Connect with us

Notícias

POKÉMON | Ilustrador do mangá usa a obra para posicionamento político e irrita seguidores no Twitter japonês

Publicado

em

Embate político está mobilizando inúmeros artistas do Japão contra proposta do ministro Shinzo Abe.

O ilustrador Satoshi Yamamoto, que se destacou no ramo de mangás por ser responsável pela arte do mangá Pocket Monsters Special (conhecido também como Pokémon Adventures) se envolveu em uma polêmica com seguidores japoneses no Twitter ao usar uma das artes que fez no mangá para se posicionar politicamente usando a hashtag 検察庁法改正案に抗議します.

Yamamoto compartilhou o seguinte trecho de diálogo na rede social.

   

 

A seguir o mesmo trecho traduzido em português por um grupo de scanlator brasileiro.

 

 

 

A maneira como o artista se manifestou irritou fãs, que o questionaram por ter feito uso de um trecho do próprio mangá tirado de contexto para endossar o seu posicionamento. Após a repercussão negativa, Yamamoto apagou o tweet e publicou um novo onde se desculpava declarando o seguinte:

 

“Eu lamento muito por ter usado imagens do meu trabalho como apoio a meus princípios sem usar minhas próprias palavras, e ter manchado e ferido os sentimentos dos meus leitores sob meu trabalho e personagens, até que vocês me alertaram. Eu deletei o tweet e a imagem em questão, porém acho que é irrecuperável”.

 

ENTENDA

Esse protesto virtual está acontecendo no Japão graças a uma tentativa do primeiro ministro Shinzo Abe de modificar uma lei que influencia diretamente a maneira como o Ministério Público do país funciona, e a medida vem sendo criticada. Quem se opõe, está argumentando que tal proposta acabaria com a divisão entre três poderes do governo, dando ao primeiro ministro uma força política maior que as outras instituições. Outra afirmação é de que isso seria uma tentativa do primeiro ministro de manter um de seus favoritos em “cargos chave” por mais tempo, uma vez que a tal proposta estaria relacionada ao atual chefe da promotoria de Tóquio, Kurokawa Hiromu, que é próximo de Abe e acusado pela opinião pública como um indivíduo que protege a imagem do ministro de inúmeros escândalos.

Um dos pontos que se relacionam a essas declarações, é o de acordo com o que consta no texto da “Lei de Promotoria Pública”, Kurokawa deveria se aposentar neste ano de 2020, aos 63 anos, mas a revisão proposta por Abe aumenta a idade de aposentadoria compulsória para 65, e possibilitaria que esse tempo fosse ainda mais estendido de acordo com a vontade do gabinete do chefe de estado, o que tem incomodado a oposição ao atual governo. Eles alegam que há pretensão de Abe por colocar Kurokawa no cargo de Procurador-Geral ampliando ainda mais sua proteção, e tudo isso em meio a pandemia de Covid-19.

   

Kurokawa Hiromu e Shinzo Abe, os alvos do protesto virtual de internautas japoneses   

 

A hashtag #検察庁法改正案に抗議します , cujo significado em português seria algo como “sou contra a alteração da Lei de Promotoria Pública” viralizou entre os internautas nipônicos e ultrapassou a marca de 3,8 milhões de compartilhamentos dentro da plataforma twitter. A manifestação, por conta disso, alcançou tamanho nível de adesão popular, que acabou envolvendo celebridades e profissionais do meio artístico, que em geral não costumam se pronunciar publicamente sobre questões políticas temendo retaliações.

Entre alguns desses artistas além de Satoshi Yamamoto, estiveram envolvidos com o protesto a cantora e modelo japonesa Kyary Pamyu Pamyu, (que postou e deletou a postagem), a seiyuu (atriz de voz) Megumi Ogata (Shinji Ikari em Evangelion), a ex-idol e integrante do AKB48 Sayaka Akimoto e os mangakás Shiori Teshirogi (Saints Seiya – The Lost Canvas), Junji Ito (Uzumaki) e Sumito Owara (Keep Your Hands Off Eizouken).

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que artistas no Japão são criticadas por usar de sua posição para influenciar nas discussões políticas do país, o autor de Yu-Gi-Oh! já foi “enquadrado” por fãs na mesma plataforma ao fazer uso de seus personagens para influenciar a opinião pública durante o período de eleições que ocorreu em Julho do ano passado.

 

ENQUANTO ISSO…

A mais recente temporada de Pokémon fez sua estreia nesse Domingo, dia 10 no Canadá, e teve sua abertura oficial divulgada, confira:

 

Com o título adaptado para Pokémon Journeys no ocidente, a série deve chegar ainda esse ano no Brasil via Cartoon NetworkNetflix.

Fontes: JBox, Você Sabia Anime e ANM TV 


SIGA-NOS nas redes sociais:

FACEBOOK: facebook.com/nerdtripoficial

TWITTER: https://twitter.com/Nerdtripoficia3

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/nerdtripoficial/

VISITE NOSSO SITE: www.nerdtrip.com.br


POKÉMON | Estúdio de dublagem brasileiro muda mais uma vez e mudanças no elenco de vozes são especuladas

POKÉMON | Animador comenta sobre pagamentos baixos envolvidos na produção do anime

RWBY | Co-criador da série se envolve em polêmica ao chamar personagem de jogo de “prostituta”

MY HERO ACADEMIA | Anime pode ter sido dublado, mas com elenco diferente do filme, e acirra ânimos de fãs e dubladores. (ATUALIZADO em 08/05/2020) 

ISHUZOKU REVIEWERS | Após cancelamento de transmissão e polêmicas, Blu-rays e DVDs do anime estouram em pré-vendas da Amazon japonesa

29 anos, psicólogo de formação e fã de animes, mangás, dublagem e jogos por essência, além de cosplayer (só quando o financeiro permite).

Comente aqui!

Mais lidos da semana