de memes montagens com a intenção de ridicularizá-lo.

 

Fonte: ANN


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


MY HERO ACADEMIA | Dublador Guilherme Briggs comenta sobre polêmica envolvendo a dublagem brasileira da série (ATUALIZADO)

POKÉMON | Ilustrador do mangá usa a obra para posicionamento político e irrita seguidores no Twitter japonês 

CRISE EDITORIAL | Faturamento da editora New Pop tem queda de 85%

DOUTOR ESTRANHO 2 | Rumores cravam que John Krasinski e Giancarlo Esposito viverão um membro do Quarteto Fantástico e um X-Men

THE UMBRELLA ACADEMY | Data de estreia da segunda temporada é revelada pela Netflix

29 anos, psicólogo de formação e fã de animes, mangás, dublagem e jogos por essência, além de cosplayer (só quando o financeiro permite).

Comente aqui!

Mais lidos da semana